Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2013 - 08:50

Florescer e Qualificar formam mais de 600 jovens em 10 anos

O Programa Florescer, administrado pelo Instituto Elisabetha Randon e mantido pelas Empresas Randon e que em 2012 chegou aos dez anos, já conta com 341 beneficiários que concluíram sua participação no Programa. Deste total, 98% estão cursando ensino médio e 62% realizam qualificação profissional ou já atuam no mercado de trabalho. Outro fato importante foi a boa performance educacional em 2012, com um índice de 98,5% na aprovação escolar dos beneficiários do Programa Florescer. O Qualificar, Programa de Formação Básica Profissional, já formou 268 participantes desde que foi iniciado, em 2005.

O Programa Florescer realiza atividades preventivas contra riscos sociais. Os assistidos, de 6 a 14 anos, são selecionados dentro do critério de vulnerabilidade social, frequentam o Florescer gratuitamente, no turno inverso ao da escola regular, com a finalidade de promover sua formação integral e inclusão social, recebendo, também, transporte e alimentação. Além das atividades desenvolvidas com as crianças e jovens, o Florescer proporciona ciclo de palestras para pais e professores das comunidades atendidas, com objetivo de oferecer informações e orientações acerca de aspectos relacionados à infância e adolescência e o fortalecimento de vínculos. Esta ação já contabiliza 30 mil beneficiados nos 10 anos do Programa, com resultados expressivos na melhoria da qualidade de vida dessas famílias.

Atendendo em torno de 400 beneficiários nas dependências das Empresas Randon, o Florescer conta também com franquias sociais consolidadas em Ribeirão Preto (SP), Curitiba e Maringá (PR), Bento Gonçalves (RS), duas unidades em Vacaria (RS), Farroupilha (RS) e em Balneário Piçarras (SC). 82 jovens já finalizaram o Programa nestas franquias. A metodologia do Programa Florescer é disponibilizada pelo Instituto Elisabetha Randon como modelo a outras instituições que quiserem adotar a iniciativa para que um maior número de crianças e adolescentes tenha a oportunidade de um futuro promissor. Em todo o Brasil, atualmente o Programa Florescer atende 1.271 beneficiários.

Depois de concluída a formação no Programa Florescer, é oferecida a oportunidade de ingressarem no Programa Qualificar Formação Básica, que a partir deste ano passa a denominar-se Florescer Iniciação Profissional, tendo por missão preparar jovens para melhor inserção no mercado de trabalho, através de uma formação técnica e humanística, promovendo a inclusão social. Desde 2008, os participantes são considerados menores aprendizes nas Empresas Randon. Nas dependências das Empresas Randon, bairro Interlagos, o Florescer Iniciação Profissional atende jovens no segmento metalmecânico, e nas dependências da Fras-le, bairro Forqueta, atende jovens no segmento Assistente Administrativo, ambos os cursos em parceria com o SENAI, totalizando 75 jovens que terão maior oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. A ideia é levar a metodologia da etapa Iniciação Profissional também às franquias sociais Florescer.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira