Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2013 - 08:42

O maior veleiro de madeira do Brasil chega a Paraty com exposição sobre Darwin


Educação, cultura, história e aventura. É exatamente a mistura de todos estes elementos que os visitantes encontram a bordo do Tocorimé Pamatojari, o maior veleiro de madeira do Brasil. E agora chegou a vez de Paraty. Após temporadas no Rio de Janeiro e Angra dos Reis, no dia 02 de março (sábado) Tocorimé Pamatojari participa do “Paraty juntos na educação” e apresenta a exposição interativa “Darwin no Tocorimé”. A exposição é uma verdadeira viagem no tempo, ao universo do naturalista inglês Charles Darwin e de suas descobertas mais relevantes a bordo do navio HMS Beagle. O evento contará com a presença do prefeito Casé e da secretária de educação Eliane Tomé.

E a importância histórica do “Tocorimé Pamatojari” , que significa espírito aventureiro, vem desde a sua criação. O barco foi construído na praia do Rio Tapajós, em Santarém, no Pará, por três holandeses e um canadense com ajuda de artesãos locais, que seguiram as tradições de construção dos barcos europeus do século XIX. E após seis anos de trabalho, a embarcação estava pronta para se transformar numa plataforma de promoção e divulgação de projetos educativos e culturais. Atualmente, o Tocorimé percorre toda a costa brasileira difundindo conhecimento para estudantes, crianças e jovens de programas sociais e o público em geral de forma gratuita.

- A idéia do evento é conscientizar para as dificuldades que existem na educação. Uma boa educação é a chave para o desenvolvimento sustentável, - ressalta Markus Lehmann diretor do projeto.

Centrada na origem da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a exposição mostra a importância fundamental destes temas para a evolução e conservação da vida no planeta. Durante a visita ao Tocorimé, o publico é levado a refletir sobre a origem dos plásticos encontrados no mar e quais as consequências disso.

A exposição tem curadoria da bióloga Isabel Landim, do Museu de Zoologia da USP e será apresentada por educadores especialmente treinados que coordenam as atividades interativas a bordo.

Ficará aberta, de segunda a quinta para escolas, e sábado e domingo para o público em geral. A entrada é gratuita.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira