Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2013 - 07:23

08 de Março – Dia Internacional da Mulher

Alimentação Equilibrada e Exercícios Físicos: confira dicas para melhorar a qualidade de vida.

O Dia Internacional da Mulher é uma data, cada vez mais significativa no País. Ela destaca a importância da mulher na sociedade e na família. Cuidar de filhos, vida profissional, casa, família, amigos...Será que com tantas tarefas, ainda sobra tempo para cuidar da saúde de forma correta? É indispensável mencionar alguns dos principais cuidados para melhorar a qualidade de vida: alimentação equilibrada saudável e prática de exercícios físicos, combinação que pode valorizar a beleza e preservar a saúde.

Segundo a Dra. Lorença Dalcanale (CRN 14383), nutricionista do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica e Mestre em Ciências da Saúde em Gastroenterologia Clínica, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o conceito de alimentação equilibrada deve seguir três fatores indispensáveis: variedade, moderação e qualidade. “Não existe um alimento que contenha todos os nutrientes necessários para uma boa saúde. Além disso, todos os alimentos podem ser consumidos, desde que com moderação e equilibrando a ingestão entre os grupos de alimentos: carboidratos, proteínas e gorduras. Por fim, comer alimentos que contêm vitaminas, minerais e fibras, como frutas e verduras, e diminuir o consumo dos que possuem calorias “vazias”, como doces, alimentos refinados e refrigerantes.

A nutricionista explica que quanto mais colorido e variado for o prato maior será a gama de vitaminas e minerais que estará se ingerindo. Uma boa maneira de equilibrar a montagem retirar e substituir por uma refeição é dividi-la em três partes iguais: uma deve conter saladas verde e legumes, outra parte deve conter os carboidratos e a terceira porção de proteína. Já os alimentos diet e light ajudam a equilibrar a dieta, especialmente para os que querem perder peso, pois os produtos light apresentam uma redução de açúcares e gorduras. O ideal é que se tenha bom senso no consumo de adoçantes, pois tudo que é em exagero pode trazer algum malefício ao organismo. Ela alerta que para quem deseja emagrecer não é aconselhável ficar sem jantar, porque longos períodos de jejum desaceleram o metabolismo e priorizam perda de músculo, além de serem um gatilho para compulsões e aumento da voracidade e descontrole, finaliza a Dra. Lorença.

Exercícios físicos - Para a redução da gordura corporal, manutenção do peso, ganho da massa magra, a prática de esportes e exercícios físicos ajudam também na prevenção e diminuição dos riscos das doenças associadas ao aumento de peso, como diabetes, hipertensão, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares. Segundo Marcelo Joaquim Antonio, Personal Trainer do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica, a atividade física proporciona ao paciente a melhora na qualidade de vida, mas para iniciá-las é preciso avaliação médica, realizada pelo cardiologista e também por um ortopedista, de acordo com cada caso.

Segundo Marcelo, para as pessoas que não conseguem frequentar diariamente uma academia, o Programa dez mil passos pode ser considerado uma alternativa eficaz para superar o sedentarismo e inserir mais movimento no dia a dia. Com a prática dos dez mil passos diários, dependendo do tamanho do passo e velocidade, é possível gastar cerca de 500 calorias por dia. Para contabilizar as passadas num dia, as pessoas podem levar na cintura um pedômetro que apresentará o número final. Se uma pessoa praticar dez mil passos todos os dias obterá resultado de emagrecimento similar ao da prática de exercícios realizados em esteiras ou bicicletas nas academias, sem necessidade de alterar drasticamente a rotina. A eficiência deste programa já foi comprovada por vários estudos internacionais, como o realizado pelo Centro de Cirurgia Bariátrica da Monash University, em Melbourne (Austrália).

Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica - Com equipe multidisciplinar formada por profissionais com conhecimento científico e experiência clínica comprovada, o Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica reúne em um único local os mais avançados recursos materiais e humanos, para oferecer um atendimento completo ao paciente - cirúrgico, psicológico, nutricional e esportivo. [www.obesidadeemetabolica.com.br]. O Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica é dirigido por Dr. Luiz Vicente Berti (CRM-SP 62294), cirurgião do aparelho digestivo, um dos precursores da cirurgia bariátrica no país e um dos pioneiros deste procedimento por videolaparoscopia, ele já realizou mais de 3.500 operações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira