Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2007 - 10:20

Petróleo se aproxima dos US$94

Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo nos Estados Unidos bateram novo recorde nesta segunda-feira e foram negociados perto de 94 dólares por barril, por conta de uma interrupção na produção mexicana devido a uma tempestade e à fragilidade do dólar.

Na Nymex, o contrato dezembro subiu 1,67 dólar e fechou cotado a 93,53 dólares por barril, tendo atingido a máxima história de 93,80 dólares. O petróleo tipo Brent para dezembro, negociado em Londres, teve alta de 1,63 dólar, para 90,32 dólares.

A petrolífera estatal mexicana Pemex paralisou um quinto da produção do país e suspendeu a maior parte das exportações à medida que uma tempestade atingia portos em todo o país, grande fornecedor dos Estados Unidos.

Os preços do petróleo subiram mais de um terço desde meados de agosto após tensões entre a Turquia e rebeldes curdos na fronteira com o Iraque, desvalorização do dólar, menores taxas de juros e preocupações com estoques antes do inverno no Hemisfério Norte atraírem capital para o setor.

"Todos os novos fatores altistas empurram o petróleo dos EUA irracionalmente para perto dos 100 dólares por barril", relatou a SGCIB, acrescentando que os "preços cairão se o Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed (FOMC, na sigla em inglês) não fizer nada".

O comitê se reunirá nos dias 30 e 31 de outubro, e o mercado está apostando em um novo corte na taxa de juros, por conta do aprofundamento da crise imobiliária nos EUA.

Expectativas de um novo corte pressionaram a baixa do dólar para um patamar recorde ante uma cesta de moedas e impulsionaram o preço das commodities que têm preços denominados em dólar.| Por : Matthew Robinson, com Reportagem adicional de Janet Mcbride e Elena Moya em Londres e Fayen Wong em Sydney/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira