Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2013 - 09:39

Renova Energia inicia operação de seu primeiro projeto solar

Empreendimento abastecerá nova unidade da Yamana Gold.

São Paulo– Já está funcionando na Yamana Gold o primeiro projeto solar fotovoltaico da Renova Energia, uma das líderes em geração de energia renovável da América Latina. A planta tem capacidade instalada de 25,65kWp e permitirá à mineradora gerar energia para o próprio abastecimento. O sistema utiliza módulos fotovoltaicos com tecnologia silício monocristalino.

“Nesse modelo de geração, uma das vantagens é a redução dos custos com a transmissão, um serviço caro no Brasil, além de atender a crescente demanda da sociedade por uma energia limpa”, afirma Mathias Becker, diretor-presidente da Renova Energia.

O Projeto Pilar, da Yamana Gold, está localizado no município de Pilar de Goiás, distante cerca de 250 km de Goiânia, local onde está situada a unidade abastecida com energia solar.

“O sistema abastecerá toda a área administrativa do projeto Pilar, por meio da interligação à rede industrial, uma novidade que representa um marco rumo aos avanços em termos de sustentabilidade, um dos pilares da Yamana em todas as suas unidades e projetos.”, explica o diretor de Meio Ambiente Eder Luiz Santo.

A operação é o resultado do investimento realizado pela Renova nos últimos dois anos na geração solar. “Queremos ser competitivos em todas as fontes renováveis e já temos outros projetos em desenvolvimento”, adianta Mathias Becker, da Renova. A companhia aposta que a energia por meio do sol tende a tornar-se ainda mais difundida e acessível na medida em que receba incentivos para que sua cadeia produtiva se desenvolva.

O setor brasileiro de energia solar também foi favorecido recentemente pelas resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em abril de 2012, que demonstraram a intenção do governo em estimular a geração distribuída de energia elétrica por micro e minigeradores para consumo próprio.

A Renova acredita que um leilão do governo federal específico para a fonte solar possa contribuir de forma efetiva para o crescimento da indústria no Brasil.

As vantagens da energia solar ficam ainda mais evidentes porque o Brasil apresenta elevados índices de irradiação solar. Isso faz com que o sol, como matriz energética, desponte para enfrentar os desafios da expansão da oferta de energia.

A Renova Energia é uma das líderes em geração de energia por fontes renováveis do Brasil e possui o maior empreendimento eólico da América Latina, o Complexo Alto Sertão I. A empresa atualmente constrói outro empreendimento, o Complexo Alto Sertão II. Juntos, serão 29 parques eólicos que irão gerar mais de 700 MW de energia - montante capaz de abastecer mais de seis milhões de pessoas.

Desenvolver projetos de forma integrada, desde a prospecção até a implantação e operação de seus parques geradores é a base do modelo de negócios da Renova desde o início, há 11 anos. Nesse período, a empresa investiu na formação de uma equipe multidisciplinar e altamente capacitada formada por profissionais com grande experiência no setor de energia.

A companhia responde pelo maior portfólio de geração de energia eólica contratada com 1080MW e aplica uma política de sustentabilidade que está fundamentada em ações como a seleção de profissionais nas áreas onde atua e a redução constante do impacto ambiental, conciliando sempre as atividades econômicas com iniciativas para o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente.

Em julho de 2010, a Renova fez seu IPO e está listada no Nível 2 de governança corporativa da BM&FBOVESPA onde atua sob o código RNEW11.

Yamana Gold-A Yamana é uma empresa produtora de ouro com sede no Canadá. Tem significativa produção de ouro e áreas para produção deste metal em estágio de desenvolvimento, além de áreas em pesquisa e direitos no Brasil, Chile, Argentina, México e Colômbia. O plano da Yamana é continuar a crescer a partir desta base, por meio da expansão e aumento da produção das minas em funcionamento, do desenvolvimento de novas minas, de avanços nas áreas em pesquisa e permanecendo atenta a outras oportunidades de consolidação de operações com ouro, com foco primário nas Américas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira