Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2013 - 08:28

Panalpina é o primeiro agente de carga certificado OHSAS 18001 Saúde e Segurança no mundo


São Paulo – Especialistas da SGS, empresa líder em inspeção e certificação, realizaram auditorias em todas as filiais da Panalpina (www.panalpina.com) ao redor do mundo. Depois de completar todo o processo de auditoria, a SGS garantiu à Panalpina o certificado OHSAS 18001: uma certificação em saúde e segurança no trabalho.

Dessa forma, a Panalpina é o primeiro e único provedor de soluções em logística a alcançar este certificado mundialmente. Além disso, a empresa também foi certificada com o ISO 9001 e ISO 14001 – padrões globais para Qualidade e Meio Ambiente, respectivamente.

A auditoria global coordenada pela SGS teve início em outubro de 2012, sendo finalizada em janeiro de 2013. Os certificados foram oficialmente anunciados na segunda quinzena de fevereiro. “A definição de padrões globais que podem ser adaptados localmente e a realização de treinamentos intensivos foram cruciais para o sucesso dessa certificação global”, diz Lindasy Zingg, diretora de Qualidade, Saúde e Meio ambiente da Panalpina.

Importante para a indústria de petróleo e gás e cargas superdimensionadas -O principal objetivo da OHSAS 18001 é diminuir os riscos de problemas de saúde e de segurança no trabalho. No caso da Panalpina, pode ser de funcionários trabalhando no escritório, num centro logístico ou em uma plataforma de petróleo. “O certificado global de saúde e segurança no trabalho é particularmente importante para a área de petróleo e gás e em projetos de movimentação de cargas superdimensionadas. Ambas geralmente envolvem maquinário pesado e transporte de cargas em locais distantes e com condições climáticas extremas”, diz Zingg. O Programa de saúde e segurança no trabalho garante que pessoas qualificadas, competentes e equipamentos apropriados sejam utilizados em condições potencialmente perigosas. Isso permite uma resposta rápida e adequada em caso de emergência.

Como parte do processo global de certificação de saúde e segurança no trabalho, a Panalpina passou por uma extensa avaliação global de risco, para identificar as áreas com risco potencial, e planejar medidas de mitigação destes riscos. Com base nisso, diversos programas de saúde e segurança foram implementados para melhorar condições saudáveis de trabalho; para reduzir o risco associado ao manuseio, armazenagem e transporte de carga; e para enfatizar a importância do uso de equipamentos de proteção individual onde tal uso for necessário; um programa de segurança comportamental também foi implementado para reduzir acidentes e incidentes causados por erro humano.

O único provedor de soluções logísticas com certificação de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente -A Panalpina é agora o primeiro provedor global de soluções para a cadeia de suprimentos a alcançar as certificações mundiais OHSAS18001, ISO9001 e ISO14001. “A certificação global para todos os padrões de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente é um compromisso claro para todos os nossos stakeholders - seja a nossa equipe, clientes, subcontratados, parceiros, fornecedores ou órgãos oficiais", diz Karl Weyeneth, diretor Global da Panalpina.

Os elevados padrões globais estabelecidos trazem inúmeros benefícios para a Panalpina. Se por um lado eles reduzem o número de acidentes, danos e custos associados, como seguro de responsabilidade civil, por exemplo, pelo outro lado eles facilitam o acesso a novos clientes e parceiros, possibilitando o crescimento, especialmente no setor de petróleo e gás e medicamentos, telecomunicações e projetos industriais. Eles também demonstram conformidade com os requisitos legais e regulamentares. “Para uma empresa global como a Panalpina, estes certificados de qualidade são de valor inestimável para facilitar os negócios e para atrair talentos do mundo inteiro. Além de nos motivar a alcançar padrões ainda maiores“, completa Weyeneth.

As diferentes padronizações -OHSAS 18001, uma abreviação da sigla em inglês (Occupational Health and Safety Assessment Series, ou Série de Avaliação em Saúde e Segurança Ocupacional) é a padronização na qual as empresas são avaliadas de acordo com o desempenho de saúde e segurança no trabalho. Assim como acontece com outras normas, ela é baseada na definição de objetivos e metas e no monitoramento do desempenho das empresas nestes quesitos.

A ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida para gerenciamento de qualidade. Ele fornece um quadro testado, aprovado com uma abordagem sistemática para o gerenciamento de processos de uma empresa para garantir que os produtos e os serviços satisfaçam as expectativas dos clientes.

A ISO 14001 é uma norma internacionalmente aceita para implementação de um sistema eficaz de gestão ambiental (EMS). Ele exige que organizações identifiquem e avaliem aspectos ambientais e tomem ações para reduzir os impactos ambientais.

O Grupo Panalpina é um dos líderes mundiais em serviços de logística e agenciamento de carga, especializado em fretes aéreo e marítimo, bem como soluções associadas de gerenciamento de cadeia de suprimentos. Graças à sua profunda expertise nas indústrias-chave e aos excelentes sistemas de IT, a Panalpina provê soluções de porta a porta em agenciamento de carga integradas mundialmente, personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente. O

Grupo Panalpina possui mais de 500 unidades em 90 países. Em mais de 60 países, trabalha em cooperação com empresas parceiras selecionadas. O Grupo empresa emprega mais de 15 mil pessoas em todo o mundo.

No Brasil, a Panalpina possui 35 anos de história, com atuação em todo território nacional. Localizada em São Paulo, desde 1977, a empresa possui, atualmente, 14 escritórios próprios, além de sediar o Centro Regional para o Mercosul.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira