Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2013 - 08:50

Grupo Pão de Açúcar atinge lucro líquido de R$ 1,156 bilhão em 2012, crescimento de 60,7%


O Grupo Pão de Açúcar, maior empresa varejista do país apresentou seus resultados anuais e trimestrais no dia 20 de fevereiro (quarta-feira). Destaca-se o quarto trimestre de 2012 onde a receita líquida de vendas avançou 9,1% e Ebitda cresceu 33,5%. O lucro líquido atingiu R$ 1,156 bilhão em 2012, crescimento de 60,7% ante 2011, e no quarto trimestre de 2012 apresentou soma de R$ 305 milhões, um aumento de 13,3% em comparação ao período de 2011. A receita bruta de vendas totalizou R$ 8,805 bilhões, crescimento de 9,7% em relação ao quarto trimestre de 2011. OGPA Malls & Properties teve receita de permuta de R$ 55 milhões, provenientes de parcerias com construtoras em três empreendimentos. A expansão das lojas teve crescimento, sendo 35 lojas entregues no quarto trimestre de 2012, e outras 16 encontram?se em construção. Para o ano planejam 150 lojas com prioridade para as regiões Nordeste e Centro-Oeste.

“O ano de 2012 foi de importantes realizações e de consolidação. Consolidar melhorias em todos os nossos formatos e bandeiras e também ratificar os valores do Grupo com um modelo de gestão que privilegia o bom desempenho e crescimento de cada negócio, respeitando suas especificidades e gerando valor aos nossos consumidores de acordo com os seus perfis e suas mudanças de hábitos de compra.

Promovemos um ciclo virtuoso de crescimento, com foco nos nossos clientes e através dos 150.000 colaboradores que trabalham nessa companhia, oferecendo melhores oportunidades de desenvolvimento e de crescimento do Brasil.

Manter e intensificar a estratégia de consolidação dos pilares de crescimento sustentável do negócio, dos valores e da cultura do grupo, por meio do reconhecimento dos nossos colaboradores e através de uma gestão profissional baseada em processos, se mostrou acertada. A Companhia registrou lucro líquido recorde em R$ 1,156 bilhão, com crescimento de 61% em relação a 2011. A receita bruta de vendas aumentou 8,6% no ano, para R$ 57,234 bilhões.

Esse resultado comprova que temos um time preparado para o desafio de gerir uma companhia que atua em diferentes modelos de negócio (multiformatos), em todas as regiões do país. Comprova ainda que o Grupo Pão de Açúcar é a empresa de varejo mais bem preparada para atender às mais diversas demandas dos consumidores, pois estuda, analisa e conhece as suas necessidades e diferenciações, os seus hábitos e suas tendências de consumo, para oferecer em cada loja, a melhor experiência de compra.

Com a premissa de atender aos nossos clientes com qualidade em seus diferentes momentos de compra, investimos e acreditamos na multicanalidade como um diferencial competitivo. Temos hipermercados, supermercados, mercados de proximidade, lojas especializadas de móveis e eletroeletrônicos, comércio eletrônico com marcas fortes, postos de gasolina e farmácias. Atrelado a isso, o GPA tem um braço imobiliário por meio do qual o Grupo promove a criação de valor por meio da captura de sinergia do varejo e seus ativos imobiliários.

Seguindo esse conceito, 2012 foi o ano de fortalecimento do Extra como um player nacional e multicanal. Foi o primeiro ano completo das operações do Extra Supermercado e o de lançamento do Extra Delivery. O Extra Hiper, que já operava postos de combustíveis e drogarias, consolidou o conceito de one-stop shop com o lançamento de sua marca própria de vestuário, entre outras inovações. Também foi o ano em que concluímos a conversão das lojas Extra Fácil para Minimercado Extra, encerrando o período com mais de 100 lojas desse formato. O consumidor aprovou a mudança: o Minimercado Extra foi a bandeira que apresentou o maior crescimento na receita bruta de vendas, de 33,5%.

O processo de expansão da bandeira Pão de Açúcar foi aprimorado, reforçando o caráter de inovação e pioneirismo da marca. Foram inauguradas quatro lojas, incluindo os primeiros supermercados verdes fora de São Paulo, em Goiânia e Recife. A rede reforçou seu pilar estratégico de promover e disseminar o consumo consciente e, em consonância com seu posicionamento, participou da Rio+20, realizando importantes oficinas de diálogo durante o evento e a instalação de uma loja sustentável no pavilhão principal do Fórum, com um sortimento de produtos saudáveis, orgânicos e itens do programa Caras do Brasil.

Um profundo processo de reestruturação do Assaí iniciado em 2011 promoveu a evolução do modelo de gestão, incluiu ainda a readequação do layout das lojas, passando pela redefinição do sortimento e das categorias de produtos devidamente ajustados às necessidades dos públicos-alvo da rede. O resultado foi um crescimento de 18,5% na receita bruta de vendas em 2012. Além disso, a participação do Assaí na receita bruta de vendas do varejo alimentar cresceu de 15,1% para 16,4%.

Os resultados também foram muito positivos para a Viavarejo. O passo mais importante para o segmento de eletroeletrônicos foi a consolidação da integração entre Ponto Frio e Casas Bahia por meio de um programa de unificação das culturas e dos processos. Esse movimento foi fundamental para que ocorressem melhorias operacionais da empresa, que se tornou mais eficiente e aumentou sua rentabilidade. Paralelo a isso, a melhor gestão do capital de giro trouxe mais fôlego e melhor ciclo financeiro para o negócio, peça chave em um segmento que demanda muito capital. Com isso, a Viavarejo alcançou R$ 26,1 bilhões em vendas e confirmou sua liderança no segmento. Apesar dos avanços, várias outras oportunidades relacionadas a ganhos de eficiência ainda estão em andamento e devem trazer importantes resultados.

Consolidação também foi a palavra de ordem para a Nova Pontocom. A maior integração entre as operações somada ao lançamento de novos produtos - PartiuViagens.com.br e Barateiro.com - fez com que o braço de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar, importante eixo estratégico na consolidação da multicanalidade como diferencial competitivo da companhia, apresentasse crescimento próximo a 10%, mesmo com o acirramento do ambiente competitivo.

Para reforçar a posição de maior companhia de distribuição da América do Sul, investimos mais de R$ 1,5 bilhão em 2012, sendo R$ 700 milhões na inauguração de 101 lojas. O investimento em novas lojas, que em 2012 foi 186% maior que em 2011, é muito importante para o grupo não apenas pelo fato de significar a expansão do nosso negócio, mas também por que gera milhares de empregos diretos e indiretos e tem impacto positivo no desenvolvimento econômico do Brasil. Importante frisar que o aumento do investimento apresentado em 2012 sinaliza o início de um consistente e constante ciclo de investimentos do GPA em novas lojas nos próximos anos.

Estamos muito otimistas e vamos continuar investindo no crescimento do Grupo Pão de Açúcar. Mesmo com os altos investimentos e uma taxa de crescimento mais acelerada que nos últimos anos, a companhia reduziu seu endividamento em R$ 1,7 bilhão, para R$ 3,4 bilhões, e tinha, no fim de 2012, uma sólida estrutura de capital.

O cliente é a nossa razão de ser. Sabemos da importância dos detalhes no nosso negócio, que é feito essencialmente por pessoas e, por isso, a nossa gestão prioriza a satisfação das pessoas que trabalham conosco. Acreditamos que apenas colaboradores satisfeitos podem deixar os clientes satisfeitos e promover o ciclo virtuoso de crescimento. Seguindo essa premissa, reforçamos a nossa cultura corporativa por meio do movimento “Queremos Que Você Seja Feliz Aqui”, lançado em 2011. Este movimento cultural visa a aumentar o nível de engajamento e de satisfação dos colaboradores por meio de programas, revisão dos benefícios, condições de trabalho mais adequadas e a valorização das pessoas por meio da meritocracia e baseado na autonomia, responsabilização e agilidade das decisões.

O Brasil vive uma situação de pleno emprego e necessita cada vez mais de profissionais capacitados que possam garantir o seu crescimento. Temos muita satisfação em afirmar que o Grupo Pão de Açúcar é um dos maiores empregadores privados do país. Investimos fortemente na capacitação e no desenvolvimento da nossa gente para que aprimorem, cada vez mais, a qualidade do atendimento ao cliente e como forma de promover seu desenvolvimento profissional. O programa “Eiros”, voltado para a formação de profissionais especializados, como padeiros, confeiteiros, açougueiros e peixeiros, é um exemplo das iniciativas desenvolvidas dentro de casa.

Somos um grupo econômico consciente de suas responsabilidades, que contribui para o crescimento do pais ao mesmo tempo que gera retorno para os acionistas, e que atua como protagonista nas comunidades em que está inserido. O Instituto Grupo Pão de Açúcar há mais de doze anos investe no desenvolvimento social e, por meio de consistentes programas de sustentabilidade e reciclagem, que se tornaram referência no Brasil, buscamos gerar benefícios ambientais e sociais em toda cadeia de valor, contribuindo para uma sociedade melhor e com mais oportunidades para todos”, comentou Enéas Pestana, diretor- presidente do Grupo Pão de Açúcar.

• Resultados do Grupo Pão de Açúcar com as ilustrações gráficas

Perfil - Grupo Pão de Açúcar e Viavarejo: O Grupo Pão de Açúcar é a maior companhia varejista no Brasil, com distribuição por meio de aproximadamente 1.810 pontos?devenda e canais eletrônicos. A estrutura multiformato do Grupo é formada pelas operações do GPA Alimentar e da Viavarejo. As operações do GPA Alimentar são compostas por supermercados (Pão de Açúcar e Extra Supermercado), hipermercados (Extra), lojas de proximidade (Minimercado Extra), atacado de autosserviço (Assaí), postos e drogarias. No GPA Alimentar, os negócios são divididos em Alimentos e Não?Alimentos (eletroeletrônicos, têxtil, bazar, drogaria e postos de combustível). Já as operações da Viavarejo são formadas por lojas físicas de eletroeletrônicos e móveis (Ponto Frio e Casas Bahia) e por comércio eletrônico (Nova Pontocom: Extra.com.br, PontoFrio.com.br, Casasbahia.com.br, Barateiro.com.br, Partiu Viagens e e?Hub). Fundado em 1948, em São Paulo, o Grupo está presente em 20 dos 27 Estados brasileiros, que juntos representam 94,1% do PIB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira