Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2013 - 07:46

Capoeira é ferramenta de educação na Cidade de Deus

Projeto utiliza a capoeira para criação de valores de cidadania e auxílio no aprendizado escolar. Para 2013, a novidade são os projetos para crianças de quatro a seis anos. As inscrições vão até 11 de março.

Educar através da capoeira. Essa é a base do Projeto Capoeira Cidadã, realizado na Cidade de Deus e entorno. Destinado a crianças e adolescentes de 04 a 18 anos, o projeto foi criado pela Associação Civil Capoeira Cidadã e é apoiado pela Merck – indústria química e farmacêutica alemã – desde 2008, quando inicialmente era realizado nas instalações do grêmio da empresa. As inscrições são gratuitas para as 120 vagas oferecidas e podem ser feitas até 11 de março no Centro Cultural Capoeira Cidadã, sede do projeto. Os interessados devem ter renda familiar de até quatro salários mínimos e estarem matriculados nas escolas públicas da região.

O Capoeira Cidadã já atendeu a mais de 500 alunos desde 2008, caracterizando-se como uma importante tecnologia social para a comunidade assistida. Prova disso é que, para este ano, a pedido da comunidade, estão abertas turmas dedicadas às crianças de 04 a 06 anos. “A comunidade apontou essa necessidade e abraçamos a ideia, uma vez que o projeto visa a inclusão social em todas as idades“, observa Mestre Curumim, coordenador técnico do projeto.

As turmas são divididas por faixa etária – de 04 a 06, de 07 a 13 e de 14 a 18 anos, para facilitar e respeitar o desenvolvimento dos alunos. Entre as atividades, são oferecidas aulas de capoeira, sua música e história, aulas de artesanato, interpretação de curtas-metragens e de apoio escolar, melhorando os conhecimentos sobre português e matemática através de textos e dinâmicas baseados na capoeira e na cultura popular.

A partir dos 14 anos, os alunos são convidados a participar dos cursos de capacitação profissional, como de customização de roupas e acessórios e de confecção de instrumentos musicais, como o caxixi, facilitando o ingresso no mercado de trabalho.

“Por meio dessas atividades, as crianças descobrem novas formas de se expressar e desenvolvem valores de cidadania e cooperação de forma lúdica. Nosso intuito é dar um novo significado ao aprendizado e trabalhar as múltiplas inteligências, que propiciem a formação integral dos indivíduos“, reforça Mestre Curumim.

O projeto Capoeira Cidadã começou a ser realizado em 2005 e em 2008 nas instalações do Grêmio da Merck. Com o apoio da empresa, constituiu sua própria sede e atende às comunidades próximas ao parque industrial. Sob coordenação do Mestre Curumim, a Associação Civil Capoeira Cidadã é uma organização civil sem fins lucrativos, inscrita no Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) que já conta com o reconhecimento da comunidade e de instituições parceiras como o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Ministério da Cultura, Secretaria Municipal e Estadual de Cultura. O projeto conta também com as novas parceiras - Casa da Moeda do Brasil, através do edital Atitude Cidadã e da LAMSA (Linha amarela) Instituto Invepar.

O projeto visa incluir socialmente crianças e adolescentes em situação de risco, apresentando novas possibilidades e perspectivas de vida. “A cada ano vemos os resultados positivos obtidos pelo projeto, com jovens ingressando no mercado de trabalho, ou conquistando bolsas de estudo e se destacando como cidadãos de bem. Por isso acreditamos na sintonia do projeto com os valores da Merck, de colaborar com ações que disseminem a cultura, a cidadania e promovam a transformação social”, comenta Cleo Ferreira, coordenadora de Responsabilidade Social da Merck.

O Centro Cultural Capoeira Cidadã mantém, além do Capoeira Cidadã, outros projetos direcionados à comunidade local, como aulas de inclusão digital para os responsáveis, o Cine Mais Cultura, e o Ponto de Leitura Biblioteca Mestre Peixinho, inaugurado em 2012, que conta com mais de 600 livros sobre capoeira e cultura popular, além de livros infanto-juvenis.

Projeto Capoeira Cidadã – inscrições abertas | Período das inscrições: até 11 de março de 2013 |Sede do Centro Cultural Capoeira Cidadã | Rua Francisca Sales, 25 – Freguesia – Jacarepaguá / Rio de Janeiro-RJ |Informações: (21) 2424-5398 ou www.capoeiracidada.org.br

Horários: 04 a 06 anos – terças e quintas-feiras, das 17h10 às 18h10 | 07 a 13 anos - às segundas , quartas e sextas-feiras, das 9h00 às 11h00 ou das 16h00 às 18h00 | 14 a 18 anos - 3ª e 5ª, das 18h às 20h. Sextas, das 9h às 11h ou das 16h às 18h |** 11 de março: início dos cursos de capacitação em “Customização em roupas e acessórios“ e “Confecção de Caxixi“

Perfil - A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.

Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. A receita total do grupo em 2011 cresceu 11%, ultrapassando os € 10 bilhões. No quarto trimestre de 2011, com um total de € 2.6 bilhões da receita, obteve crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2010.

A Merck atua no Brasil desde 1923 e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do País, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.

A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono - de medicamentos de prescrição e Genéricos – e Produtos de Consumo (Consumer HealthCare). Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.

A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – e proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira