Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2013 - 08:20

Lobby atividade ética, legítima, democrática e profissional

Profissionais, governo e sociedade querem a sua regulamentação.

O lobby é uma atividade ética e legítima que já se pratica no Brasil desde o Império. Nos Estados Unidos é exercida desde a Primeira Emenda em 1792, há exatos 221 anos. É o catalisador das relações da cidadania, da sociedade e das organizações públicas e empresariais com o poder constituído. É uma atividade profissional inserida no planejamento estratégico das organizações na solução de seus pleitos e demandas com o centro decisório dos Três Poderes.

No Brasil ainda é, infelizmente, utilizado de forma amadorística e incorreta, criando clima de desconfiança para quem o exerce e de suspeita para quem o contrata. É uma falácia. O lobby é uma prestação de serviços profissionais éticos e legítimos.

A imprensa, infelizmente, denomina e classifica de lobista todos que praticam malfeitos, como bem definiu a presidenta Dilma Rousseff, em detrimento dos legítimos interesses do povo e da nação brasileira. Diante disso, o Governo Federal tem interesse em balizar as relações da sociedade e das organizações - de forma clara, objetiva e transparente com as instituições governamentais -.

Neste contexto, a Casa Civil da Presidência da República está elaborando projeto que defina, estabeleça e desenvolva o relacionamento da sociedade com os poderes público e político de forma democrática e transparente. No Congresso tramitam vários projetos sendo, o mais antigo, do então Senador Marco Maciel e, recentemente de 2007, do deputado federal Carlos Zarattini (Projeto de Lei nº 1202/2007), aguarda votação na CCJ – Comissão de Constituição e Justiça, desde 2008. Este projeto conta com o endosso do governo e receberá os ajustes necessários à sua rápida tramitação e aprovação. A sociedade e as organizações já estão mobilizadas e aguardam a regulamentação do lobby.

Pela sua importância como indutor das relações éticas e legítimas, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Comunicação, Capacitação Profissional e Empresarial – Ibradep, realizará, com o apoio da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, nos dias 12 e 13 de março próximo, no Salão Orquídea do Quality Jardins Hotel, Alameda Campinas, 540 – São Paulo/SP, das 8h00 às 18h00, o Seminário Profissional LOBBY, instrumento legítimo da cidadania e da sociedade no mundo globalizado, com a participação de quatro especialistas, no dia 12: Luiz Alberto dos Santos, Subchefe da Casa Civil da Presidência da República, com o tema “Regulamentação do Lobby, transparência e governança democrática” e, Wagner Pralon Mancuso, professor de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – Universidade de São Paulo, abordando “Lobby, reflexões sobre eficácia e legitimidade”. No dia 13, Maria Cecilia Coutinho de Arruda, professora da EAESP-FGV e diretora- executiva da ALENE – Associação Latino-Americana de Ética, Negócios e Economia, “A ética no lobby” e, Paulo Regis Salgado, professor de Relações Públicas, da FAPCOM, “Relações Governamentais, comunicação política”. Mediadores do Seminário, Gilda Fleury Meirelles e Mauro Lima Wu, diretores do IBRADEP.

.[Informações e inscrições: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Comunicação, Capacitação Profissional e Empresarial. Ibradep - Gestão da Comunicação | Telefone (11) 4152-8419 | Telefax: (11) 4153-6436 | E-mail: [email protected] | [email protected]].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira