Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/03/2013 - 07:38

Dilma Rousseff inaugura fábrica para construção de submarinos no Rio de Janeiro


O investimento, que inclui a etapa de construção da UFEM, do estaleiro e da base naval que abrigará os submarinos, será de R$ 7,8 bilhões, com desembolsos até 2017.

Evento contou com presença do governador Sérgio Cabral e do vice-governador e coordenador de infraestrutura Luiz Fernando Pezão, o presidente da Nuclep, Jaime Wallwitz Cardoso, dos ministros da Defesa, Celso Amorim, da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, do embaixador da França no Brasil, Bruno Delaye, do comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, além de empresários, e várias autoridades civis e, militares.

A presidente Dilma Rousseff inaugurou no dia 1º de março (sexta-feira), e no Rio de Janeiro, uma unidade de produção de estruturas metálicas, primeira etapa para a construção de submarinos convencionais e a propulsão nuclear. A fábrica está instalada na Base Naval de Itaguaí e faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) brasileiro deu um importante passo na manhã desta sexta-feira A presidenta Dilma Rousseff inaugurou a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), em Itaguaí, na Baixada Fluminense. O espaço é parte da infraestrutura industrial de construção e manutenção de submarinos convencionais e a propulsão nuclear.

A Marinha iniciou o Prosub em 2008, e é um dos mais importantes projetos estratégicos da defesa nacional. Sua execução atende às diretrizes estabelecidas na Polí­tica e na Estratégia Nacional de Defesa de reaparelhamento e modernização dos meios e equipamentos das Forças Armadas brasileiras. As obras da UFEM começaram há cerca de três anos.

Além de dotar o país de maior capacidade militar para vigilância de suas águas oceânicas, o Programa reforçará a indústria de construção naval brasileira, gerando nove mil empregos diretos e outros 32 mil postos indiretos. O investimento, que inclui a etapa de construção da UFEM, do estaleiro e da base naval que abrigará os submarinos, será de R$ 7,8 bilhões, com desembolsos até 2017.

 A presidenta Dilma Rousseff destacou que o programa não constrói apenas submarinos, mas também produz conhecimento e tecnologia que podem ser reproduzidos por diversos outros setores.

 “Estive aqui há três anos, naquela época era ministra da Casa Civil durante o governo do presidente Lula. De lá para cá, toda essa fantástica estrutura foi construída. Aqui, se erigiu um projeto que é muito importante para o Brasil. Podemos afirmar com orgulho que o Programa de Desenvolvimento de Submarinos é uma realidade”, disse a presidenta.

 O governador Sérgio Cabral apontou a importância da nova instalação: “esta obra é maiúscula e esse momento se seguirá a outros de um conjunto de investimentos ousados do governo da presidenta Dilma, iniciados no governo do presidente Lula e que dão ao Brasil uma maioridade de poucas nações no mundo. Esse complexo que estamos inaugurando hoje, parte dele, e que se seguirá nos próximos anos, dá ao Brasil um site de produção de submarinos convencionais e submarino nuclear que apenas cinco nações do mundo detém: China, Estados Unidos, França, Inglaterra e Rússia”, comemorou o governador.  A UFEM será responsável por mais uma etapa de montagem dos cinco submarinos brasileiros. O processo começa na Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), pronta para fabricação de seções do casco externo, que posteriormente serão levadas para a Ufem para colocação de estruturas, equipamentos e componentes internos. Após essas intervenções, o estaleiro fica responsável pela união de seções e acabamento final.

 Programa: O Prosub é uma cooperação entre Brasil e França e prevê a fabricação de quatro submarinos convencionais, a propulsão diesel-elétrica, e um a propulsão nuclear, com tecnologia nacional. O programa gera nove mil empregos diretos e 32 mil indiretos.

 A previsão é que o primeiro submarino seja entregue em 2015 e mais um a cada 18 meses. O primeiro submarino a propulsão nuclear estará pronto em 2023 e passará por cerca de dois anos em testes no mar antes de entrar em operação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira