Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2013 - 07:24

Capgemini registra desempenho sólido em 2012

Receita foi de € 10, 3 bilhões, aumento de 5,9% em relação ao ano anterior.

O Grupo Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anuncia os resultados do ano encerrado em 31 de dezembro de 2012.

Apesar do mercado em recessão, em 2012 o Grupo alcançou a marca dos € 10 bilhões em receita (€ 10.264 milhões). A receita cresceu 5,9% em relação aos números publicados em 2011 (com a atual estrutura do Grupo e considerando-se as taxas de câmbio correntes). Se usarmos bases iguais, o crescimento foi de 1,2%. A diferença entre essas duas porcentagens deve-se, principalmente, à valorização do dólar americano e da libra britânica em relação ao euro e à integração da Prosodie, adquirida em julho de 2011.

As vendas totalizaram € 10.084 milhões durante o ano, permanecendo no mesmo patamar de 2011 (€ 10.122 milhões). O índice book-to-bill foi de 1,07 no ano e de 1,16 no quarto trimestre para as divisões de Technology Services, Local Professional Services (Sogeti) e Consulting Services, confirmando o dinamismo dessas atividades.

A margem operacional foi de € 787 milhões, ou 7,7% da receita consolidada de 2012, o que representa um aumento de 0,3 pontos em relação a 2011, de acordo com os objetivos da organização. O Grupo continua aumentando sua lucratividade, mesmo tendo alcançado 9,0% no segundo semestre de 2012. A margem operacional em 2012 foi de 8,8%, antes da amortização dos ativos intangíveis adquiridos por meio de fusões. Apesar do aumento significativo nos custos com reestruturação (€ 168 milhões em 2012, contra € 81 milhões em 2011), o lucro operacional foi de € 601 milhões.

O caixa líquido e equivalentes de caixa totalizaram € 872 milhões em 31 dezembro de 2012, um aumento de € 418 milhões em relação ao ano anterior. Impulsionado pelo desempenho do segundo semestre, o fluxo de caixa orgânico foi de € 496 milhões, contra € 164 milhões em 2011 (incluindo pagamentos antecipados de importantes clientes anglo-saxões).

Para Paul Hermelin, presidente e CEO do Grupo Capgemini, "apesar da desaceleração econômica observada em 2012 na zona do euro, o Grupo registra um desempenho sólido – de acordo com o compromisso assumido – e prova, mais uma vez, sua capacidade de permanecer firme perante a flutuação econômica. Fortalecemos nosso foco global – como comprovado pelo sucesso na América do Norte, líder mundial do mercado de serviços de TI. Aumentamos os recursos no exterior e enriquecemos nosso portfólio. Em 2013, mais do que nunca, trabalharemos para estabelecer a posição de liderança da Capgemini ao lado das maiores empresas do setor, além de satisfazer as exigências de nossos clientes em termos de competitividade e inovação”.

Operações por divisão: Serviços de Tecnologia – o principal negócio do Grupo em termos de receita (responsável por mais de 40%) – apresentou uma melhoria constante no índice de utilização dos recursos e uma ligeira queda nos preços, que possibilitou o aumento da margem operacional em 7,9%.

Serviços de Terceirização – responsável por 40% da receita do Grupo – registrou um crescimento de 0,5% (em relação ao mesmo período do ano anterior) e uma margem operacional de 7,6%, estável em relação a 2011.

Sogeti – responsável por 15% da receita do Grupo – registrou uma queda de 1,3% (em relação ao mesmo período do ano anterior) e uma sutil diminuição da margem operacional (10,4% em 2012 contra 10,9% em 2011).

Serviços de Consultoria – responsável por 5% da receita do Grupo – registrou uma queda de 3,6% na receita em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar da ligeira queda na margem operacional em 2012, a divisão Serviços de Consultoria ainda é a mais rentável do Grupo (11,2%).

Funcionários: em 31 de dezembro de 2012, o número total de empregados do Grupo Capgemini era de 125.110, contra 119.707 no final do ano anterior. A organização alcançou o marco de 50.000 funcionários trabalhando no exterior (50.425 no modelo offshore, inclusive 41.019 trabalhando na Índia), o que representa 40% do número total de funcionários, contra 37% no final de 2011. O Grupo contratou 31.000 novos funcionários em 2012.

¹ A margem operacional é um dos principais indicadores de desempenho do Grupo. É a diferença entre a receita e os custos operacionais, sendo estes últimos a soma dos custos dos serviços fornecidos (despesas incorridas durante a entrega do projeto), as despesas de venda, despesas gerais e administrativas.

² O lucro operacional do Grupo incorpora as mudanças associadas às ações ou opções alocadas a um grande número de funcionários, assim como outros rendimentos e despesas não recorrentes e despesas com godwill impairment, ganhos ou perdas de capital decorrentes de disposições, custos com reestruturação, custo com a aquisição e integração de empresas compradas e impactos da redução ou liquidação de planos de previdência definidos.

³ O fluxo de caixa livre orgânico é igual ao fluxo de caixa decorrente de operações, menos as aquisições de propriedade, fábricas, equipamentos e ativos intangíveis (livre de desinvestimentos), ajustado para fluxos relacionados aos juros líquidos

Capgemini -Com mais de 125 mil profissionais em 44 países, a Capgemini é um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização. Em 2012, o Grupo reportou uma receita global de 10,3 bilhões de euros. Em conjunto com seus clientes, a Capgemini cria e entrega soluções de negócios e tecnologia, que atendem às suas necessidades e alcançam os resultados desejados. Como uma empresa essencialmente multicultural, a Capgemini desenvolveu seu modo próprio de trabalhar, o Collaborative Business ExperienceTM, com base no Rightshore®, seu modelo de entrega mundial.

Em 2010, o Grupo Capgemini adquiriu a CPM Braxis, que vem operando com sucesso no Brasil por mais de 30 anos. No final de 2012, a CPM Braxis Capgemini teve sua marca mudada para Capgemini. No País, a Capgemini emprega 7,8 mil pessoas e atende mais de 200 clientes, oferecendo quatro principais linhas de serviços: Applications Services, Infrastructure Services and Products, and Business Process Outsourcing (BPO). [www.br.capgemini.com. Conecte-se à Capgemini no Brasil pelo Twitter, Facebook e LinkedIn

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira