Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/03/2013 - 08:05

Maior estudo já Realizado sobre Dietas Mediterrâneas Revela que ingestão diária de azeite

Reduz em até 30 % a incidência de problemas cardiovasculares.

Os resultados do estudo, que contou com a participação de mais de 7.400 pessoas por mais de 5 anos, foram publicados na edição de fevereiro do New England Journal. O estudo contou com a colaboração da Borges e é a primeira comprovação científica dos benefícios da dieta mediterrânea

Este é o primeiro e o mais longo estudo de larga escala a analisar o impacto positivo, nos índices de eventos e de mortalidade por doenças cardiovasculares, da dieta mediterrânea, suplementada com ingestão diária de um punhado de frutos secos e uma dose adicional de azeite: os pacientes que seguiram a dieta mediterrânea apresentaram incidência menor dos eventos cardiovasculares do que o grupo que seguiu dieta de baixos teores de gordura. Segundo os coordenadores da pesquisa, os seus resultados devem alterar as recomendações nutricionais de referência. Entre os participantes do estudo, o aumento de peso não foi associado à dieta com frutos secos e azeite.

O estudo “Primary Prevention of Cardiovascular Disease with Mediaterranean Diets”(Predimed), desenvolvido ao longo de 5 anos com a participação de 7.447 pacientes, entre 55 e 80 anos de idade (sendo 57% de mulheres), com alto risco de doença cardiovascular (mas sem manifestação da doença no inicio do estudo), demonstrou que o consumo de dieta mediterrânea, enriquecida com três tipos de frutos secos (amêndoas, avelãs e nozes) ou uma dose adicional de azeite extra virgem, diminuiu a incidência dos principais eventos cardiovasculares, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame) e a mortalidade por doença cardiovascular. O estudo contou com a participação de 16 grupos de pesquisa em sete regiões da Espanha, entre 2003 e 2011, e teve por objetivo analisar os efeitos da dieta mediterrânea na prevenção básica do doença cardiovascular em pessoas de risco.

“Esta é uma boa noticia para consumidores de todo o mundo. Todos nós temos agora uma referência científica sobre a importância do azeite extra virgem na alimentação diária, aliado aos outros alimentos saudáveis, que fazem parte do modo de vida mediterrâneo, como peixes, legumes e frutas, que o Brasil tem em grande variedade”, diz Bernardo Pontes, diretor de Vendas e Marketing da Borges para o Brasil e América Latina. Felip Ramos, diretor global de marketing da Borges, afirma que a pesquisa corrobora “nosso posicionamento como propagadores do estilo de vida mediterrâneo e de seus produtos”. A Borges foi reconhecida pelo apoio à pesquisa com o Prêmio de Melhor Iniciativa da Indústria Alimentícia, pelo Centro Catalão de Nutrição do Instituto de Estudos Catalães.

O Estudo - Os pacientes foram divididos, de forma aleatória, em três grupos, cada um seguindo um tipo de regime alimentar: dieta mediterrânea, com adicional de azeite extra virgem por dia; dieta mediterrânea suplementada com frutos secos variados; e um terceiro regime, com dieta de baixo índice de gordura. Os participantes também participaram de palestras educacionais sobre nutrição e conforme o grupo receberam gratuitamente azeite extra virgem, frutos secos ou brindes (não alimentos). A meta básica de análise foi a taxa de eventos cardiovasculares (infarto, derrame e morte).

Os dois grupos de pacientes que seguiram a dieta mediterrânea apresentaram boa adesão à ingestão de frutos secos e de azeite, assim como à necessidade de realização de exames de sangue para avaliação. Os resultados da análise do período foram feitos em 4.8 anos a partir da data de início do estudo. Os indivíduos participantes do grupo de dieta mediterrânea com azeite extra virgem ou frutos secos, apresentaram respectivamente 30% e 28% menos eventos cardiovasculares e mortalidade por problemas cardiovascular do que aqueles que participaram do grupo de dieta com controle de gordura. Durante o acompanhamento por quase 5 anos não foram reportados efeitos adversos ou ganho de peso.

O estudo foi coordenado pelo Dr. Ramon Estruch do Hospital das Clinicas de Barcelona e a equipe de pesquisadores incluiu especialistas de diferentes partes da Espanha, como Dr. Jordi Salas-Salvadó (Universidade Rovira i Virgili), Miguel Ángel Martinez (Universidade de Navarra), Emilio Ros (Hospital das Clinicas de Barcelona) e Maribel Covas (IMIM, Barcelona). O Professor Jordi Salas-Salvadó, presidente do INC- Fórum Mundial de Pesquisa e Disseminação Nutricional e Diretor de Nutrição Humana da Universidade Rovira i Virgili, Espanha, e participante do estudo, afirmou que “pela primeira vez, um estudo científico testou vários padrões alimentares para a prevenção básica de eventos cardiovasculares, demonstrando que a sua incidência pode ser menor entre aqueles que seguem uma dieta mediterrânea suplementada com um punhado de frutos secos por dia ou de azeite extra virgem do que entre aqueles que consomem uma dieta de baixos teores de gordura. A principal mensagem desta analise é que as pessoas que seguem uma alimentação saudável com a inclusão da gordura de frutos secos e azeite extra virgem apresentem menor risco de eventos coronarianos. As recomendações nutricionais devem mudar a partir desse estudo”.

.[O relatório do estudo está disponível no seguinte link: http://predimed.onmedic.net/Publicaciones/2013/tabid/640/Default.aspx].

Perfil - O Borges Mediterranean Group difunde, através de seus produtos, os valores do modo de vida mediterrâneo entre os consumidores e indústria de todo o mundo. A Borges expandiu seu projeto internacional para mais de 130 países dos cinco continentes. Atualmente, conta com 13 fábricas, sendo sete na Espanha; emprega 842 pessoas e apresenta faturamento de 519 milhões de euros por ano, dos quais 72% correspondem às vendas do mercado externo. A expansão internacional é um objetivo chave em sua estratégia de crescimento.

Antonio Pont Pont e Dolores Creus Casanovas iniciaram em 1896 um negócio de compra e venda de azeitonas, amêndoas e outros produtos típicos das regiões de Lleida e Tarragona. Atualmente, o grupo familiar encarregado de dirigir o rumo da empresa tem preservado os princípios do grupo e fazem da Borges uma empresa exemplar onde a tradição, a inovação e a qualidade se unem para oferecer os melhores produtos da dieta mediterrânea, reconhecidos e avalizados em todo o mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira