Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2013 - 09:54

SITA e Cocesna vão implantar sistema de navegação aérea na América Central

As companhias aéreas que operam na Região de Informação de Voo Centro-Americana, cobrindo Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua, terão, a partir deste ano, o suporte do link de dados para vigilância de aeronaves e comunicação entre pilotos e controle de tráfego aéreo. A solução será fornecida através da parceria entre a SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, e a Corporacion Centroamericana de Servicios de Navegación Aérea (Cocesna).

A Cocesna é o órgão responsável pela prestação de serviços de navegação aérea no espaço aéreo destes cinco países da América Central. Através de sua Agência Central dos Serviços de Navegação Aérea (ACNA), o órgão selecionou a SITA como seu provedor de serviços de link de dados e também para a entrega do Future Air Navigation Services (FANS), assim como o Automatic Dependent Surveillance Contract (ADS-C) e Controller Pilot Data Link Communications (CPDLC). Estas duas últimas soluções foram aprovadas para aumentar a segurança e eficiência dos voos.

Lic. Ramón de Jésus Romero, CEO da Cocesna, disse: “Este serviço irá beneficiar todas as companhias aéreas que operam em nosso espaço aéreo sobre a América Central. Com esta tecnologia, a Cocesna passa a ter mais experiência em comunicação através do link de dados e passa a otimizar a gestão do tráfego aéreo e comunicação, o que é vital para o fluxo do tráfego entre a América do Norte e a América do Sul. Estamos ansiosos para dar início ao processo e muito satisfeitos de trabalhar com a SITA nesta fase de importante desenvolvimento para a aviação em nossa região.”

Philip Clinch, vice-presidente de soluções para aeronaves da SITA, diz: "Esta importante região de voo cobre todo o tráfego entre a América do Norte e a América do Sul. A SITA está muito contente de ter sido escolhida pela Cocesna para contribuir com o aumento da segurança e eficiência de seus serviços de gestão de tráfego aéreo. Como provedor de serviços de link de dados selecionado para a ANSP da América Latina, nós, da SITA, estamos muito empenhados em promover a evolução do serviço global de navegação aérea para o sistema ICAO-defined CNS/ATM."

A decisão de introduzir a solução FANS na Região de Informação de Voo da América Central para ser operada a partir do Centro de Controle de área da Cenamer, localizado em Tegucigalpa, Honduras, está totalmente alinhada com os objetivos estratégicos da Cocesna de reforçar a segurança e consolidar os recursos de comunicação para benefício de seus usuários.

A ADS-C presta serviços de monitoramento remoto em áreas oceânicas onde o radar não está disponível ou onde a comunicação de rádio não é confiável. As aeronaves com os aplicativos ADS-C podem transmitir automaticamente a sua identidade, altitude, posição e outras informações em intervalos periódicos para sistemas de gestão de tráfego aéreo e terrestre através do link de dados do satélite e esta informação é visualizada em um display, fornecendo dados precisos de rastreamento da aeronave aos controladores tráfego aéreo.

O CPDLC substitui a comunicação de voz de rotina entre tripulação e controladores de tráfego aéreo, com uma forma semelhante ao envio de e-mail. Estudos afirmam que o uso deste canal reduz erros de comunicação provocados ??por fatores como níveis muito altos de tráfego, má qualidade de voz e interrupções nas transmissões simultâneas.

Os aplicativos FANS a partir da Boeing (FANS/1) e da Airbus (FANS/A) são certificados e utilizados por mais de 1.200 aviões no mundo.

Assim que os serviços estiverem disponíveis, a Cocesna emitirá um aviso para todas as aeronaves que utilizam o espaço aéreo da América Central sob a sua responsabilidade.

A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A empresa entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operações de linha aérea comercial de passageiros, operação de vôo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em voo, e CHAMP Cargosystems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A companhia também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento segura da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 550 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. Em 2009, a empresa comemorou 60 anos de mercado. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$1.517 bilhão (€1.09 bilhão), em 2011.

O Cocesna é o órgão responsável pela prestação de serviços de navegação aérea na Região Central, através da Agência Central de Serviços de Navegação Aérea - ACNA, localizada em Tegucigalpa, Honduras, e onde são agrupados os seguintes serviços públicos: Controle de Tráfego Aéreo, Telecomunicações Aeronáuticas, Informações Aeronáuticas e Auxílio à Navegação Aérea.

Os países membros do Cocesna são Honduras, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Belize e Costa Rica, que assinaram o acordo de 26 de fevereiro de 1960. [www.cocesna.org]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira