Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2007 - 09:07

Presidente Lula conhece pesquisa pioneira da Petrobras em bioetanol, no Rio de Janeiro


Pesquisadores do Cenpes apresentarão ao presidente da República resultados positivos de pesquisas em bioetanol, a produção vai acontecer a partir do bagaço de cana e rejeitos agrícolas não depende de novas áreas plantadas, sendo que o bagaço de cana e outros resíduos agroindustriais têm potencial para aumentar em 40% a produção de (bio)etanol no Brasil.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou no dia 26 outubro, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), para conhecer as pesquisas pioneiras realizadas pela Petrobras em bioetanol - um combustível obtido a partir de resíduos agroindustriais, representando a segunda geração de biocombustíveis.

Na visita o presidente conheceu a primeira unidade-piloto brasileira para testes de produção de bioetanol pela ação enzimática, que está em operação no parque de Plantas Piloto do Cenpes. A unidade experimental foi desenvolvida pelo Cenpes em parceria com a empresa brasileira Albrecth, e faz parte da etapa de testes piloto da produção do novo combustível. No equipamento, os pesquisadores utilizarão resíduos agroindustriais – em especial, o bagaço de cana-de-açúcar, o mais expressivo rejeito agrícola no Brasil – para produzir etanol com as mesmas características do etanol convencional produzido a partir da cana.

A planta experimental representa uma etapa intermediária do projeto de pesquisa em bioetanol (etanol de lignocelulose), iniciado pela Petrobras em 2004, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outras universidades brasileiras. Como resultado desta pesquisa, a Petrobras já fez o depósito de dois pedidos de patentes, no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Entre elas, destaca-se, como marco, o milésimo pedido de patente depositado pela empresa. A partir dos parâmetros resultantes dos testes da unidade experimental atual, será desenvolvida uma planta com escala semi-industrial, com início de operação prevista para 2010.

Também nas Plantas Piloto do Cenpes, o presidente tomou conhecimento de outras rotas tecnológicas para produção de biocombustíveis. Uma delas é a do HBio, processo de hidrogenação para obtenção de óleo diesel através da mistura de óleos vegetais ao diesel de petróleo, desenvolvido no Cenpes e testado com sucesso nas refinarias Petrobras.

Foram mostradas ainda as duas rotas tecnológicas desenvolvidas pelo Cenpes para produção de biodiesel: a rota óleo, que utiliza como matéria-prima óleos vegetais ou gorduras animais; e a rota semente, cuja matéria-prima são sementes oleaginosas. Tanto no processo HBio quanto nas rotas tecnológicas de biodiesel, a Petrobras possui pedidos de patente depositados no INPI.

Após as visitas às Plantas Piloto, o presidente e sua comitiva assistiram à apresentação de dados sísmicos na Sala de Visualização. Foram exibidas imagens em três Dimensões de uma sessão sísmica no fundo do mar em áreas de exploração e produção de petróleo.

Cenpes é o maior centro de pesquisas da América Latina - O Cenpes é o centro de estudos e pesquisas da Petrobras dedicado ao desenvolvimento tecnológico e de engenharia básica (área responsável pelo desenvolvimento de projetos conceituais e básicos das unidades da Companhia). Localizado na Cidade Universitária (Ilha do Fundão), no Rio de Janeiro, o Centro de Pesquisas conta atualmente com mais de 1800 empregados – dos quais mais de 635 com mestrado e doutorado.

As instalações do Cenpes têm cerca de 30 unidades-piloto e 140 laboratórios distribuídos em uma área de mais de 120 mil m2. Ali, são desenvolvidas pesquisas voltadas para todas as áreas de atuação da Petrobras – exploração e produção de petróleo e gás natural, abastecimento e refino, energias renováveis e desenvolvimento sustentável.

O trabalho de pesquisa e desenvolvimento realizado pelo Cenpes contribuiu para que a Petrobras fosse reconhecida pela indústria petrolífera mundial por sua excelência tecnológica tanto na área de exploração e produção de petróleo e gás - sobretudo em águas profundas - como no setor de abastecimento e refino. Com a expansão dos negócios da Petrobras e o foco para as energias renováveis, o Cenpes vem se dedicando cada vez mais ao desenvolvimento de alternativas tecnológicas para a produção de energia a partir de fontes renováveis, com destaque para os biocombustíveis.

Diante dos novos desafios tecnológicos, a Petrobras está ampliando sua infra-estrutura para pesquisa e desenvolvimento. Está em andamento uma obra de expansão que vai duplicar as instalações do Cenpes, com novos laboratórios e unidades-piloto - parte deles dedicados às crescentes pesquisas em biocombustíveis e outras energias renováveis. Os investimentos na expansão do Centro somam mais de RS$ 900 milhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira