Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2013 - 06:53

Ericsson analisa a geração conectada no Brasil

Jovens brasileiros nascidos a partir dos anos 90 foram entrevistados para um estudo do ConsumerLab da Ericsson, que analisa o perfil da geração conectada no país. 20% da geração conectada é usuária de smartphone e 41% utiliza banda larga móvel em algum dispositivo - celular, smartphone, tablet, notebook ou desktop. A geração conectada é composta por jovens informais que preferem se comunicar diariamente mais por chat ou SMS do que via email

Brasileiros nascidos a partir de 1990 têm uma relação viceral com a Internet e passam grande parte do seu tempo conectados. Hoje, 20% desta geração é usuária de smartphone e 41% utiliza banda larga móvel em algum dispositivo (celular, smartphone, tablet, notebook ou desktop). Estes e outros dados fazem parte do estudo anual “Infocom Brasil 2012” do ConsumerLab, área da Ericsson (NASDAQ:ERIC), que estuda o comportamento do usuário e ajuda a mapear os caminhos que a sociedade conectada vem trilhando em todo o mundo.

O estudo, realizado especificamente no Brasil, identificou que esses jovens são dependentes da tecnologia: 9 em cada 10 possuem um aparelho celular, 70% tem um computador em casa e 61% já possuem banda larga em suas residências. Além disso, quase metade passa mais de três horas por dia conectado e somente 8% deles ainda não são usuários de internet. Eles não se desconectam nem mesmo ao assistirem televisão, acessam as rede e interagem enquanto consomem conteúdo (48%), agindo como agentes que postam, comentam e ditam os conteúdos, ou seja, não o recebem passivamente.

Luciana Gontijo, responsável pelo Ericsson ConsumerLab na América Latina e Caribe, diz: “Os jovens da geração conectada necessitam de mobilidade e conexão 24 horas por dia, 7 dias por semana, sendo cooperativos, colaborativos e multitarefas, além de se precuparem com a saúde do planeta e com a sustentabilidade e igualdade entre as pessoas. Eles tratam essas questões como uma causa e não apenas como modismo. Acreditam que o dinheiro é bom e importante, mas que sua vida pessoal é muito mais".

Parte de um grupo extremamente midiático, essa geração participa ativamente das redes sociais: 89% deles fazem uso de pelo menos uma rede social e mais de 64% a acessam diariamente. São jovens que usam SMS todos os dias para diversas finalidades (83%) e que gostam tanto de teclar quanto de falar ao telefone (92%). Essas pessoas têm um convívio natural com a tecnologia e a mobilidade: utilizam notebooks e tablets, escutam música em tocadores de mp3, jogam games e instalam aplicativos em seus smartphones.

Este público tem preferência por conteúdos gratuitos. A maioria deles (58%) faz download de músicas e filmes de graça enquanto somente 37% paga pelo download de algum tipo de conteúdo. Além disso, também valorizam o novo, uma vez que não gostam de barreiras e não estão preocupados com estabilidade. São criativos, inteligentes, tolerantes, flexíveis e abertos. Gostam da gratificação instantanea e da novidade.

Para esse grupo, os produtos eletrônicos são apenas um meio para a experiência tecnológica e sua principal preocupação é com a qualidade e validade do conteúdo, pois são jovens informais que preferem se comunicar por chat diariamente (62%) ou SMS do que via email (56%) e que fazem parte de um grupo questionador, mas que sabem ouvir. É a chamada geração do diálogo, que precisa receber feedback constante e que aprecia, também, expressar seu ponto de vista.

“A geração conectada busca o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Esses jovens acreditam que o trabalho deve se encaixar em suas vidas e não o contrário. Nas redes sociais, não estão limitados apenas ao Facebook, experimentam tudo que é novo. São ávidos consumidores de dados e utilizam tipos de aplicaticos, como Viber, Whatsapp, Netflix, Instagram, entre outros”, completa Gontijo.

Perfil - A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologias e serviços de comunicação. Possibilitamos a Sociedade Conectada com soluções eficientes e em tempo real que nos permitem estudar, trabalhar e viver nossas vidas de uma forma mais livre e em sociedades sustentáveis no mundo todo.

Oferecemos serviços, software e infraestrutura em Tecnologias da Informação e Comunicação para operadoras de telecom e outras indústrias. Hoje, mais de 40% do tráfego móvel global passa pelas redes da Ericsson e prestamos serviço de suporte nas redes de nossos clientes que atendem mais de 2,5 bilhões de assinantes.

Atuamos em 180 países e temos mais de 100.000 funcionários. Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2011, a empresa gerou receitas de US$ 35 bilhões (226,9 bilhões de coroas suecas). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York).

A Ericsson está presente na América Latina desde 1896, quando entregou equipamentos pela primeira vez na Colômbia. No início do século XX, aumentamos nossa presença na América Latina ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em 56 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como unidade de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento.[www.ericsson.com/br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira