Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2013 - 08:46

Decisão do Banco Central é coerente

Para a Federação, Banco Central preserva a integridade da moeda ao manter a taxa em 7,25%.

São Paulo - Com a incerteza dos rumos da inflação, a Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) acredita que a atitude do Copom refletiu o papel que cabe ao Banco Central que é o de defender a estabilidade da moeda. Para a federação, na ausência de outros mecanismos eficazes para o exercício dessa função, só resta a condução cuidadosa da taxa de juros.

Nesta reunião, o Banco Central (BC) decidiu não elevar o porcentual, apesar de muitas pressões vindas principalmente dos sinais de elevação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).

A entidade, além das ações inconvenientes para apreciar o câmbio desde meados de dezembro, passou a abertamente explicitar que vai fazer de tudo para combater a inflação e trazer o IPCA para o centro da meta. Por muitos meses o Banco Central não se pronunciava oficialmente sobre o tema, mas identificou que, ao explicitar sua posição, torna mais evidente seu esforço na manutenção do poder de compra da moeda.

A federação entende ainda que a situação da instituição não é das mais simples, pois é preciso lidar com a necessidade simultânea de manter o IPCA controlado e ao mesmo tempo reduzir o custo da dívida e estimular a economia que vem crescendo a um ritmo bastante baixo, como confirmaram os dados do PIB divulgados na última semana pelo IBGE. Mesmo assim, alguns sinais de que a inflação vai começar a reduzir sua intensidade foram dados em indicadores antecedentes, e o Copom acerta em, novamente, ser mais paciente do que os mercados.

FecomercioSP-A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro - gerando em torno de 5 milhões de empregos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira