Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2007 - 10:36

TITO Global Trade Services contribui para melhora em processo de importação da Delphi

O tempo médio obtido na liberação de carga para os produtos da Delphi no Aeroporto de Viracopos no período de agosto de 2006 a julho de 2007 foi de 13h39m, a empresa mais eficiente do ano.

São Paulo – Estrutura organizacional que privilegia o processo, visibilidade dos resultados, treinamento interno dos colaboradores e agilidade operacional são alguns dos principais fatores que podem ser ressaltados na parceria entre TITO Global Trade Services, provedora de serviços em logística internacional e em comércio exterior, e a Delphi Automotive Systems do Brasil.

Durante o Simpósio Scala 2007, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, em Campinas, interior de São Paulo, a TITO receberá pelo segundo ano consecutivo o prêmio Destaque Cadeia Logística na categoria Segmento Automotivo, como a mais ágil operadora aduaneira do Aeroporto de Viracopos. O sucesso é comemorado juntamente com a Delphi.

De acordo com Reinaldo dos Santos, gestor operacional da TITO, o reconhecimento se deve, entre outros aspectos, à melhoria continua dos processos através de kaizens e workshops para a busca de um processo mais robusto e eficiente. “Mas o principal é o comprometimento de toda a equipe na busca incessante desse objetivo”, comenta.

Segundo o executivo, o tempo médio obtido na liberação de carga para os produtos da Delphi em Viracopos no período de agosto de 2006 e julho de 2007 foi de 13h39m, considerado o melhor tempo médio dentre todas as empresas do setor automotivo, segundo o ranking publicado mensalmente pela Infraero.

O processo - No final de 2004, a Delphi revisou todo o processo de importação aérea em Viracopos com o objetivo de reduzir os custos e melhorar o atendimento às 12 plantas da empresa no Brasil. Assim, foram estabelecidas metas pré-definidas, com padrões de controle e medição de performance, o que permitiu melhorias sustentáveis ao longo do tempo.

Conforme Jansen Esteves, gerente de Logística e Comércio Exterior da Delphi na América do Sul, “a parceria entre a importadora e seus prestadores de serviço foi a responsável pelo sucesso do trabalho”.

“Após a conferência, acompanhamos através do Sistema Mantra a chegada da aeronave e efetuamos o registro de Declaração de Importação (DI). Há uma equipe dedicada no Aeroporto de Viracopos para logo após o registro da DI, dar início aos trâmites de desembaraço através da seleção de Parametrização no Siscomex. Em paralelo à apresentação da documentação na Receita Federal, efetuamos a emissão da Nota Fiscal, aguardamos a liberação do processo pela RF e entregamos para a transportadora”, ressalta Reinaldo dos Santos.

Em 2007, a TITO deve operar cerca de 110 mil processos no Brasil, 11 mil na Argentina, 1,7 mil no México e 1,2 mil operações nos Estados Unidos. A empresa é reconhecida pela eficiência operacional e pelo alto nível de exigência dos processos logísticos just in time, onde a documentação e os procedimentos alfandegários têm de ser efetivados e são medidos em horas e minutos.

“Pela qualidade do trabalho que estamos prestando à Delphi e pelos resultados obtidos (redução de custos alfandegários, armazenagem, inventário e estoque), entendemos que o nosso relacionamento está muito bem alicerçado tanto do ponto de vista operacional como do relacionamento comercial. E, acima de tudo, existe um respeito muito grande por nossos profissionais”, finaliza o gestor operacional da TITO.

Premiação - A TITO Global Trade Services foi reconhecida pela Delphi como a melhor fornecedora de logística do ano. A premiação ocorreu no dia 24 de outubro, durante a VI Convenção de Fornecedores. O evento reuniu 80 empresas e mais de 230 profissionais que trabalham com o setor automotivo.

Sobre a TITO Global Trade Services - Com 72 anos de atuação, a TITO Global Trade Services é uma empresa internacional provedora de serviços em comércio exterior, especializada em logística internacional e gestão aduaneira, além de desenvolver atividades nas áreas de consultoria legal, outsourcing e gerenciamento de projetos (PMO).

A empresa conta com 440 funcionários, distribuídos nos escritórios de São Caetano do Sul (SP), Santos (SP), Suzano (SP), Viracopos (SP), Guarulhos (SP), Porto Alegre (RS), Uruguaiana (RS), São Borja (RS), Novo Hamburgo (RS), Rio Grande (RS) e Salvador (BA). Na Argentina, tem unidades em Buenos Aires, Zarate e Paso de Los Libres, no México, na Cidade do México, e nos Estados Unidos, em Miami.

Perfil da Delphi - A Delphi é uma das líderes mundiais em tecnologia de eletrônica móvel, componentes e sistemas de transportes. Na América do Sul, conta com 10 mil funcionários em 12 fábricas: Itabirito (MG), Paraisópolis (MG), Jacutinga (MG), Espírito Santo do Pinhal (SP), Piracicaba (SP), Jambeiro (SP), Jaguariúna (SP), Cotia (SP), São José dos Pinhais (PR), Porto Alegre (RS), Gravataí (RS) e Terra do Fogo (Argentina). Há ainda 02 Centros Tecnológicos – São Caetano do Sul (SP) e Piracicaba (SP) – e 05 Centros de Aplicações – Jaguariúna (SP), Porto Alegre (RS), Jambeiro (SP) e Cotia (SP) e Buenos Aires (Argentina) –, além da matriz administrativa em São Caetano do Sul (SP). A Delphi Soluções em Produtos e Serviços (DPSS), divisão de aftermarket da Delphi, possui ainda Centros de Distribuição em Campinas e Cotia (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira