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08/03/2013 - 07:31

Venda de materiais de construção deve movimentar R$ 119 bilhões em 2013

De acordo com o Pyxis Consumo, ferramenta de potencial de mercado do IBOPE Inteligência, gasto per capita com material de construção no Brasil será de R$ 726, R$ 188 a mais do que no ano anterior

São Paulo – Nas vésperas da abertura do principal evento do setor de construção da América Latina, a Feicon Batimat, que começa dia 12 (terça-feira), em São Paulo, estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, apontam que os brasileiros deverão gastar R$ 119,24 bilhões com material de construção neste ano. Esse total representa um aumento de 26,4% em relação ao gasto em 2012, que somou R$ 87,79 bilhões.

As classes B e C são as que mais gastarão. A classe B, responsável por 25,11% dos domicílios urbanos, é a que apresenta maior potencial de consumo nesse segmento: 41,09% de todo potencial de consumo provêm dela. A classe C, com 52,56% dos domicílios em áreas urbanas, responde por 36,73% do potencial de consumo da categoria, enquanto a classe A (2,72% dos domicílios) tem potencial de 17,08% e a DE (19,61% dos domicílios), de 5,10%.

Por região, o Sudeste tem o maior potencial de consumo, com 51,44%, seguido pelo Sul (17,70%) e Nordeste (16,28%). O Centro-Oeste tem um potencial de 9,04% e o Norte, de 5,54%.

Quando analisado o consumo per capita, a região Sul é a mais representativa, com um gasto médio anual de R$ 896,24. Em segundo lugar aparece o Centro-Oeste, com R$ 835,45. A região Sudeste aparece em terceiro lugar, com um gasto médio per capita de R$ 807,28. Depois aparecem o Norte (R$ 544,70) e o Nordeste (R$ 490,22).

O cruzamento de dados de região e classe social mostra que, ao contrário da média nacional, nas regiões Norte e Nordeste a classe C tem potencial de consumo maior. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, seguindo a amostra nacional, o consumo da classe B é superior ao das demais classes.

O potencial de consumo refere-se ao consumo domiciliar, ou seja, aquele comprado por pessoa física junto a varejistas do ramo, para reforma do lar ou construção da casa própria. Não inclui, portanto, os negócios realizados entre as construtoras e as indústrias de materiais de construção.

O Pyxis Consumo é uma base de dados que apresenta o potencial de consumo (demanda) por grupo de produtos de todos os municípios brasileiros. Esta base permite ao usuário identificar diferenças entre 21 setores disponibilizados, as quatro classes socioeconômicas (A, B, C, D/E) e os 50 grupos de produtos.

O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor. | Twitter: @grupoibope.

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