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28/02/2013 - 09:20

Paraná Banco registra lucro líquido de R$ 151,8 milhões em 2012

Rentabilidade, crescimento de carteira e manutenção da qualidade dos ativos marcaram o ano da Companhia.

O Paraná Banco encerrou 2012 com lucro líquido ajustado de R$ 151,8 milhões, número 21,7% superior aos R$ 124,8 milhões obtidos no ano anterior. Este resultado leva a rentabilidade, medida pelo retorno sobre o patrimônio líquido (ROAE), a 13,1%, o que representa um retorno sobre o CDI de 156,5%. O fim do exercício de 2012 do Banco combinou rentabilidade, crescimento de carteira e manutenção da qualidade dos ativos de crédito. A base para o excelente desempenho esteve na situação de capital confortável do Banco, que o permitiu aproveitar a oportunidade de curto prazo criada com a vigência das resoluções 3.533 (alteração na contabilização das cessões de crédito) e 3.563 (maior necessidade de capital para operações de crédito consignado com prazo contratual superior a 60 meses), e no modelo de funding compativel ao negócio, que acompanhou favoravelmente a queda da taxa básica de juros - SELIC.

Por possuir um nível de Basiléia de 27,1% em dezembro de 2012 (16,1 p.p acima do limite de 11% estipulado pelo Banco Central), e sustentar seus ativos através da captação de recursos compatíveis com a sua atividade e porte (não utilizando cessões de crédito desde 2008), o Paraná Banco originou em 2012 quase R$ 1,5 bilhão em créditos consignados, um recorde histórico. Esta produção elevou sua carteira de crédito consignado em 22,8% em comparação a 2011, bem acima da média do mercado que para o mesmo período cresceu 15,7%.

No segmento middle market (operação com empresas com faturamento anual entre R$ 20 e 500 milhões) o Banco apresentou um crescimento de 38,4% na comparação anual, o que representa 16,5% de participacção na carteira total, evoluindo na estratégia de diversificacção da carteira de crédito. A qualidade da carteira de middle por sua vez, se manteve elevada e os créditos em atraso acima de 90 dias encerraram o exercicio representando 1,8% da carteira de credito. Segundo a Administração em 2013 serão lançados o Trade Finance e Confirme (modalidade de aquisição de crédito de fornecedores), produtos que permitirão ao Banco intensificar o relacionamento com seus clientes.

A participação do grupo segurador no resultado do Banco foi de 28,3% em 2012. Em dezembro o sócio norte-americano Travelers Companies exerceu sua opção de aumentar a participação nas empresas de seguros JMalucelli, o que, para a Administração, representa o reconhecimento de uma perspectiva de médio/longo prazo para o negócio de seguros bastante positiva. Em volume de negócios, a JMalucelli Seguradora emitiu 16,6% mais apólices de seguro garantia do que no decorrer de 2011, que, no entanto, por conta da maior disputa de players deste mercado, renderam um volume de prêmios retidos estável na comparação anual. No acumuldado de janeiro a dezembro de 2012 o mercado de seguro garantia brasileiro apresentou uma estagnação, decrescendo 1,5% em relação a 2011 segundo dados da SUSEP. Também em 2012, como já fazem desde 1997, a JMalucelli Seguradora e a JMalucelli Resseguradora mantiveram a liderança de mercado com 28,3% e 34,4% do mercado de garantia, respectivamente. A perspectiva para 2013 é positiva. Gustavo Heinrich, vice-presidente da JMalucelli Seguradora, acredita que 2013 estará “no aguardo do avanço das obras de infraestrutura, como, por exemplo, do trem-bala, das rodovias, do saneamento básico e dos empreendimentos ligados à energia”. O discurso pouco mudou do ano passado, mas a verdade é que a expectativa ainda é a mesma.

Segundo o Presidente do Paraná Banco, Cristiano Malucelli, o ano de 2012 foi de crescimento e ganho de eficiência. “O balanço do Banco cresceu 22% acompanhado de elevação e reafirmação de nossos ratings, criando condições bastante favoráveis para redução do custo de funding a médio prazo. Temos executado nossa estratégia com muita disciplina buscando ganhos de eficiência via controle de custos e melhoria de processos. A manutenção da qualidade da carteira sempre esteve no topo da nossa agenda e tem ganhado ainda mais atenção a medida que avançamos em middle“, finaliza Malucelli.

Paraná Banco-Especializado em crédito consignado, crédito para empresas do segmento de middle market, seguro garantia, seguros dos ramos elementares e resseguros, o Paraná Banco tem apresentado crescimento consistente que, combinado com baixos índices de inadimplência, o tornam um banco com sustentável rentabilidade. Seus canais de venda, estrutura de negócio e alta capitalização, aliados a experiência nos setores em que atua, colocam-no em posição privilegiada para beneficiar-se das oportunidades de crescimento.

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