Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/02/2013 - 09:30

Comitê Guandu lança livro sobre experiências para a gestão dos recursos hídricos

Em comemoração aos dez anos de atuação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (Comitê Guandu), o diretor-geral, Decio Tubbs Filho, o secretário-executivo, Julio Cesar Oliveira Antunes, e a coordenadora de Estudos e Projetos Ambientais, Janaina Silva Vettorazzi, organizaram o livro Bacia Hidrográfica dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim – Experiências para a Gestão dos Recursos Hídricos, cujo projeto gráfico e editorial é do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O lançamento será no dia 26 de fevereiro (terça-feira), às 16h., no Salão Azul da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica/RJ.

Os textos foram organizados considerando uma abordagem ecossistêmica e multidisciplinar, a partir da seleção de 17 artigos compreendendo áreas temáticas que tratam da qualidade da água; biomonitoramento; saúde ambiental; limnologia; recuperação da cobertura vegetal; geoprocessamento; geoquímica ambiental e análise ambiental?, enumerou Decio.

A publicação apresenta múltiplas ações desenvolvidas nas bacias da Região Hidrográfica, notadamente aquelas voltadas ao saneamento ambiental e à recuperação da cobertura vegetal em mananciais estratégicos. Muitas dessas ações foram possibilitadas pela atuação do Comitê Guandu, a partir da cobrança pelo uso da água, do plano de bacia hidrográfica e do apoio de sua agência delegatária (Agevap), em parceria com municípios, órgãos estaduais, usuários e associações civis. Os textos apresentados na obra aprofundam questões fundamentais para a gestão integrada dos recursos hídricos, contribuindo para o conhecimento das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim.

“É indiscutível a importância da água para a vida, mas reconhecidamente é crescente a geração de conflitos relacionados ao uso, à escassez e à qualidade, daí a importância de ações visando à proteção e à conservação de mananciais; a participação da sociedade na tomada das decisões e o investimento de recursos públicos e privados para a realização da gestão hídrica. Os trabalhos apresentados consolidam a utilização da bacia hidrográfica como unidade de planejamento e estudo. Infelizmente, devido a limitações editoriais, diversos artigos não puderam ser inseridos e, por conseguinte, um segundo volume se fará necessário”, frisou o diretor-geral do Comitê Guandu.

Além de Coordenadora de Estudos e Projetos Ambientais, Janaina Silva Vettorazzi é doutora em Biologia Animal pela UFRRJ. O diretor-geral, Decio Tubbs, é mestre em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutorando em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Professor adjunto do Departamento de Geociências do Instituto de Agronomia e do Curso de Geologia da UFRRJ. E o secretário-executivo, Julio Cesar Oliveira Antunes, é Mestre em Recursos Hídricos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e chefe de Departamento de Operação da Estação de Tratamento de Água do Guandu da Cedae.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira