Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2013 - 07:25

Higiene e segurança na manipulação de alimentos é tema de evento no Rio de Janeiro

Intensificação de vistorias da Vigilância Sanitária teria inspirado a consultoria BioSafe a promover atividade voltada a manipuladores de produtos alimentícios.

Com a proximidade dos eventos esportivos e ainda sob o trauma da tragédia na boate em Santa Maria (RS), as ações de fiscalização, incluindo da Vigilância Sanitária, Procon e Delegacia do Consumidor, foram intensificadas no Rio de Janeiro. E, além da preocupação com a proteção contra incêndio, os agentes também destinam a atenção para os alimentos, como a conservação, validade e manipulação da comida servida a clientes de bares e restaurantes. As ações desencadearam prisões, apreensão de produtos impróprios para o consumo e até geração de notícias negativas sobre o estabelecimento na mídia e nas páginas das redes sociais.

Para contribuir para que esse quadro seja revertido, a empresa especializada em Segurança de Alimentos BioSafe promove, nos dias 26 e 27 de fevereiro, o "Curso de Segurança de Alimentos para Manipuladores", que tem como principal estratégia ensinar e estimular boas práticas a fim de evitar surtos por doenças causadas por produtos impróprios para o consumo através das boas práticas de higiene. A atividade será na Barra da Tijuca e já está com as inscrições abertas para turmas manhã e tarde. “Há surtos cuja origem está exatamente na manipulação dos alimentos pouco antes de serem consumidos em restaurantes ou serviços de alimentação. Podemos ter manipuladores que são portadores de salmonella ou que estão com alguma virose (norovírus ou hepatite A, por exemplo). Se estes manipuladores entrarem em contato com os alimentos e não lavarem suas mãos permanentemente, eles fatalmente darão origem a um surto. É, portanto, fundamental treinar os manipuladores para que possam se conscientizar e diminuir as possibilidades de um surto", diz o diretor da BioSafe Luiz Rubião.

O diretor da consultoria também disse que, para a nova edição do curso, haverá também lições de como evitar incêndios em cozinhas e que podem ser úteis tanto para os profissionais da área de gastronomia a donas de casa. “O fogo em uma cozinha não é brincadeira de criança. Tampar a panela e tirar o oxigênio por algum tempo não resolve o problema, por exemplo. E não é em qualquer alimento em preparo que se pode jogar água em caso de chamas, é necessária a atenção”, resume.

A BioSafe, que é membro da International Association for Food Protection (Associação Internacional para a Proteção de Alimentos), realiza constantemente cursos e consultoria sobre o assunto. De acordo com Rubião, a constatação de que as instruções surtem efeitos surgiu depois uma vistoria em um shopping da Barra da Tijuca. "A Biosafe tem conseguido realizar um trabalho bem consistente e essencialmente simples. Acreditamos muito na conscientização das equipes. Já tivemos, por exemplo, ações da VISA em um Shopping da Barra da Tijuca em que vários restaurantes foram penalizados, mas que nossos clientes dentro do mesmo shopping tiraram de letra"

Pescado - Para o pessoal responsável por serviços de alimentação ou por indústrias de alimentos que trabalhem com alimentos pescados, a Biosafe também lança, nos dias 2 e 9 de março, a atividade “Segurança dos Alimentos Pescados”. O curso, de 16 horas, será ministrado pelo professor Dr. Robson Maia Franco, da Faculdade de Veterinária da UFF. Já nos dias 02 e 09 de março

.["Curso de Segurança de Alimentos para Manipuladores"- BioSafe, dias 26 e 27 de fevereiro,noCentro de Treinamentos do Barra Prime - Avenida Afonso Arinos de Melo Franco, 222 - Barra da Tijuca. (próximo ao Cittá América).Carga horária: Seis horas (três por dia).Contato: [email protected] e (21) 3154-1137].

.[“Segurança dos Alimentos Pescados” - BioSafe, dias 02 e 09 de março,noCentro de Treinamentos do Barra Prime - Avenida Afonso Arinos de Melo Franco, 222 - Barra da Tijuca. (próximo ao Cittá América).Contato: [email protected] e (21) 3154-1137].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira