Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/03/2013 - 07:38

PIB mostra trajetória de crescimento

A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 0,9% em 2012, segundo divulgou, no dia 1º de março (sexta-feira), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento houve um recuo de 2,3% do setor agropecuário, queda de 0,8% do segmento industrial e alta de 1,7% no de serviços.

Em relação ao terceiro trimestre do ano, o PIB avançou 0,6%, com ajuste sazonal, ou 2,4% anualizados, indicando aceleração com relação aos trimestres anteriores. Para o presidente da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Carlos Henrique Horn, há sinais de retomada da economia. “As medidas macro prudenciais adotadas pelo governo federal, bem como os maiores investimentos públicos e as maiores liberações das instituições de fomento - que injetam dinamismo na economia -, já produzem efeitos. Com isso, o horizonte parece mais promissor com taxas de crescimento mais robustas à vista”, avalia Horn.

Sob a ótica da oferta, a agropecuária foi o fator que mais influenciou negativamente para o resultado, com queda de 5,2%. A indústria avançou 0,4%, com destaque especial para eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana. O setor de serviços subiu 1,1%, puxado principalmente por transporte, armazenagem e correio, serviços de informação e pelo setor financeiro. Pelo lado da demanda, o setor que mais contribuiu para o avanço foi o consumo das famílias, com alta de 1,2%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira