Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/02/2013 - 08:48

Comissão de Coordenação do COI para os Jogos de 2016 inicia 4ª visita ao Rio


Integrantes da comissão acompanham atualização do andamento das atividades dos organizadores no primeiro dia de visita.

Rio de Janeiro, Brasil - A quarta visita oficial da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Rio 2016™ teve início no dia 18 de fevereiro (segunda-feira), em um dia dedicado à atualização do andamento das atividades dos organizadores. Depois de um discurso de boas vindas da presidente da comissão, a marroquina campeã olímpica Nawal El Moutawakel, a sessão de abertura seguiu com uma apresentação de panorama do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.

Ao longo do dia, o progresso de áreas como instalações, transporte e acomodações foi detalhado aos participantes do encontro, do qual participaram e no qual fizeram discursos o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner.

Nawal El Moutawakel disse que “Pelos próximos três dias, esperamos entender precisamente seu nível de preparação e seu plano de ação para os próximos meses. Vocês podem contar com o apoio total e irrestrito de todos os integrantes da comissão e sua longa e diversa experiência nas respectivas áreas, em se tratando de organizar os Jogos Olímpicos. Restando apenas 180 segundas-feiras, os Jogos estão se aproximando rapidamente e esperamos todos experimentar os Jogos Olímpicos com um jeito Carioca. Mas antes disso, ainda há muito trabalho pela frente”.

Nuzman reafirmou o bom andamento da preparação para o Rio 2016™ e destacou a importância do aprendizado adquirido junto ao Comitê Organizador dos Jogos de Londres 2012 (Locog, na sigla em inglês) durante o evento de transferência de conhecimento, realizado em novembro do ano passado: “Sabemos que agora as atenções estão de fato voltadas para nós, como anfitriões dos próximos Jogos Olímpicos. É a nossa vez de entregar os Jogos, de redobrar nosso trabalho e atingir a excelência. Queremos agradecer ao COI e ao Locog pelas ideias e pelos conselhos preciosos durante o debriefing de Londres 2012. Agora é hora de aplicar tudo o que aprendemos. Sabemos que Londres e Rio são cidades muito diferentes, com desafios e oportunidades distintas, e nossa intenção é usar o aprendizado de Londres para entregar nossa própria visão, que desenhamos desde a candidatura”.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, destacou o crescente envolvimento do Governo Federal no acompanhamento da preparação para os Jogos: “A quarta reunião encontra o Rio e o Brasil em dia com seus compromissos para a preparação dos Jogos Olímpicos. Em janeiro, realizamos uma reunião com a presidente Dilma Roussef em que passamos e repassamos a marcha das ações relacionadas à preparação e estamos trabalhando em plena cooperação. Quero reafirmar o nosso orgulho por acolher os Jogos, nossa honra em realizar no Rio de Janeiro o mais antigo evento da humanidade. A cidade do Rio de Janeiro está preparada e tem tradição em acolher grandes eventos, visitantes e turistas”.

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deu as boas-vindas aos membros da comissão destacando a receptividade do povo carioca. “Acabamos de testemunhar mais uma vez, durante o Carnaval, que o carioca sabe receber grandes eventos em uma relativa situação de normalidade e consegue lidar com as restrições impostas por esses eventos. É um enorme prazer afirmar que a cidade avança muito bem na preparação para os Jogos. Todos os equipamentos esportivos e obras de infraestrutura estão em andamento e o clima nesta quarta reunião já é bastante diferente das anteriores. Sabemos que os prazos são apertados e as exigências, rígidas, para a realização deste grande evento, mas hoje caminhamos bem para essa entrega”.

O secretário-chefe da Casa Civil do governo do estado do Rio de Janeiro, Regis Fichtner, elogiou o diálogo entre os diferentes níveis de governo: “Já contávamos com uma boa integração entre os governos e acho que avançamos ainda mais, trabalhando juntos na preparação dos Jogos”.

A Comissão de Coordenação para os Jogos Rio 2016™ -A Comissão de Coordenação tem integrantes dos cinco continentes, com vasta experiência em Jogos Olímpicos ou grandes eventos esportivos. O grupo representa várias unidades do Movimento Olímpico, como atletas, Comitês Olímpicos Nacionais e Federações Internacionais, garantindo a coordenação necessária para o sucesso do evento.

Após ser a primeira africana a ganhar uma medalha de ouro Olímpica, ao vencer os 400m com barreiras nos Jogos de Los Angeles 1984, El Moutawakel se tornou a primeira mulher a liderar uma Comissão de Coordenação do COI.

Além dela; do diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, o suíço Gilbert Felli; fazem parte da comissão para o Rio 2016™ Alex Gilady (ISR), Alexander Popov (RUS), Beatrice Allen (GAM), Ching-Kuo Wu (TPE), Francesco Ricci Bitti (ITA), José Luis Campo (ARG), Gunilla Lindberg (SWE), Jackie Brock-Doyle (GBR), John D. Coates (AUS), Julio César Maglione (URU), Nat Indrapana (THA), Nicole Hoevertsz (ARU), Patrick Joseph Hickey (IRL), Richard L. Carrión (PUR), Sergey Bubka (UKR), Timothy Tsun Ting Fok (HKG) e Willi Kaltschmitt Luján (GUA).

Perfil - O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Os patrocinadores Olímpicos mundiais que apoiam os Jogos Olímpicos Rio 2016™ e os Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo são Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung e Visa.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ tem cinco parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan. Já foi concluída também uma parceria de nível 2 (apoiador) – Ernst & Young Terco.[www.rio2016.com ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira