Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/02/2013 - 09:53

Pacific Rubiales anuncia a descoberta de gás natural e condensados no bloco de exploração Guama, na Colômbia

Toronto-A Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE; BVC: PREC; Bovespa: PREB) anunciou no dia 21 de fevereiro (quinta-feira), a descoberta de gás natural e condensados no poço de exploração Manamo-1X perfurado no bloco Guama, na bacia do Baixo Magdalena, em área terrestre no norte da Colômbia. A empresa possui 100% de participação e é a operadora do bloco.

Ronald Pantin, diretor -geral da empresa, comentou: "Essa é uma descoberta importante para a Pacific Rubiales, já que demonstra o potencial de lucro do bloco Guama e da bacia do Baixo Magdalena, onde a empresa possui uma posição de grande superfície de exploração. Ela também valida o modelo sísmico geofísico utilizado para identificar com sucesso essas acumulações de gás ricas em condensados".

O poço Manamo-1X foi perfurado após duas descobertas de exploração anteriores no bloco, o poço Pedernalito-1X perfurado em 2010 e o poço Cotorra-1X perfurado no início de 2012. O poço visava areias e sedimentos de Porquero Medio C e D, do período Mioceno, um play de baixa permeabilidade testado com sucesso pelos poços exploratórios anteriores. Além de encontrar areias de baixa permeabilidade, o poço também resultou na descoberta de novos depósitos de areia em nível estratigráfico na região de Porquero Medio D, que é diferente e independente dos intervalos de areia testados no poço Cotorra-1X.

O poço Manamo-1X foi perfurado em uma profundidade total de 7.600 pés. A avaliação petrofísica indica um total de 251 pés de espessura líquida, com uma média de 18% de porosidade em um intervalo bruto que ultrapassa os 400 pés. O poço foi testado em uma área perfurada de 91 pés na nova areia prospectiva. Essa areia não precisa de estimulação de fraturamento hidráulico, deixando áreas adicionais exploráveis prospectivas para avaliação, inclusive uma camada de areia com gás de 23 pés identificada na parte rasa de Porquero. O poço Manamo-1X alcançou uma taxa máxima de fluxo de gás de 4,9 MMcf/d e de condensados de 296 bbl/d, em 54 graus API, através de um choke de 16/64" em um teste isocrônico de três fases, e uma taxa média de 2,8 MMcf/d de gás e 160 bbl/d de condensados através de um choke de 12/64", em pressão na cabeça do poço de 3.720 psi em um teste de fluxo estendido. O poço agora foi fechado por quatro dias para um aumento de pressão.

Imediatamente após o programa de testes atual, a empresa planeja perfurar o poço de exploração Capure-1X, a aproximadamente 2 km ao oeste de Pedernalito-1X, com o objetivo de estender o play de Porquero Medio para o nordeste. O poço Capure-1X completará o compromisso para a fase final de exploração no bloco Guama. Um programa de testes de fluxo prolongados está planejado para os poços perfurados no bloco, e espera-se que tenha início no final deste ano. Os dados dos testes de fluxo prolongados serão usados para determinar as características de fluxo em longo prazo nos depósitos de areia do Mioceno, bem como a contribuição potencial de recursos dos xistos adjacentes.

A Pacific Rubiales, empresa canadense e produtora de gás natural e petróleo bruto, é proprietária de 100% da Meta Petroleum Corp., que opera os campos de petróleo pesado de Rubiales, Piriri e Quifa na bacia de Llanos, e 100% da Pacific Stratus Energy Colombia Corp., que opera o campo de gás natural La Creciente no noroeste da Colômbia. A Pacific Rubiales também adquiriu 100% da PetroMagdalena Energy Corp., que possui ativos de petróleo leve na Colômbia, e 100% da C&C Energia Ltd., que possui ativos de petróleo leve na bacia de Llanos. Além disso, a empresa conta com uma carteira diversificada de ativos fora da Colômbia, que inclui a produção e exploração de ativos no Peru, Guatemala, Brasil, Guiana e Papua Nova Guiné.

As ações ordinárias da empresa são comercializadas na bolsa de valores de Toronto e na bolsa de valores da Colômbia e como recibos de depósitos brasileiros da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros do Brasil sob os símbolos ticker PRE, PREC e PREB, respectivamente. |PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira