Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2013 - 09:05

Alta incidência de chuvas contribui para a proliferação de mofo nas residências

Microorganismos causam reação alérgica e mau cheiro e degradam pisos, paredes e telhados.

São Paulo - A alta incidência de chuvas no primeiro trimestre do ano propicia o surgimento de mofo em ambientes externos e internos de casas e edifícios. Também conhecido como bolor, o mofo é um tipo de fungo que se reproduz em ambientes úmidos, com pouca ventilação e baixa ou nenhuma incidência solar.

Os indícios de que há mofo em paredes, principalmente de banheiros, em pisos e em telhados, são a presença de manchas escuras e odor desagradável. Fisicamente, o mofo pode causar reações alérgicas e complicações respiratórias. Algumas ações preventivas podem ajudar a evitar a proliferação de mofo, que vão desde aumento da ventilação no ambiente ao uso de tintas com soluções antimicrobianas. Veja abaixo as dicas para controlar a ação desses microorganismos: . Abrir janelas para arejar os ambientes para também favorecer a entrada de luz solar.

.Usar isopor na parte de trás dos armários, principalmente se estiverem encostados em paredes de banheiros, que possuem encanamentos ou que não recebam luz solar na parte externa. Outra possibilidade é afastar os móveis a 5 cm da parede para facilitar a circulação de ar.

.Conserte infiltrações e troque telhas quebradas.

. Em paredes já infectadas, limpar as manchas de mofo com água misturada com água sanitária.

. Facilite também a circulação de ar em banheiros e cozinhas, pois a evaporação produzida em banhos quentes ou fervura para preparação de alimentos ajudem no acúmulo de umidade.

. O Aspergillus, o fungo do mofo, também se prolifera na matéria em decomposição como grama cortada, cercas de madeira, terra de plantas domésticas, folhas caídas e fezes de animais. Mantenha os arredores de seus ambientes livres desse tipo de material.

. Faça a manutenção preventiva de umidificadores, vaporizadores e aparelhos de ar-condicionado, inclusive do seu automóvel.

Tintas - O uso de tintas com tecnologia antimicrobiana controlam o crescimento de mofo em superfícies pintadas. O Bio-Pruf, desenvolvido pela Dow Química e presente em tintas de marcas conhecidas no mercado, possui essas propriedades para controlar o mofo, proteger pisos, paredes e telhados da contaminação de bactérias e algas.

“Paredes mofadas aumentam a sensibilidade de pessoas alérgicas e geram mau cheiro. Pisos e telhados contaminados com algas, além de comprometerem a estética da superfície, podem causar acidentes por ficarem muito escorregadios”, diz Milena Carvalheira, gerente de Marketing de Dow Microbial Control, unidade de negócios da Dow responsável pela adminstração de Bio-Pruf (www.bio-pruf.com). Bio-Pruf é ainda considerada uma tecnologia sustentável, pois emite baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOC) e é biodegradável.

Antes do uso de tintas com tecnologias antimicrobianas na repintura, o processo de renovação de superfícies também exige cuidados prévios para aumentar a eficácia do combate de microorganismos. São eles: .Remoção completa das partes mofadas com o uso de espátula e lixa.

. Lavagem da superfície com solução de água potável e água sanitária (proporção de 1 por 1) ou de água potável e cloro (proporção de 10 para 1).

.Aplicação de fundo preparador.

. E, por fim, utilização de tinta com tecnologia antimicrobiana.

A Dow (NYSE: Dow) alia a força da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia conecta a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, geração de energia renovável, conservação de energia e aumento da produção agrícola. O portfólio líder e diversificado da Dow nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções e produtos baseados em tecnologia para mais de 160 países e em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, ti ntas e revestimentos e agricultura. Em 2012, a Dow teve vendas anuais de US$ 57 bilhões e empregou aproximadamente 54.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 5.000 produtos da Companhia são produzidos em 188 unidades fabr is em 36 países ao redor do mundo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma.[www.dow.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira