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30/10/2007 - 10:50

Presidente da Casa do Azeite de Portugal vem ao Brasil para degustação de azeites portugueses

Luís Folque Mendoça apresenta os melhores produtos de Portugal para especialistas, imprensa e formadores de opinião de São Paulo.

Com o objetivo de promover a qualidade e autenticidade do azeite português no Brasil, Luís Maria da Cunha Folque Mendoça, Presidente da Casa do Azeite de Portugal desembarca no Brasil para apresentação das características, tipicidades e aromas dos aclamados produtos portugueses (Cordovil, Gallo, Andorinha, Conímbiga, Serrata, VilaFlor, Herdade do Esporão, Lagar Cartuxa) reunidos sob o selo de Marca Nacional Registrada Portugal.

A ação integra também palestras com a especialista Mariana Matos sobre as tipicidades das mais prestigiadas grifes de azeites portugueses e um Showcooking com o renomado chef José Avillez, que visita o Brasil após especialização de três meses no El Bulli, considerado um dos melhores restaurantes do mundo e consagrado com 3 estrelas no Guia Michelin.

O consumo do azeite tem conhecido um significativo aumento nos últimos anos em todo o mundo. Este crescimento deve-se, sobretudo, à “redescoberta” deste produto ancestral como fonte de riqueza nutricional, com inúmeros benefícios para a saúde.

A bacia do Mediterrâneo se destaca em relação ao consumo de azeite. Só a União Européia é responsável por 70% do consumo mundial (cerca de 2,4 milhões de toneladas). É também na União Européia que o uso de azeite per capita é mais elevado. Em Portugal, por exemplo, o consumo de azeite per capita é de 6,2 litros por ano, enquanto no Brasil se consomem apenas cerca de 150 ml. No entanto, o País representa um importante mercado já que é o principal destino das exportações portuguesas, absorvendo mais de 50% do volume total.

Azeite Português: qualidade e segurança - As características organolépticas de um azeite deverão ser o principal critério de escolha: mais ou menos frutado, mais amargo ou picante, mais doce e suave. Essas características podem variar de acordo com os componentes presentes na polpa, variedade da azeitona, região, grau de maturação, processo de extração, modo de conservação ou idade do azeite.

“Diante de tanta multiplicidade e possibilidades de escolha, o Azeite Português criou um o selo de Marca Nacional Registrada Portugal, que se torna o melhor aval para o consumidor, garantindo a qualidade e segurança desde a colheita ao engarrafamento”, explica Luís Mendoça.

Com formações como Engenheiro Zootécnico pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa e no curso de Alta Direção de Empresas da Cadeia Agro-alimentar pelo Instituto Internacional San Telmo, Luís Maria da Cunha Folque Mendoça está desde 2005 à frente da Casa do Azeite - Associação do Azeite de Portugal, organização dedicada ao Azeite de Marca, que tem o objetivo de apoiar produtores e embaladores e promover este produto junto dos consumidores, divulgando as suas inúmeras ligações à nossa gastronomia, cultura e saúde.

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