Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2013 - 07:20

AES Tietê é a primeira empresa a receber a certificação PAS 55

Utiliza sistema baseado na Engenharia da Confiabilidade para a gestão de seus ativos. A companhia está desenvolvendo, em parceria com a ReliaSoft, um sistema capaz de prever falhas nos equipamentos operacionais de usinas hidrelétricas.

São Paulo – Para manter a segurança e eficiência na operação das nove usinas hidrelétricas e três centrais hidrelétricas no Estado de São Paulo, a AES Tietê começou há três anos uma reestruturação na sua política de gestão de ativos físicos. Este processo abrangeu a implementação de um sistema de gestão de ativos suportado pela Engenharia da Confiabilidade, que ajudou a companhia a equilibrar a performance, risco e custos dos ativos de maneira sustentável em todo seu ciclo de vida. Desde então, a geradora vem apresentando resultados positivos, o que a credenciou internacionalmente para a primeira certificação PAS 55 na América Latina, atuando como benchmarking para empresas brasileiras que buscam a certificação.

Por meio de um projeto de P&D, a ReliaSoft, líder mundial em Engenharia da Confiabilidade, desenvolveu para a AES Tietê uma nova versão do sistema Orion eAPI, “A nova versão do sistema Orion eAPI traz funcionalidades que atendem aos requisitos da PAS 55, e de maneira inédita, inclui um módulo que permite realizar previsões sobre a confiabilidade dos componentes das turbinas, das usinas hidrelétricas, levando em consideração as condições de uso do ativo, antecipando incidentes que possam comprometer a disponibilidade do sistema ”, explica Claudio Spano diretor-executivo da ReliaSoft.

A partir do sistema Orion eAPI, torna-se possível a gestão do conhecimento, exigida pela PAS 55, pois todas as informações importantes dos equipamentos, alocadas em diversos bancos de dados (SAP, Maximo, Oracle, PI, etc), são unificadas em um único local onde o processo de gestão de ativos é monitorado . As novas funcionalidades possibilitarão gerenciar os ativos, identificando e avaliando os riscos no processo. “O propósito do Orion eAPI não é substituir o sistema informatizado da manutenção (CMMs), mas trabalhar de forma conjunta com outras soluções que contenham informações necessárias para a gestão empresarial, afim de alimentar os indicadores de performance gerados pelas análises de confiabilidade”, diz Claudio Spanó.

Segundo o diretor de Operações e Manutenção da AES Tietê, Ítalo Freitas Filho, o sistema atual é focado na política de gestão de ativos da empresa, que alinha a operação dos ativos da geradora às suas estratégias, e possibilitará o direcionamento do planejamento de forma mais precisa. “Ser a primeira empresa a conquistar a PAS 55 valida e reconhece o trabalho e o esforço da AES Tietê em buscar a melhoria contínua, a inovação e a excelência na gestão de seus negócios”, afirma o executivo.

Os critérios de avaliação da PAS 55 são tão rigorosos que a ISO (International Standards Organization) está se baseando na certificação para o desenvolvimento de uma nova norma internacional, a ISO 55000, prevista para final de 2013 ou início de 2014. “A PAS 55 apresenta orientações através de uma lista com 28 requisitos de boas práticas de gestão de ativos físicos, que podem ser aplicadas para diversos setores, incluindo geração de energia elétrica, óleo e gás, transporte, instalações públicas, processos de fabricação, mineração, dentre outros”, completa Claudio Spanó.

Perfil - A ReliaSoft oferece a confiança que as empresas precisam para tomar a decisão certa e realizar melhorias em seus processos e produtos. Líder mundial em Engenharia da Confiabilidade, fornece uma solução completa para implementação prática desta metodologia com softwares, treinamentos e consultorias. Os produtos e serviços da ReliaSoft facilitam a transformação de dados em informações precisas, apoiando empresas a obterem ganhos expressivos nas áreas de gestão de ativos, manutenção, processos e desenvolvimento de produtos. Fundada nos Estados Unidos em 1992, hoje possui escritórios no Brasil, na Polônia, em Cingapura e na Índia. A ReliaSoft Brasil, desde 1998, é responsável pela atuação em todos os países da América do Sul e Portugal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira