Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2013 - 06:53

Asia Shipping realiza operação charter no aeroporto de Cabo Frio

Graças ao fretamento de uma aeronave cargueira, foi possível garantir agilidade ao cliente que importou produtos de telecomunicação dos Estados Unidos.

Velocidade no recebimento das mercadorias importadas dos Estados Unidos. Essa era a necessidade do cliente e as empresas Freight Logistics e a Asia Shipping, agentes de carga localizados na origem e no destino, respectivamente, atenderam a urgência no final de janeiro com uma operação charter (fretamento) de uma aeronave cargueira -Boeing 777F, da LAN Cargo.

O processo teve início com a coleta da carga em El Paso, no estado do Texas, de onde seguiu pelo modal rodoviário para Miami, com um tempo de trânsito de três dias.

A Freight Logistics interagiu diretamente com o exportador e o importador e desenvolveu um plano de ação, que garantiu eficiência da operação na origem. “Com a companhia aérea foi possível definir o plano de carregamento da aeronave e verificar a necessidade de alterar a configuração dos pallets para o melhor aproveitamento do cargueiro, o que permitiu economia e eficiência ao cliente”, explicou o CEO da Freight Logistics, Gabriel de Godoy.

Segundo o diretor de desenvolvimento da Asia Shipping, Alexandre Pimenta, a carga (composta por 399 pallets e peso total de 87.308 kg) foi embarcada em 30 de janeiro e chegou na noite do mesmo dia no aeroporto de Cabo Frio (RJ). “Devido à dedicação de nossa equipe e a sinergia com os funcionários do aeroporto, os 12 HAWBs (conhecimentos de embarque) foram processados e entregues ao despachante no dia seguinte (31.01). Foi definido o aeroporto fluminense em função das facilidades na operação da aeronave, no desembaraço e na armazenagem, já que ainda não é tão demandado”, detalha o executivo.

“Neste momento, estamos preparando mais um charter para este cliente”, conclui Gabriel de Godoy.

Crescimento e serviços-Essa operação é resultado do desenvolvimento do serviço aéreo dentro da Asia Shipping, que já tinha tradição no segmento marítimo. “Para se ter uma ideia, o agenciamento aéreo aumentou mais de 100% nos últimos três anos”, ressalta o executivo.

O crescimento da Asia Shipping nesta modalidade ocorre em função das operações oferecidas. Nos Estados Unidos, por exemplo, a empresa conta com serviços que possibilitam um frete mais competitivo, em função das operações em Los Angeles, Chicago e em Miami. Nos três aeroportos estadunidenses, o cliente tem a opção de embarcar pequenos volumes originados dos Estados Unidos e até as cargas oriundas da Ásia, por intermédio de quatro serviços distintos:

1- Serviço standard – A operação consiste no recebimento da carga de companhia aérea asiática em Los Angeles, de onde parte diariamente um caminhão até Miami, que conta com voo direto para os principais aeroportos do Brasil. Essa operação tem um transit time que dura entre seis e dez dias e o tem valor inferior ao serviço da companhia aérea asiática, que também precisaria parar nos Estados Unidos ou na Europa.

2- Serviço Premium – A operação é basicamente a mesma que a do serviço standard, porém a carga é descarrega em Chicago e enviada para Miami. Apesar de o custo ser um pouco superior, a operação dura entre 4 e 8 dias (sendo 26 horas de trajeto de Chicago para Miami) e é compatível com o custo normal cobrado pelas cias aéreas que fazem operação de conexão em Los Angeles.

3- Serviço Express – Com conexão em Miami ou Los Angeles, as cargas de origem asiática podem ser embarcadas em Miami com voos diários para os principais aeroportos do Brasil. A partir de Los Angeles há voos diretos para Manaus e Campinas. O serviço, que tem transit time entre 3 e 5 dias, custa um pouco mais caro que mandar a carga direto da Ásia, porém é muito mais barato se considerado o pagamento de tarifas de serviços expressos das companhias aéreas que realizam o trecho inteiro Ásia – Brasil.

4- Sea Air – com tempo de trânsito entre 15 e 25 dias, dependendo da origem e do destino, esse serviço possibilita uma economia de quase 50% no valor do frete aéreo, pois a carga é transportada de navio da China para Los Angeles, podendo ser embarcada diretamente no aeroporto californiano ou seguir de caminhão ou aéreo até Miami, onde é embarcada para o Brasil Existe ainda a opção dos voos diretos de Los Angeles a outros destinos, como Curitiba, Belo Horizonte ou Salvador, desde que exista um mínimo de 30 toneladas para justificar o voo. Com isso, uma operação entre Shanghai e Curitiba, por exemplo, pode ser feita em cerca de 15 dias (sea – air), pela metade do preço de uma operação aérea de oito dias.

Em todos esses serviços, há a vantagem do controle sobre toda a operação de transporte. “Assim como nos serviços marítimos, estamos sempre buscando soluções sob medida no transporte aéreo. Com isso, o cliente pode definir custos e prazos mais convenientes”.

Asia Shipping - Criada em 1996, a Asia Shipping é a única companhia 100% nacional de agenciamento de carga a despontar na América do Sul entre grandes conglomerados mundiais, de acordo com dados da consultaria Datamar. Hoje, a companhia conta com uma estrutura de 23 escritórios próprios na Ásia e na América do Sul, sendo oito unidades na China, 11 escritórios no Brasil, dois no Equador e dois no Chile.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira