Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2007 - 09:06

Sete empresas brasileiras participam pela primeira vez de feira nos Estados Unidos com apoio do projeto Ethnic Brazil

ABBA e APEX alavancam o projeto Ethnic Brazil com a participação na IFE Americas, a feira mais importante no setor de alimentos e bebidas da Florida; empresários terão a oportunidade de apresentar seus produtos Made in Brazil para mais de 4 mil compradores de 55 países.

Empresas nacionais participantes do Projeto Ethnic Brazil - que elege produtos genuinamente brasileiros para representar o País no mercado internacional - ampliam sua atuação e participam da IFE Americas 2007, feira de produtos e equipamento no setor de alimentos e bebidas, que acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Miami Beach Convention Center, na Flórida, Estados Unidos. O estande Ethnic Brazil localizado no Pavilhão Brasil e organizado pela ABBA (Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas) com o apoio da APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), gestoras do projeto, apresentará marcas como queijos dos Laticínios Catupiry; produtos naturais e fitoterápicos da Sabor da Terra; produtos para fisioculturimo da In Natura; chás, pimentas e iguarias do grupo Franco-Suíça; vinhos e espumantes da Cia. Piagentini; bebidas alcóolicas do grupo Val Sampa; além de sucos e refresccos da Rio Mix (Guaracamp).

A participação na feira internacional faz parte das estratégias do projeto para aumentar e reforçar a presença de empresas brasileiras no mercado internacional. A expectativa dos organizadores é atrair mais de 400 expositores, de 28 países, que apresentarão cerca de 5 mil produtos para 4 mil compradores, num espaço de 12.281 m². A escolha do evento deve-se aos resultados apresentados na feira no ano de 2006. Segundo dados do WTC Miami e MontGomery, responsáveis pela feira, além da posição estratégica que Miami possui - um elo de ligação entre os negócios realizados entre os EUA, América Latina e Caribe -, as vendas atingiram o patamar de US$ 125 milhões, tendo 295 expositores de 28 países, com mais de 3,4 mil visitantes. O público do evento que inclui compradores de supermercados, hipermercados, distribuidores, importadores e exportadores é, em sua maior parte, dos Estados Unidos, com 70% dos visitantes; os demais, 30%, são de diversos países.

Perfil do Programa Ethnic Brazil - O programa Ethnic Brazil, promovido pela ABBA -Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas em parceria com a APEX-Brasil - Agência de Promoção de Exportações e Investimentos -, tem como objetivo selecionar empresas brasileiras que possam representar o País nos mercados internacionais. A intenção é exportar alimentos e bebidas que traduzam a cultura nacional: "Produtos que sejam 'a cara do País', Made in Brazil. Alavancar a exportação de produtos como o pão de queijo, que traz o sabor de Minas e torná-lo símbolo da nossa gastronomia", diz Raquel Salgado, presidente-executiva da ABBA .

Empresas de condimentos e especiarias típicas, pão de queijo, sucos, geléias cremosas, pimenta de bico, bebidas alimentares, chás de ervas da flora nacional, além do setores de biscoitos, bolachas, entre outros forneados; aperitivos de soja, conservas de vegetais em geral, geléias com recheio de frutas da Amazônia, cereais em barra, doces típicos brasileiros, patês temperados e condimentados entre outros representarão o País em mercados externos e serão beneficiados, assim como os demais associados do setor com planejamento estratégico setorial, ações de marketing internacional, promoção de vendas, além de serem incorporados na principais feiras internacionais de negócios.

Este segmento específico de mercado inclui o público brasileiro residente em países estrangeiros e também um novo tipo de consumidor, interessado em novas descobertas. O programa desenvolvido pela ABBA conta com a parceria da APEX-Brasil desde o segundo semestre de 2006 e traça planos para aumentar as exportações em valor e volume, firmar a posição brasileira como país exportador de produtos étnicos no cenário internacional, fortalecer as exportações das empresas que já participam tradicionalmente do mercado externo, incorporar novas empresas ao processo exportador, melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o número de certificações, promover maior intercâmbio Internacional com clientes para um maior conhecimento das empresas, gerar novos postos de trabalhos diretos e indiretos, além de abrir e consolidar mercados tradicionais e novos mercados internacionais.

Perfil da ABBA - A A.B.B.A - Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas -, entidade, criada há 4 anos, com o objetivo de defender os interesses das pequenas e médias empresas de alimentos e bebidas do Brasil, fortalece, a cada ano, sua atuação com projetos comerciais de sucesso, que proporcionam novas oportunidades de negócios para as associadas e para produtos brasileiros no mercado externo.

Tem como traço forte de sua atuação abrir caminhos e potencializar negócios para as empresas associadas, visando o incremento e o estímulo do comércio internacional de seus produtos. Para isso, cria e implementa projetos comerciais que vêm se destacando pela geração de oportunidades para as empresas brasileiras no exterior, além de municia-las de informações legais e ferramentas para a prática de exportação em mercados potenciais consumidores, apoiando-os em todo o suporte necessário para se enquadrarem às exigências do mercado externo. Da mesma forma, a A.B.B.A trabalha pelas suas associadas importadoras de alimentos e bebidas, possibilitando a elas toda a atualização necessária, quanto às normas vigentes no País, fornecendo o suporte jurídico e mercadológico, para que consigam o desempenho esperado com os produtos que importam, que venham somar positivamente no mercado brasileiro.

Dispõe de um portfólio de serviços de produtos e serviços para auxiliar as empresas no desenvolvimento de suas atividades, entre os quais destaca: divulgação das empresas e seus produtos representativos; organização de realização de seminários, workshops e treinamentos nas diversas áreas de interesse do setor; participação em eventos nacionais e internacionais, realização de rodadas de negócios nacionais ou internacionais entre outros. Oferece ainda, às pequenas e médias empresas de alimentos e bebidas associadas, assessoria jurídica, Técnica em Alimentos, Técnica em Bebidas, Marketing e Eventos, Comércio Exterior e Marcas e Patentes Locais e Internacionais. Sem contar as parcerias nacionais e internacionais para viabilizar a exportação e importação dos produtos de seus associados.

Perfil da APEX-Brasil - A APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) trabalha para promover a exportação de bens e serviços e a imagem do Brasil no exterior. É responsável pela coordenação da política de promoção comercial do governo Brasileiro. Em parceria com organizações públicas e privadas, a APEX-Brasil trabalha para estimular as exportações de produtos e serviços e diversificar os países com os quais o Brasil mantêm intercâmbio comercial. Por meio dos projetos de promoção das exportações desenvolvidas pela agência e seus parceiros, as empresas se beneficiam de ações que vão da capacitação gerencial e adequação às exigências internacionais à produção de materiais promocionais e participação em eventos internacionais realizados em vários países do mundo.

A APEX-Brasil atua por meio de Projetos Setoriais Integrados (PSI) elaborados e desenvolvidos em conjunto com entidades representativas de 62 setores da economia. Os PSI têm abragência nacional e são abertos à participação de qualquer empresa interessada, independente do seu porte ou localização. Nos projetos, a Agência e as entidades discutem metas para o incremento das vendas externas, bem como aumento no número de empresas participantes - levando em conta pesquisas de mercado - e desenham estratégias adequadas às necessidades de cada setor.

. IFE- Americas 2007, acontece 29 a 31 de outubro de 2007, no Miami Beach Convention Center. Flórida, Estado Unidos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira