Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2013 - 06:48

Cedae fornecerá água de reúso para obras do Porto Maravilha


Wagner Victer, presidente da CEDAE e José Renato Rodrigues Ponte, diretor presidente da concessionária Porto Novo

Material será utilizado para umedecer bases de pavimentos e abastecer equipamentos.

A Cedae assinou no dia 7 de março (quinta-feira), um contrato com o Consórcio Porto Rio – responsável pelas obras do Porto Maravilha – com o objetivo de fornecer água de reúso da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria para as obras de revitalização da região do Porto do Rio de Janeiro. Pela primeira vez, a água produzida a partir dos efluentes secundários gerados na ETE Alegria será reaproveitada para o abastecimento de equipamentos de perfuração de rochas e para umedecer bases de pavimentos, vias e calçadas.

– Essa iniciativa é muito avançada do ponto de vista ambiental porque reaproveita uma água não utilizada para fins humanos para uma série de obras de infraestrutura. Independentemente do lado comercial, já que a empresa vai poder adquirir uma água mais barata, essa é uma ação sustentável, que faz um uso racional da água. Tenho certeza que surgirão muitos outros projetos a partir desse – afirmou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Para produzir a água de reúso, será implantado dentro da estação, em uma área de 400 metros quadrados, um sistema de filtração, medição e desinfecção dos efluentes, com capacidade de produção de 80 metros cúbicos de água por hora. Além disso, o sistema possuirá dois filtros, bomba dosadora de cloro, tanque hipoclorito de sódio e um hidrômetro que medirá o volume de água de reúso produzida. Após o tratamento, a água será transportada em caminhões-pipa, devidamente identificados como transportes de material de reúso, até o canteiro de obras na região portuária. A previsão é de que sejam consumidos cerca de 5,5 mil metros cúbicos de água de reúso por mês. O material produzido na ETE Alegria começará a ser utilizado nas obras do Porto Maravilha em cerca de 30 dias.

– Para esse projeto vamos construir um sistema de desinfecção e um ponto de abastecimento dentro da estação de tratamento de esgotos, mas isso é um investimento minoritário, já que a maior parte do investimento já foi feito na própria construção da ETE Alegria. Além disso, para evitar que a água produzida tenha outros fins, os caminhões de transporte receberão uma identificação específica para que as pessoas saibam que se trata de água de reúso para fins de construção – explicou Victer. |. Esther Medina. |. Mais informações e utilidade pública no banner do Canal Fator Público.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira