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27/10/2007 - 08:20

Log-In: EBITDA ajustado de R$ 20 milhões e lucro líquido de R$ 22 milhões no 3T07


Rio de Janeiro – A Log-In Logística Intermodal S.A. (Bovespa: LOGN3), a primeira e única empresa do Brasil, na área de logística, capaz de oferecer ao mercado soluções integradas (one-stop-shop) para transporte de contêineres porta-a-porta e movimentação portuária, apresenta seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2007 (3T07). Todas as informações apresentadas neste relatório, exceto quando de outra forma indicado, são apresentadas em moeda corrente nacional (Reais ou R$). Conforme informações contidas no Prospecto Definitivo de Oferta Pública de Distribuição Primária e Secundária de Ações Ordinárias de Emissão da Log-In (Prospecto Definitivo), a Companhia passou por um processo de reestruturação de suas atividades operacionais em dezembro de 2006, de maneira a centralizar na sua estrutura os ativos relacionados ao transporte e movimentação de contêineres. Adicionalmente, foram transferidos para a Companhia Vale do Rio Doce - CVRD os ativos que se encontravam sob a estrutura da Log-In, mas que não estavam relacionados com o transporte ou movimentação de contêineres, tais como os ativos relacionados ao serviço de apoio portuário (rebocadores) e o transporte marítimo de granéis.

Entretanto, como ainda não foi possível refletir algumas conseqüências da reestruturação operacional nos registros contábeis, o que a Log-In espera concluir nos próximos meses, apresentamos informações combinadas onde foram procedidos alguns ajustes com o objetivo de permitir uma análise comparativa das operações da Log-In após a conclusão do processo de reestruturação. Os critérios e premissas adotados na elaboração das demonstrações combinadas são consistentes com os utilizados nas demonstrações combinadas referentes aos exercícios findos em 31 de dezembro de 2004, 2005 e 2006 e aos trimestres findos em 31 de março e 30 de junho de 2007. O objetivo é facilitar a análise dos resultados por parte do mercado de capitais, disponibilizando as informações na mesma base em que foram apresentadas no Prospecto Definitivo.

Os destaques - No 3T07, o EBITDA ajustado da Log-In somou R$ 19,8 milhões, 96,0% superior ao do 3T06, e a margem EBITDA ajustado foi de 22,1%, o que corresponde a um aumento de 11,4 p.p. frente ao 3T06. O EBITDA ajustado do TVV alcançou R$ 15,3 milhões, com margem EBITDA ajustado de 47,1%. O EBITDA ajustado da Navegação Costeira foi de R$ 6,0 milhões e a margem EBITDA ajustado, 15,2%. O Trem Expresso gerou EBITDA ajustado negativo de R$ 1,0 milhão. EBITDAR ajustado da Log-In foi de R$ 24,2 milhões, crescimento de 65,8% em relação ao 3T06., A Receita Operacional Bruta totalizou R$ 102,1 milhões. Os Custos dos Serviços Prestados somaram R$ 71,2 milhões, uma redução de 5,7% ante ao 3T06. O Lucro Líquido no 3T07 somou R$ 21,7 milhões, ante R$ 2,4 milhões no 3T06. O lucro líquido Ex-IPO no 3T07 foi de R$ 24,4 milhões. O Conselho de Administração aprovou investimentos da ordem de R$ 800 milhões para os próximos cinco anos. Os recursos serão utilizados na construção de cinco navios porta-contêineres, expansão do TVV e na aquisição de conteinêres próprios.

Desempenho por Segmento de Negócio - A Log-In considera em seu EBITDA ajustado a inclusão dos benefícios referentes ao AFRMM – Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante, relativos aos ressarcimentos dos investimentos em manutenção e construção de navios. No 3T07, a Log-In recebeu R$ 0,5 milhão relativos ao ressarcimento de parte dos gastos com a docagem do navio Frota Santos realizada em janeiro de 2007.

Para o cálculo do EBITDA ajustado também foi considerado o estorno dos gastos relativos à oferta pública inicial de ações realizados no 3T07 alocados em despesas operacionais, no valor de R$ 0,8 milhão.

O EBITDA ajustado da Log-In no 3T07 alcançou R$ 19,8 milhões ante R$ 10,1 milhões no 3T06, o que representa um crescimento de 96,0%. A margem EBITDA ajustado foi de 22,1%, o que representa uma melhora de 11,4 pontos percentuais (p.p.) quando comparado ao 3T06, de 10,7%. Considerando os últimos doze meses encerrados em 30 de setembro de 2007, o EBITDA ajustado totalizou R$ 80,8 milhões e a margem EBITDA ajustado, 22,8%.

A partir do 3T07, a Log-In apresentará também o EBITDAR ajustado, considerando após o EBITDA ajustado o estorno dos gastos com afretamento dos navios e com o aluguel dos contêineres utilizados em suas operações.

No 3T07, o EBITDAR ajustado da Log-In foi de R$ 24,2 milhões enquanto que no 3T06 somou R$ 14,6 milhões, o que representa um crescimento de 65,8%. A margem EBITDAR ajustado no 3T07 foi de 27,1% e no mesmo trimestre do ano passado, 15,5%, um acréscimo de 11,6 p.p. Considerando os últimos doze meses encerrados em 30 de setembro de 2007, o EBITDAR ajustado atingiu R$ 99,4 milhões e a margem EBITDAR ajustado, 28,1%.

Terminal de Vila Velha – TVV - O EBITDA ajustado relativo ao Terminal de Vila Velha - TVV alcançou R$ 15,3 milhões no 3T07, 66,3% superior ao registrado no 3T06, R$ 9,2 milhões, e 4,1% acima do resultado apurado no 2T07, R$ 14,7 milhões. A margem EBITDA ajustado do terminal foi de 47,1%, 18,3 p.p. acima do 3T06, quando foi de 28,8%, e 2,0 p.p. superior ao do 2T07, 45,1%.

A melhor performance do TVV no 3T07 é explicada pelo incremento de 2,2% na receita bruta do terminal, com relação ao 3T06, que alcançou R$ 37,8 milhões, resultante principalmente do crescimento da receita auferida com a movimentação de contêineres.

O número de contêineres movimentados no 3T07 foi de 76.776 TEUs versus 74.229 TEUs no 3T06, e a receita bruta deste serviço aumentou em 15,4% no período. A receita bruta advinda da armazenagem e outros serviços acessórios aumentou 5,3% no 3T07 frente ao 3T06. Já a receita bruta auferida com movimentação de carga geral apresentou redução de 62,3% no mesmo período em virtude do menor volume de embarques de granito em bloco. O resultado do trimestre está em linha com a tendência de maior foco na movimentação de contêineres, o que tem contribuído positivamente para a melhoria do resultado do Terminal.

O resultado do TVV também reflete os ganhos de eficiência alcançados. No 3T07 os custos dos serviços prestados apresentaram redução de 10,7% quando comparados ao 3T06, principalmente devido a menores gastos com carga e descarga e serviços contratados, reflexo das iniciativas de redução de custo em andamento no Terminal.

Navegação Costeira - O EBITDA ajustado relativo à Navegação Costeira no 3T07 alcançou R$ 6,0 milhões, já considerando o ressarcimento de AFRMM, de R$ 0,5 milhão relativo a gastos com a docagem do navio Frota Santos.

Este resultado também foi positivamente impactado por reversões de provisões para devedores duvidosos no valor de R$ 3,1 milhões, em função de maiores esforços de cobrança realizados pela Log-In e soluções de algumas pendências. A margem EBITDA ajustado foi de 15,2%.

No 3T06, o EBITDA ajustado somou R$ 4,0 milhões, incluindo R$ 0,8 milhão referente ao benefício do AFRMM, e a margem EBITDA ajustado foi de 8,6%. No 2T07, o EBITDA ajustado foi de R$ 7,1 milhões e a margem EBITDA ajustado, 16,4%.

O EBITDAR ajustado no 3T07 foi de R$ 10,2 milhões e a margem EBITDAR ajustado, 25,6%. A receita bruta da Navegação Costeira no 3T07, de R$ 43,6 milhões, apresentou redução de 15,0% ante ao 3T06. Parte desta diminuição é explicada pela valorização do Real frente ao Dólar, uma vez que cerca de 40% da receita bruta deste serviço no 3T07 foi referenciada em Dólares. O volume total transportado pela Navegação Costeira foi 31,1% inferior a movimentação observada no 3T06, o que pode ser justificado pelo término do serviço Feeder dedicado em setembro de 2006 e da menor disponibilidade dos navios Frota Manaus e Frota Macau.

Os custos do serviço de Navegação Costeira, no valor de R$ 36,0 milhões, apresentaram redução de 11,3% em relação ao 3T06, parte em função do menor volume transportado e parte devido a iniciativas para redução de custos implementadas pela Log-In.

As paradas dos navios Frota Manaus e Frota Macau para reparos e investimentos em manutenção refletiram na disponibilidade destes navios, e conseqüentemente, houve redução da capacidade operacional no 3T07 em 16%. Em função destas paradas, a freqüência do serviço de Navegação Costeira precisou ser ajustada, com impacto negativo no volume movimentado do trimestre. A opção da Log-In foi por realizar um trabalho mais abrangente de inspeção e manutenção, de modo a garantir maior disponibilidade no último trimestre do ano, período de maior demanda neste segmento.

Trem Expresso - No 3T07, o segmento Trem Expresso produziu EBITDA ajustado negativo de R$ 1,0 milhão, ante o resultado positivo de R$ 1,7 milhão no mesmo período do ano anterior e R$ 1,0 milhão no 2T07. A margem EBITDA ajustado foi negativa em 7,0% no 3T07, contra margens positivas de 11,3% no 3T06 e de 7,7% no 2T07.

O EBITDAR ajustado no 3T07 foi negativo em R$ 0,8 milhão e a margem EBITDAR ajustado, negativa em 5,3%.

A receita bruta manteve-se estável entre o 3T07 e o 3T06 mesmo com a redução de 6,0% no volume transportado em TEUs, devido à variação no mix de rotas utilizadas.

Em função do tempo necessário para a abertura de filiais e adequação de documentos fiscais da Log-In, a responsabilidade pelo faturamento dos serviços do Trem Expresso ainda está com a FCA. Até o final de novembro de 2007, a Log-In assumirá todo o processo de faturamento de serviços realizados no Trem Expresso. A transição de sistemas ERP na FCA implicou em dificuldades operacionais, o que impactou em ajustes nos custos e atraso no faturamento de alguns serviços prestados no 3T07.

O resultado do 3T07 reflete o impacto da suspensão temporária de operação em regime DTA (despacho de trânsito aduaneiro) da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) pela Receita Federal do Brasil em função de adequação de documentação necessária a esse tipo de operação, que paralisou por cerca de quatro semanas o transporte de contêineres importados pelo Porto de Santos. Com isto, o mix de rotas teve maior participação de ativos na rota da Bahia, o que explica a redução da receita/TKU. Esta situação já foi regularizada e retomado o transporte de cargas importadas pelo Porto de Santos.

Os custos do Trem Expresso tiveram incremento de 19,4% em virtude de carry over de custos com transporte rodoviário de curta distância (mudança de sistemas na FCA) e da transição do modelo de operação rodoviária para contratos fixos que gerou um adicional temporário de custos no trimestre, cerca de R$ 0,7 milhão. A transição já foi concluída e deverá gerar redução mensal no custo rodoviário até o final do ano.

A transição de sistemas na FCA gerou ainda atrasos no faturamento dos serviços da Log-In no montante de cerca de R$ 0,9 milhão realizados no 3T07, que serão regularizados no 4T07. A Log-In firmou com a MRS Logística contrato para prestação de serviços para transporte de contêineres entre as cidades de Santos e a região de Campinas, em São Paulo, ampliando seus serviços intermodais de base ferroviária.

Serviços de Planejamento e Gestão Logística - O EBITDA ajustado referente aos Serviços de Planejamento e Gestão Logística foi de R$ 2,0 milhões neste trimestre, impulsionado pelo recebimento de parcela variável referente à economia com custos logísticos obtida pelos clientes em razão da prestação dos serviços oferecidos pela Log-In. A margem EBITDA ajustado alcançou 89,3%. No 3T06, o EBITDA ajustado foi de R$ 0,4 milhão (margem EBITDA ajustado de 61,4%) e no 2T07, R$ 1,9 milhão (margem EBITDA ajustado de 89,8%).

Desempenho Econômico-Financeiro.: Receita Operacional Bruta -A receita operacional bruta da Log-In alcançou R$ 102,1 milhões no 3T07, 5,0% inferior à obtida no 3T06, de R$ 107,5 milhões. Nos últimos doze meses, findos em 30 de setembro de 2007, a receita operacional bruta da Log-In somou R$ 403,3 milhões.

Terminal de Vila Velha – TVV: No 3T07, a receita bruta gerada pelas operações no TVV foi de R$ 37,8 milhões, representando evolução de 2,2% frente ao 3T06, quando somou R$ 37,0 milhões.

A receita bruta auferida com a movimentação de contêineres, principal fonte de receita do TVV, passou de R$ 24,1 milhões no 3T06 para R$ 27,8 milhões no 3T07, equivalente a um crescimento de 15,4%.

Foram movimentados no terminal 76.776 TEUs neste trimestre, contra 74.229 TEUs no 3T06. No 3T07, foram movimentados 62% de contêineres cheios e 38% de contêineres vazios.

A Log-In opera com seus principais clientes no TVV através de janelas de atracação desde o primeiro semestre de 2006, o que consiste em períodos pré-definidos para utilização preferencial de determinado berço, de acordo com condições previamente acordadas por contrato com cada um dos clientes.

A taxa média de contêineres movimentados no 3T07 foi de 43,3 movimentos/hora (quando 96 navios atracaram no TVV) ante 34,5 movimentos/hora no 3T06 (com a operação de 95 navios). O tempo médio de espera para atracação de responsabilidade do Terminal diminuiu de 3,7 horas no 3T06 para 2,0 horas no 3T07.

Os índices de produtividade verificados no 2T07 foram melhores que os alcançados no 3T07, devido ao início das obras de expansão no Terminal e a uma portaria emitida em agosto de 2007 pela Receita Federal do Brasil exigindo a pesagem de todos os contêineres cheios importados.

A receita bruta auferida com a movimentação de carga geral foi de R$ 2,0 milhões, redução de 62,3% em comparação ao 3T06, devido principalmente ao menor volume de granito em bloco embarcado pelo TVV no terceiro trimestre de 2007.

A receita bruta obtida com armazenagem e outros serviços acessórios ao processo de exportação e importação no TVV somou R$ 8,0 milhões, 5,3% acima do obtido no 3T06, R$ 7,6 milhões, devido ao maior volume de cargas de importação e aumentos de preços.

Navegação Costeira - A Log-In utiliza na Navegação Costeira cinco navios afretados da Frota Oceânica e Amazônica S.A. para o transporte de contêineres. No 3T07, foram realizadas paradas em dois navios – Frota Manaus e Frota Macau – para reparos e investimentos em manutenção, reduzindo a disponibilidade destes navios, e conseqüentemente a capacidade operacional. Em relação ao tempo disponível, dos 92 dias relativos ao terceiro trimestre, o navio Frota Macau ficou 52 dias disponível, e o navio Frota Manaus, 45 dias. Tal redução na disponibilidade ocasionou a diminuição da capacidade operacional em 2.983 TEUs, correspondente a 16% da capacidade total da Log-In. Estas paradas foram parcialmente compensadas pela otimização da ocupação dos navios em operação, que chegou a 124%. Esse resultado deveu-se ao aumento do transporte de cargas intermediárias e à otimização do espaço disponível através de gerenciamento mais eficiente do mix de cargas.

No 3T07, a receita bruta da Navegação Costeira somou R$ 43,6 milhões, contra R$ 51,3 milhões no 3T06. Esta redução de 15,0% é resultado da menor disponibilidade dos navios utilizados pela Log In, conforme explicado anteriormente. O menor volume movimentado reflete ainda a diminuição do transporte de contêineres no serviço Feeder, em linha com a estratégia da Log-In de priorizar as cargas de Cabotagem e Mercosul.

Foram transportados 7.796 TEUs pelo serviço Cabotagem no 3T07, volume 10,4% inferior que o 3T06.

A receita deste serviço foi de R$ 25,4 milhões, ante R$ 27,6 milhões no mesmo trimestre do ano anterior. Ainda assim, houve um incremento de 2,8% no preço médio do 3T07 em relação ao 3T06.

No 3T07 adotamos algumas medidas para aumento de preços e taxas cobradas no serviço de Navegação Costeira, cujos reflexos deverão estar refletidos nos próximos meses.

No 3T07, a receita do serviço Mercosul somou R$ 17,0 milhões, que corresponde a redução de 8,1% em relação ao 3T06, R$ 18,5 milhões. Foram movimentados 9.572 TEUs, 8,2% abaixo do volume do 3T06, 10.429 TEUs. A desvalorização cambial de 15,4% do Dólar frente ao Real também impactou negativamente a receita deste serviço, uma vez que estes fretes são estabelecidos em moeda norteamericana.

A receita do serviço Feeder diminuiu de R$ 5,2 milhões no 3T06 para R$ 1,1 milhão no 3T07, devido à redução de 78,5% no volume transportado entre esses trimestres, 8.818 TEUs no 3T06 para 1.898 TEUs no 3T07. Este fato é explicado pelo fim do emprego dedicado do navio Frota Manaus ao serviço Feeder entre Santos e Salvador em setembro de 2006 para seu emprego nas rotas de Cabotagem e Mercosul. Em comparação ao 2T07, quando foram transportados 1.310 TEUs, o 3T07 apresenta incremento de 44,9%, devido à oportunidade de realizar este serviço entre os portos de Buenos Aires e Rio Grande, aproveitando a disponibilidade de espaço verificada nos navios neste trecho (carga intermediária).

Trem Expresso - No 3T07, o volume total transportado pelo serviço do Trem Expresso foi de 11.535 TEUs (258,516 milhões de TKUs) ante 12.280 TEUs no 3T06 (258,440 milhões de TKUs).

A receita bruta diminuiu de R$ 18,5 milhões no 3T06 para R$ 18,3 milhões no 3T07, apesar da variação negativa de 6,1% no volume em TEUs, basicamente em decorrência da mudança no mix das rotas utilizadas neste serviço (aumento do fluxo de cargas em rotas longas) e atraso no faturamento em função de mudança de sistemas na FCA.

Conforme já mencionado, o resultado do Trem Expresso neste trimestre reflete o impacto da suspensão temporária de operação em regime DTA (despacho de trânsito aduaneiro) da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) pela Receita Federal do Brasil em função de adequação de documentação necessária a esse tipo de operação. Esta situação já foi regularizada e retomado o transporte de cargas importadas pelo Porto de Santos. Com a mudança de alocação de cargas, houve maior geração de TKU, mas com menor relação entre receita/TKU.

No 3T07, a receita bruta obtida com os serviços de armazenagem nos terminais intermodais próprios da Log-In, Tercam e Porto Seco do Cerrado totalizou R$ 0,9 milhão. O incremento de 66,4% na receita em relação ao 3T06 é decorrente do desenvolvimento de novos clientes para esse segmento.

Serviços de Planejamento e Gestão Logística - No 3T07, os Serviços de Planejamento e Gestão Logística atingiram receita bruta de R$ 2,4 milhões, sendo R$ 1,7 milhão correspondente à receita variável obtida com a redução dos custos logísticos alcançados pelos clientes, motivo do crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior quando a receita bruta foi de R$ 0,7 milhão, refletindo apenas a cobrança de parcelas fixas dos serviços.

A parcela da remuneração variável recebida até o terceiro trimestre de 2007 já é 44% superior ao obtido no ano passado. Esse resultado se deve, em grande parte, aos ganhos de performance e otimização de recursos traduzidos em tarifas mais baixas cobradas por prestadores de serviços gerenciados pela Log-In.

Custos dos Serviços Prestados - Os custos dos serviços prestados pela Log-In no 3T07 totalizaram R$ 71,2 milhões, 5,7% inferior ao montante verificado no 3T06, R$ 75,5 milhões.

Terminal de Vila Velha – TVV - No 3T07, os custos dos serviços do TVV somaram R$ 19,2 milhões, 10,7% menor que os custos registrados no 3T06, de R$ 21,5 milhões.

A redução de 13,8% nos custos de carga e descarga, que passaram de R$ 8,0 milhões no 3T06 para R$ 6,9 milhões no 3T07, ocorreu em virtude de menor volume movimentado de carga geral, que possui maiores custos de operação em comparação à movimentação de contêineres.

Os gastos com serviços contratados totalizaram R$ 2,9 milhões no 3T07, contra R$ 3,4 milhões no 3T06. A diminuição de R$ 0,5 milhão deve-se à revisão de contratos com prestadores de serviços e à elaboração de novos contratos em bases mais favoráveis que os anteriores.

No 3T07, o custo com arrendamento do terminal foi de R$ 1,7 milhão, em linha com o 3T06, R$ 1,8 milhão. As despesas com pessoal também ficaram em linha entre os trimestres analisados. Os outros custos do TVV diminuíram 14,7% no período, passando de R$ 3,4 milhões para R$ 2,9 milhões, em conseqüência de várias medidas adotadas para racionalização dos custos.

Navegação Costeira - No 3T07, os custos dos serviços de Navegação Costeira somaram R$ 36,0 milhões, que corresponde a uma redução de 11,3% frente ao registrado no 3T06, R$ 40,6 milhões.

Os custos com movimentação de contêineres nos portos (handling) diminuíram 14,4%, passando de R$ 13,2 milhões no 3T06 para R$ 11,3 milhões no 3T07. Esse custo está relacionado ao volume de contêineres movimentados, excluindo deste universo as cargas Feeder, onde as despesas de handling são custeadas pelos clientes.

Os gastos com transporte rodoviário de curta distância foram de R$ 5,8 milhões no 3T07, frente a R$ 4,4 milhões no 3T06, devido a incremento de R$ 0,2 milhão nos custos com fornecedores deste serviço e descasamento verificado entre o período da prestação do serviço e o pagamento destas despesas.

No 3T07, os gastos com combustíveis somaram R$ 4,6 milhões, equivalente a uma redução de 20,7% frente ao 3T06. Cerca de 10% desta variação deve-se ao fato da paralisação dos dois navios durante o trimestre, enquanto que o restante deve-se à desvalorização do Dólar frente ao Real verificada entre o 3T07 e o 3T06.

As despesas com pessoal marítimo, associado à tripulação dos navios, apresentaram redução de 5,6%, passando de R$ 3,6 milhões no 3T06 para R$ 3,4 milhões no 3T07, resultado da otimização dos gastos com movimentação de tripulantes e reestruturação da área de recursos humanos para gestão de tripulação.

No 3T07, os custos com a frota de contêineres foram de R$ 1,8 milhão, redução de 18,2% em relação ao 3T06. Menores gastos com reparos, movimentação nos terminais intermodais e transporte de contêineres vazios devido à renegociação de contratos com fornecedores de serviços contribuíram para a melhoria neste item de custo.

Os custos com aluguel de contêineres, no valor de R$ 1,2 milhão no 3T07, tiveram redução de R$ 0,3 milhão frente ao 3T06 devido ao impacto da variação cambial e a devolução de contêineres danificados por corrosão que só serão repostos nos próximos meses.

Os custos de afretamento dos cinco navios da Frota Oceânica e Amazônica S.A. passaram de R$ 2,7 milhões no 3T06 para R$ 3,0 milhões no 3T07, em conseqüência do reajuste contratual, com base na TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo).

No 3T07, os custos portuários foram de R$ 1,7 milhão, equivalente a redução de 37,0% ante ao 3T06, R$ 2,7 milhões. Esta redução deve-se, principalmente, ao menor número de escalas realizadas, 149 escalas no 3T06 contra 111 escalas no 3T07, em função da indisponibilidade dos navios já explicada anteriormente e a extinção do serviço Feeder dedicado em setembro de 2006. Além disso, a valorização do Real frente ao Dólar contribuiu para a redução dos gastos portuários na Argentina, uma vez que são determinados em moeda norte-americana.

Os gastos com suprimentos passaram de R$ 1,7 milhão no 3T06 para R$ 1,0 milhão no 3T07.

Dentre os fatores que contribuíram para esta redução, podem ser destacados o maior controle das requisições de suprimentos imposto pela nova gestão da frota da Log-In e a economia com óleo lubrificante devido a paralisação dos dois navios durante este trimestre.

Os outros custos aumentaram 7,4%, passando de R$ 2,7 milhões no 3T06 para R$ 2,9 milhões no 3T07, em virtude de despesas incorridas durante o reparo e manutenção dos navios Frota Manaus e Frota Macau.

Trem Expresso - Os custos dos serviços de Trem Expresso apresentaram aumento de 19,4% no comparativo entre o 3T06 e o 3T07, passando de R$ 13,4 milhões para R$ 16,0 milhões, em virtude de carry over de custos com transporte rodoviário de curta distância (mudança de sistemas na FCA) e da transição do modelo de operação rodoviária para contratos fixos que gerou um adicional temporário de custos no trimestre, cerca de R$ 0,7 milhão. A transição já foi concluída e deverá gerar redução mensal no custo rodoviário até o final do ano.

Os custos com transporte ferroviário no 3T07 foram de R$ 8,1 milhões, 12,5% acima do 3T06, R$ 7,2 milhões, devido ao maior número de trens realizados principalmente nas rotas mais longas (São Paulo - Bahia - São Paulo).

No 3T07, os custos com transporte rodoviário de curta distância somaram R$ 5,8 milhões, incremento de 31,8% frente ao 3T06 em conseqüência do mix de cargas transportadas e rotas utilizadas entre mercado interno e externo, gerando um acréscimo de mais de 330.000 Km rodados pelos veículos contratados, que resultaram em parte do aumento deste custo. Neste trimestre, esses custos foram impactados em aproximadamente R$ 1,5 milhão por pagamentos relativos despesas ocorridas em meses anteriores em função da substituição no sistema de controle e efetivação de pagamentos.

Desde o início de outubro, as ações de otimização do transporte rodoviário estão sendo implantadas (alteração do modelo de operação rodoviária para contratos fixos) e, espera-se, que os seus impactos no custo já estarão refletidos no resultado dos próximos meses.

Lucro Bruto - No 3T07 o lucro bruto totalizou R$ 18,3 milhões e nos últimos doze meses findos em 30 de setembro de 2007, foi de R$ 78,4 milhões. Despesas Operacionais e Administrativas - No 3T07, as despesas administrativas e comerciais somaram R$ 5,6 milhões, sendo que deste montante, R$ 0,8 milhão refere-se à oferta pública inicial de ações e R$ 3,6 milhões, reversões de provisões para devedores duvidosos. No 3T06, as despesas administrativas e comerciais foram de R$ 4,0 milhões.

Já as provisões para despesas operacionais, contingências e outras, foram positivas no 3T07 em R$ 3,8 milhões principalmente em decorrência de reversão de provisões para contingências no valor de R$ 3,6 milhões.

Resultado Operacional – EBIT - O lucro operacional antes da equivalência patrimonial e do resultado financeiro, medido pelo EBIT, foi de R$ 16,5 milhões no 3T07, ante R$ 8,2 milhões no 3T06. A margem EBIT no 3T07 foi de 18,4%.

Nos últimos doze meses encerrados em 30 de setembro de 2007, o EBIT da Log-In alcançou R$ 66,0 milhões e a margem EBIT, 18,6%.

Resultado Financeiro - No 3T07, o resultado financeiro líquido foi de R$ 10,1 milhões, 23,2% superior ao verificado no 3T06, de R$ 8,2 milhões. No 3T07, as receitas financeiras somaram R$ 11,8 milhões, em virtude do aumento das disponibilidades da Log-In após a conclusão do processo de abertura de capital. As despesas financeiras, excluindo-se as despesas decorrentes da oferta pública inicial de ações no valor de R$ 1,9 milhão alocadas no 3T07, foram de R$ 1,8 milhão. Por sua vez, as variações monetárias e cambiais impactaram o resultado positivamente no trimestre em R$ 2,0 milhões.

Resultado Líquido - Em setembro, a Log-In vendeu para a CVRD dois rebocadores (São Luis e Engenheiro Mascarenhas), o que gerou resultado não operacional no montante de R$ 0,8 milhão.

No 3T07, a Log-In registrou lucro líquido no valor de R$ 21,7 milhões, equivalente a R$ 0,24 por ação. Desconsiderando as despesas não recorrentes relativas à oferta pública inicial de ações incorridas entre julho e setembro, que somaram R$ 2,7 milhões, o lucro líquido seria de R$ 24,4 milhões e o lucro líquido por ação, R$ 0,27.

Nos últimos doze meses, findos em 30 de setembro de 2007, o lucro líquido foi de R$ 47,4 milhões.

Desconsiderando as despesas relativas à oferta pública de ações, o lucro líquido no período compreendido entre os meses de outubro de 2006 e setembro de 2007 teria alcançado R$ 65,0 milhões.

Endividamento - Ao final de setembro de 2007, a Log-In não possuía nenhuma dívida com instituições financeiras. Em 30 de setembro de 2007, as disponibilidades totalizavam R$ 505,6 milhões, refletindo a geração operacional de caixa e os recursos obtidos na oferta pública inicial de ações.

Investimentos - O Conselho de Administração da Log-In aprovou investimentos de cerca de R$ 800 milhões para os próximos cinco anos. Neste montante estão inseridos investimentos de aproximadamente R$ 685 milhões para a construção de cinco navios porta-contêineres, R$ 65,4 milhões para a expansão operacional do TVV e R$ 50 milhões para a aquisição de contêineres próprios.

Os investimentos previstos para 2007 somam R$ 103 milhões. Até setembro de 2007, foram investidos R$ 11 milhões. Para 2008, estão previstos investimentos de R$ 196 milhões. O Fundo da Marinha Mercante (FMM) publicou no início de setembro no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro a aprovação de prioridade ao financiamento do projeto da Log-In para a construção de cinco navios porta-contêineres, com capacidade nominal de 2.700 TEUs cada navio.

O valor total do financiamento aprovado pelo FMM é de R$ 625,2 milhões, correspondendo a US$ 296,3 milhões, o que equivale a 90% do valor total do projeto. Além desses recursos, a Log-In também poderá utilizar os recursos referentes ao crédito do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) na construção dos novos navios. A Log-In está finalizando a contratação de agente financeiro para este financiamento.

Pretendemos iniciar a construção dos novos navios até o final deste ano e segundo o cronograma elaborado, o primeiro navio deverá ser entregue em 2010, o segundo em 2011, outros dois em 2012 e o último navio em 2013.

A regulamentação brasileira permite o afretamento de embarcações estrangeiras com suspensão de bandeira, para operar com bandeira brasileira (Regime Especial Brasileiro – REB) em duas situações. A primeira situação consiste em permitir às empresas brasileiras trazer navios de bandeira estrangeira correspondendo à metade da capacidade dos navios de bandeira brasileira de sua propriedade, e operá-los sem restrição de prazo. A segunda situação ocorre durante o período de construção de navios em estaleiro nacional, quando as empresas brasileiras podem trazer o dobro da sua capacidade, através do regime de suspensão de bandeira estrangeira.

Em julho de 2007, a Log-In adquiriu o direito de utilização da tonelagem de seus cinco navios atualmente em operação junto à Frota Oceânica e Amazônica S.A., o que nos possibilita trazer de imediato um navio de até 2.700 TEUs de capacidade. A Log-In está analisando a melhor maneira de antecipar a entrada de capacidade adicional nos serviços de Navegação Costeira.

Em agosto, a Companhia concluiu a compra dos cinco motores para os novos navios a serem construídos com a fabricante finlandesa Wärtsilä. O investimento nestes equipamentos é da ordem de US$ 40 milhões (cerca de R$ 75 milhões) e a entrega da primeira unidade está prevista para janeiro de 2010. A aquisição de motores era um dos itens mais críticos para a construção dos novos navios, pois este é um equipamento que encontra-se com pouca disponibilidade no mercado atual e é fundamental para o cumprimento do cronograma.

A Log-In é a primeira e única empresa no Brasil, na área de logística, capaz de oferecer ao mercado soluções integradas (onestop- shop) para movimentação portuária e o transporte de contêineres porta-a-porta, por meio marítimo ou ferroviário, complementado pela Ponta Rodoviária, bem como para a armazenagem de contêineres através de seus terminais terrestres intermodais de carga. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a Companhia conta com uma frota de cinco navios utilizados para navegação costeira, um terminal de contêineres situado em Vila Velha (ES) e dois terminais multimodais localizados em Uberlândia (MG) e em Camaçari (BA).

De acordo com diretor-presidente e de relações com Investidores da Log-In, Mauro Dias, a abertura do capital da Log-In, no último mês de junho, concluiu o processo de reestruturação da Companhia, iniciado em dezembro de 2006. Com a chegada ao mercado de capitais, a Log-In criou condições para acelerar os investimentos na expansão e consolidação de suas operações.

E comenta os resultados: “ Nesse sentido, o Conselho de Administração da Log-In aprovou em julho de 2007, investimentos da ordem de R$ 800 milhões para os próximos cinco anos no aumento de capacidade de suas instalações e equipamentos, a fim de atender a crescente demanda por nossos serviços,

Nosso Plano de Investimento inclui a expansão da capacidade do Terminal de Vila Velha (TVV), no Espírito Santo, de 310.000 para 550.000 TEUs/ano, a construção de cinco navios porta-contêineres, de 2.700 TEUs cada, para Navegação Costeira, aumentando em 300% nossa capacidade de transporte, e a renovação e expansão da frota de contêineres.

Acreditamos em um cenário externo com bons fundamentos econômicos, mantendo o crescimento das economias mesmo diante das recentes turbulências do mercado financeiro. A balança comercial brasileira registrou em setembro mais um recorde. A média diária de exportações foi de US$ 746 milhões. Isso significa um crescimento de cerca de 18%, quando comparado a setembro de 2006, e de 13%, sobre agosto de 2007.

No cenário doméstico, por sua vez, identificamos bases sólidas para um crescimento sustentável de longo prazo. Dados do IBGE reforçam a percepção de que a atividade econômica continua aquecida. Entre janeiro e agosto deste ano, a produção industrial acumula crescimento de 5,3% sobre o mesmo período de 2006 e, no acumulado dos últimos 12 meses, 4,5%. O IPCA acumula, no ano, alta de cerca de 3%, e a tendência é que encerre 2007 próximo da meta de inflação, que é de 4,5%. A manutenção do ritmo de crescimento da economia brasileira e o aumento dos fluxos de comércio exterior, aliado ao potencial de substituição do transporte rodoviário de cargas conteinerizadas de longa distância por ferrovias e navegação, levam a uma perspectiva de crescimento continuado da demanda por nossos serviços.

No 3T07, registramos lucro líquido (ex-IPO) de R$ 24,4 milhões, ante R$ 2,4 milhões no 3T06. O EBITDA ajustado foi de R$ 19,8 milhões no trimestre, com margem de 22,1%, representando, respectivamente, crescimentos de 96,0% e 11,4 pontos percentuais sobre o mesmo trimestre de 2006.

A partir deste relatório, divulgaremos também o EBITDAR ajustado, considerando após o EBITDA ajustado o estorno com gastos com afretamento dos navios e aluguel dos contêineres utilizados em nossos serviços de Navegação Costeira e Trem Expresso. No 3T07, o EBITDAR ajustado alcançou R$ 24,2 milhões, o que representa crescimento superior a 65% com relação ao 3T06. A margem EBITDAR ajustado foi de 27,1%. Ressalto que este resultado foi obtido num cenário de restrição de capacidade na Navegação Costeira em função da decisão de efetuar intervenções nos navios Frota Manaus e Frota Macau, que reduziram momentaneamente a disponibilidade da frota para 80%, ante uma média acima de 95% nos últimos 36 meses. Além disto, o resultado do Trem Expresso sofreu alguns ajustes por conta de dificuldades operacionais para adequação dos lançamentos contábeis na FCA em função da entrada em operação de novo sistema ERP, que aumentou os lançamentos de custos e postergou o faturamento de alguns serviços prestados.

Estamos em linha com o cronograma originalmente traçado em nosso Plano de Investimentos e continuamos trabalhando na busca de maiores ganhos de eficiência e reduções de custo, cujo resultado mais uma vez está refletido neste 3T07. Dessa forma, a Log-In se manterá cada vez mais competitiva e se consolidará como a melhor alternativa para oferecer soluções integradas em logística aos seus clientes.” | www.loginlogistica.com.br | [email protected]

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