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27/10/2007 - 08:55

ABnote anuncia lucro líquido de R$ 18,5 milhões no terceiro trimestre de 2007

O lucro líquido da American Banknote S.A. (Bovespa: ABNB3) no terceiro trimestre de 2007 atingiu R$ 18,5 milhões, 8,8% maior que os R$ 17 milhões registrados no mesmo período do ano passado. Nos primeiros nove meses do ano, o lucro líquido totalizou R$ 55,3 milhões, frente aos R$ 51,7 milhões registrados em igual período de 2006, o que significou um acréscimo de 6,51%.

A ABnote, líder no fornecimento de soluções envolvendo cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos nos mercados onde atua, registrou recorde no EBITDA do trimestre. O indicador apresentou o montante de R$ 32 milhões, incremento de 8,8% em relação ao verificado em 2006. Para a Companhia, tal captação significa a combinação de forças das três áreas em que atua (sistemas de identificação, cartões e serviços gráficos).

Sistemas de Identificação -- Essa divisão da ABnote vem registrando crescimento ao longo dos últimos trimestres, destacando-se com a melhor performance entre as três divisões de negócio da Companhia.

Responsável por impressões de alta segurança (como os documentos de propriedade de veículos e selos para a autenticação de documentos em cartórios) e impressão de documentos com informações personalizadas (carteira nacional de habilitação, carteiras de identidade e outros), a divisão de Sistemas de Identificação da ABnote representou 28,4% da receita total da Companhia, um crescimento de 14,2%, passando de R$ 28,9 milhões no segundo trimestre de 2006 para R$ 33 milhões no mesmo período deste ano.

“O crescimento do volume registrado no período é atribuído ao crescimento orgânico de carteiras de habilitação e ao contrato de carteiras de identidade do Estado do RS, refletindo o bom momento deste segmento no Brasil”, avalia Carlos Affonso d’Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da ABNote. O número de documentos emitidos fechou o terceiro trimestre de 2007 em 2,4 milhões, volume 20% superior ao registrado no mesmo período de 2006. Nos nove primeiros meses, o incremento foi ainda maior, 23,6% ou 6,8 milhões de unidades.

“A Companhia tem se esforçado em expor suas vantagens competitivas na emissão de carteiras de identidade, uma vez que vários Estados brasileiros pretendem realizar concorrências públicas para fornecimento de documentos de identidade digitais (RG’s). Esperamos o anúncio de algumas dessas concorrências ainda em 2007”, revela Affonso.

Segundo ele, além disso, a prefeitura de São Paulo firmou recentemente um convênio com o Governo do Estado para implementar no município o SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos). “Entre os benefícios do novo sistema, podemos citar a redução da inadimplência dos impostos veiculares, a realização de operações policiais com maior eficiência e a otimização e controle do tráfego de veículos. A prefeitura anunciou a concorrência pública para Abril de 2008, e enxergamos uma oportunidade para a companhia no segmento de identificação”, diz Affonso.

Cartões - Esse segmento é o que representa a principal atividade da Companhia, com um volume de cartões emitidos no terceiro trimestre de 2007 na ordem de 207,5 milhões, um aumento de 20,1% se comparado ao mesmo período de 2006.

Já a receita líquida de cartões totalizou R$ 52,5 milhões neste terceiro trimestre, representando uma evolução de 8,5% sobre o mesmo período do ano anterior. Somando os trimestres de 2007 observa-se que a receita líquida da divisão atingiu a marca dos R$ 153,5 milhões, 6,0% acima da registrada no mesmo período de 2006.

Para Affonso, o maior desafio da companhia nesse segmento é consolidar sua posição no mercado de cartões com chip (Smart Cards). “Desde 1º de outubro desse ano, a ABnote está apta a fornecer cartões com chip para um mercado que, acreditamos, irá experimentar uma mudança significativa nos próximos anos”, explica ele.

Em agosto a Companhia iniciou a operação prevista no contrato assinado em julho com o Banco do Brasil. A parceria prevê a exclusividade da ABnote na produção e personalização de cartões do BB pelos próximos 5 anos, incluindo cartões com chip. “A estimativa de faturamento para o período estipulado pelo contrato é de R$ 138 milhões com uma previsão de volume mensal de 2 milhões de cartões”, estima Affonso.

A área de cartões é composta por quatro categorias distintas: cartões magnéticos, que são representados pelos cartões de débito, crédito, private label e cartões comerciais em geral; cartões indutivos, utilizados nos telefones públicos; scratch cards ou “raspadinhas”, utilizados pelas operadoras de telefonia para recarga de celulares pré-pagos; e cartões sem contato, que dispõem de chip e antena embutidos, e são utilizados em transporte, controle de acesso, dentre outros.

Serviços Gráficos – Os resultados desse segmento permaneceram em linha com o trimestre anterior, representando uma consolidação no desempenho dos indicadores e uma performance mais significativa nos resultados, principalmente, por conta da conquista de novos contratos, que levou a um aumento de 23,1% no volume de papel processado e um impacto de 22,9% no EBITDA do período.

Affonso revela que a melhoria registrada nesse segmento é fruto de um trabalho intenso na busca de melhor eficiência operacional. “Em relação ao Correio Híbrido, continuamos aguardando uma nova sinalização por parte da Diretoria dos Correios quanto à assinatura do aditivo contratual para que as operações sejam iniciadas. Nossa previsão é de que até o final do ano de 2007 haja uma definição”, comenta Affonso.

Considerada a terceira e menor divisão operacional da Companhia, é responsável pela impressão gráfica de impressos em geral e a impressão eletrônica, que envolve a impressão de documentos com dados variáveis e informações personalizadas, incluindo a impressão de extratos bancários, talões de cheques, faturas de empresas de utilidades e outros.

Perfil da ABnote - A American Banknote é líder no fornecimento de cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos nos mercados onde atual. A Companhia oferece aos seus clientes - desde grandes instituições financeiras a órgãos públicos estaduais - uma ampla gama de impressos de segurança, serviços de personalização, sistemas de identificação, entre outros. Sua atuação abrange o âmbito nacional, contando com 6 fábricas e 37 unidades descentralizadas de serviços de personalização e emissão de documentos. Seus avançados sistemas de tecnologia da informação, sua capacidade de imprimir documentos de segurança e seus relacionamentos de longo prazo com clientes, tornam a American Banknote uma empresa única no mercado brasileiro.

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