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16/02/2013 - 07:45

Primeiro lote de equipamentos da Embraport chega ao Brasil


Navio ZhenHua 10 chega ao terminal com mais de nove mil toneladas em equipamentos após viajar aproximadamente 20 mil quilômetros em 61 dias.

A Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraports) recebeu no dia 15 de fevereiro (sexta-feira), o navio chinês ZhenHua 10 com o primeiro lote de equipamentos para operação do maior terminal portuário privado do Brasil, que está em construção na margem esquerda do Porto de Santos.

Os equipamentos – três portêineres e 11 transtêineres – da fabricante ZPMC auxiliarão na movimentação portuária. O portêiner, com mais de 124 metros de altura e aproximadamente 1.600 toneladas, é um guindaste específico para retirar ou inserir contêineres nos navios. Já o transtêiner, com dimensões de 25,20 metros de altura e 381 toneladas, serve para movimentar as cargas dentro do próprio pátio. Ao todo, na primeira fase, o terminal terá seis portêineres e 22 transtêineres.

A embarcação, que tem 244 metros de comprimento e 39,35 metros de largura, saiu de Xangai, na China, no dia 13 de dezembro de 2012, e viajou mais de 20 mil quilômetros até chegar à Barra de Santos, na última sexta-feira, 08 de fevereiro. Hoje, dia 15, o navio entra no canal com destino ao cais da EMBRAPORT. Esse procedimento começa às 11 horas e tem duração de cerca de 2 horas. Já o descarregamento das máquinas começa no dia 16 (sábado), e deve levar 22 dias. Aproximadamente 25 pessoas ajudarão na operação.

Uma equipe da área de manutenção da Embraport acompanha todo o processo, desde a especificação e inspeção da construção dos equipamentos até o carregamento do navio. A embarcação com o segundo lote de equipamentos composto por outros três portêineres e 11 transtêineres saiu de Xangai no dia 08 de fevereiro e chega ao Brasil em abril.

Ernst Schulze, diretor-presidente da Embraport, destaca que os equipamentos recém-adquiridos são os mais modernos do mundo para operação de contêineres e colocarão a companhia na vanguarda tecnológica do setor. “Nosso terminal será diferenciado e de alta produtividade, e por isso estamos investindo em máquinas de ponta, em segurança, e também na capacitação de nossos integrantes”, reforça.

Operação -Localizado ao lado do terminal de granéis líquidos da Ilha Barnabé, entre os rios Diana e Sandi, o terminal Embraport tem posição estratégica. Além da via marítima, possui acesso pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, mais conhecida como Rodovia Piaçaguera-Guarujá, evitando, dessa forma, o trânsito de caminhões na cidade de Santos. Outro diferencial é a linha férrea da MRS Logística, que corta o terreno, facilitando o transporte de cargas para esse tipo de modal.

A empresa começará suas operações no primeiro semestre de 2013, com aproximadamente 400 metros de cais e 50 mil m² de retroárea para armazenagem de cargas em geral. A meta é tornar o terminal Embraport referência em produtividade e eficiência no Porto de Santos, com índices de excelência em sua operação.

No total são seis Portêineres, neste primeiro lote são três, alcance de 23 contêineres, altura 76 até 124 metros, com capacidade de carregamento de 80 toneladas e spreaders (expansão): twin – 20’.

No total são 22 Transtêineres (RTGs), 11 neste primeiro lote, alcance de sete contêineres, altura: 25,93 ou 5 + 1, com capacidade de carregamento de 41 toneladas, 16 rodas.

Perfil - A Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários) é a empresa responsável pela implantação e operação do maior terminal portuário privado do Brasil, que está em construção na margem esquerda do Porto de Santos e representa um investimento total de R$ 2,3 bilhões. Seus acionistas são Odebrecht Transport, DP World e Grupo Coimex.

Instalado em área estratégica com acesso por mar, rodovia e ferrovia, o empreendimento começará suas operações nos próximos meses. Quando concluído, terá um cais de 1.100 metros de comprimento e a retroárea para 342 mil m², que representa uma capacidade anual para dois milhões de TEUs e dois bilhões de litros de granéis líquidos.

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