Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2007 - 10:00

VeriSign atinge marcos históricos em sua iniciativa para fortalecer e diversificar a infra-estrutura global de internet

Empresa está posicionada para incrementar em 1000% a capacidade de sua infra-estrutura crítica até 2010.

São Paulo – A VeriSign, Inc. (Nasdaq: VRSN), líder em fornecimento de infra-estrutura digital para o mundo conectado, anuncia o atingimento de marcos chave e está bem posicionada para expandir e diversificar em 10 vezes a capacidade de sua infra-estrutura global de Internet até 2010.

Quando anunciou a iniciativa Project Titan em fevereiro deste ano, a VeriSign enfocou a expansão da infra-estrutura crítica da empresa em termos de escala, localização e investimento em novos sistemas de engenharia, monitoramento e segurança para suportar o crescimento do tráfego na Internet. Desde então, a VeriSign aumentou a capacidade de consultas diárias ao Sistema de Nomes de Domínios (Domain Name System – DNS) para 2 trilhões, continuou a diversificar sua infra-estrutura globalmente e criou ferramentas e processos novos para melhor monitorar e gerenciar o tráfego e implementar vários upgrades de sistemas.

O Project Titan é uma iniciativa plurianual voltada para fortalecer a infra-estrutura. Estes melhoramentos são vitais para gerenciar o grande aumento de interações na Internet e proteger contra ataques cibernéticos que agora crescem tanto em escala quanto em sofisticação.

“Se a infra-estrutura da Internet não for fortalecida e reforçada continuamente, corremos o risco de que não consiga suportar as necessidades cada vez maiores e dinâmicas dos usuários, empresas e governos que se apóiam nesta infra-estrutura diariamente para negócios, comunicação e operações”, disse Ken Silva, chief security officer da VeriSign. “Para que a Internet continue uma plataforma confiável, é preciso haver total confiança de que ela é capaz de escalar para suprir as demandas e proteger a si mesma contra ataques daqueles que querem destruí-la.”

A VeriSign gerencia a infra-estrutura crítica que suporta o registro de domínios e o tráfego de resolução para os sistemas de .com e .net. Ao fazê-lo, a empresa lida com uma demanda pesada, atingindo um pico de processamento de mais de 30 bilhões de consultas diárias ao DNS no segundo trimestre. Uma consulta ao DNS ocorre toda vez que um usuário de Internet acessa um web site, verifica e-mail ou utiliza um aplicativo que se apóia nas infra-estruturas de .com e .net. Isso não inclui o vasto número de computadores que se comunicam entre si por meio de consultas ao DNS geradas automaticamente. A VeriSign também opera os servidores raiz “A” e “J”, que atuam como diretório central para rotear tráfego da Internet para outros domínios de primeiro nível.

A tecnologia de Internet trouxe transformações para as áreas de comunicação pessoal, operações bancárias e financeiras, processos do governo, manufatura, para a vida econômica, social e política das economias industrializadas. O crescimento dos usuários de Internet, de capacidade de banda larga e de dispositivos habilitados para Internet abriu as portas para hackers, o crime organizado e até perigosos terroristas atacarem nossas redes.

O abuso cibernético — SPAM, spyware, abuso de identidade, ataques virais e exploits do tipo denial of service (DoS) — envolve com freqüência o “seqüestro” de PCs e outros dispositivos, agora interligados através de conexões de banda larga, e a utilização desta largura de banda para disparar ataques à infra-estrutura da Internet. Uma série de ataques graves nos últimos dois anos mostra como aumentaram a freqüência e a sofisticação destes incidentes – eles são cerca de cem vezes mais ameaçadores do que os ataques realizados há poucos anos atrás.

O Project Titan tem vários componentes, que incluem - Upgrades de capacidade de consulta ao DNS e de largura de banda. A VeriSign expandiu a capacidade de consultas diárias ao Sistema de Nomes de Domínios (DNS) de 400 bilhões para quase 2 trilhões. A empresa continuará a atualizar seus sistemas para atingir a capacidade de 4 trilhões de consultas diárias. A VeriSign também ampliou o leque proprietário de sistemas de resolução para aumentar a largura de banda de mais de 20 gigabits por segundo (Gbps) para acima de 100 Gbps. Até 2010, terá ultrapassado 200 Gbps.

Diversificação da infra-estrutura. A VeriSign está ampliando sua infra-estrutura ao redor do mundo para aprimorar a redundância e reduzir a latência. A empresa acrescentou Bases Regionais de Resolução de Internet na Argentina, Bulgária, Lituânia e África do Sul e está em negociação com a Índia, a Alemanha e o Chile para implementar infra-estrutura nestes países. Estas bases regionais estendem mundialmente as infra-estruturas de .com e .net, o que diversifica o sistema, aumenta a estabilidade e acelera a velocidade de resolução para os usuários finais. Estas bases amplamente distribuídas também direcionam tráfego de DNS de regiões específicas para bases de resolução determinadas de modo a proporcionar um isolamento mais eficaz de tráfego malicioso. Atualmente, a VeriSign já cumpriu mais de um quarto da meta de implantar bases regionais em mais de 100 locais ao redor do globo até 2010.

Expansão da infra-estrutura existente. VeriSign está expandindo a infra-estrutura de registro e resolução de domínios existente para gerenciar as demandas crescentes sobre os sistemas de .com e .net. A VeriSign estabeleceu novas instalações de infra-estrutura em Miami, na cidade de Nova York, em Chicago, Palo Alto e Washington para aprimorar seus centros de operações e aperfeiçoar as bases de resolução de nomes de domínios e a capacidade de registro. Estes servidores rodam software especializado nas arquiteturas tolerantes à falha elaboradas pela VeriSign para gerenciar tráfego de resolução e transações de registro em velocidades cada vez maiores.

Desenvolvimento de novas tecnologias e processos. A VeriSign está desenvolvendo serviços de monitoramento e de resposta de última geração que ajudarão a melhor gerenciar o tráfego de .com e .net e proteger o sistema contra ameaças cibernéticas. Os sistemas de monitoramento diagnosticarão rapidamente anomalias no tráfego da Internet, que aparecem com freqüência antes de um ataque cibernético, possibilitando uma ação preventiva para minimizar o impacto. A VeriSign também implementará novos protocolos de segurança de DNS para melhor proteger o tráfego na Internet.

As projeções financeiras atuais da VeriSign incluem os custos associados ao Project Titan.

Perfil da VeriSign - A VeriSign, Inc. (Nasdaq: VRSN) oferece serviços de infraestrutura digital que viabilizam e protegem bilhões de interações diárias através de redes globais de voz e dados. Mais notícias e informações sobre a empresa estão disponíveis no Web site www.verisign.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira