Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2013 - 08:20

Siemens equipará sistema da ThyssenKrupp em mina de cobre peruana


A Divisão de Tecnologias de Drive da Siemens recebeu um pedido da ThyssenKrupp Robins (Greenwood Village, Colorado, EUA) para fornecer o sistema de acionamento sem engrenagens para o sistema de transportadoras principais da mina de cobre de Las Bambas, no Peru. A mina é de propriedade da Xstrata Copper (Brisbane, Austrália). Las Bambas será a segunda mina da Xstrata Copper no Peru a usar acionamento sem engrenagem da Siemens em suas transportadoras principais. A primeira mina peruana a utilizar esse tipo de acionamento é a Mina Antapaccay, que passou a operar comercialmente no início de novembro de 2012. Em comparação com os sistemas de acionamento convencionais, o acionamento sem engrenagens apresenta eficiência, disponibilidade e confiabilidade mais altas, assim como menos necessidade de manutenção. O início da operação do novo sistema de transportadoras de Las Bambas está previsto para 2014.

As transportadoras principais da mina de cobre da Xstrata em Las Bambas estão sendo projetadas e fornecidas pela ThyssenKrupp. Cada uma das duas transportadoras principais tem cerca de 2,5 quilômetros de comprimento e transportará minério da mina à planta de processamento. As correias terão largura de 1.830 milímetros e velocidade de 6,5 metros por segundo, sendo projetadas para transportar aproximadamente 9.400 toneladas de material por hora.

O sistema de acionamento da Siemens para cada uma das duas transportadoras principais inclui dois motores síncronos de baixa rotação – cada um com potência total de 4.400 kilowatts – e os respectivos cicloconversores Sinamics SL150. Essa solução de acionamento sem engrenagens tem uma série de vantagens em relação à combinação de motor de alta rotação e acionamento com caixa de engrenagens, geralmente usada em sistemas de transportadoras. O tamanho do motor não fica limitado pelo tamanho da caixa de engrenagens disponível, o que elimina a necessidade de instalar acionamentos com múltiplos motores. A potência necessária para acionar uma correia pode ser fornecida por apenas um acionamento por polia de correia. Isso permite que o tamanho da sala elétrica seja reduzido, o que poupa espaço e peso.

A eliminação de toda uma série de componentes mecânicos e elétricos aumenta a confiabilidade e a eficiência do sistema como um todo em três a quatro por cento. O uso de acionamento sem engrenagens em vez de conjuntos padrões motorredutores eliminará por volta de 40 rolamentos e oito acoplamentos por transportadora. Os requisitos de manutenção do sistema de acionamento também são substancialmente menores. Apenas a manutenção das caixas de engrenagens pode chegar a cinco por cento do custo do investimento anual original a cada ano. A lubrificação e os sistemas de refrigeração de caixas de engrenagens, assim como a respectiva manutenção, também estão dispensados nesta solução.

O primeiro sistema de transportadoras a operar com acionamento sem engrenagens foi instalado em 1986 pela Siemens e a ThyssenKrupp (antiga O&K) na Mina Prosper-Haniel, pertencente à Deutsche Steinkohle AG.

Parte da Xstrata plc, a Xstrata Copper tem sede em Brisbane, Austrália, e opera minas e plantas de produção na Argentina, Austrália, Chile, Canadá e Peru. A empresa é a quarta maior produtora de cobre do mundo. A mina de cobre de Las Bambas, no sul do Peru, está em plena construção. Prevê-se que, a partir de 2015, produza por volta de 400.000 toneladas de cobre em concentrado por ano. [www.siemens.com/mining ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira