Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2013 - 07:45

Ações do Território da Cidadania chegam às regiões do Pará e Paraná

Mapa instituirá um Comitê Gestor em cada localidade até o final de março.

Brasília -As populações de 20 municípios da região de Cantuquiriguaçu, no Paraná, e de 10 municípios da Transamazônica, no Pará, serão beneficiadas com ações executadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que integram o Programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico e a inclusão social dessas populações, por meio da implementação de programas básicos de cidadania e de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

O Mapa, por meio do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), vai executar o Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo (Pisacoop) com o intuito de fomentar a geração de emprego e renda junto aos produtores rurais beneficiários dos dois Territórios da Cidadania “apadrinhados” e sob sua responsabilidade. A ação se dará a partir da implantação de sistemas agropecuários sustentáveis e do associativismo rural no âmbito cooperativista.

Para o secretário da SDC, Caio Rocha, a ação será importante para combater as desigualdades entre as regiões, especialmente onde as populações vivem distante das oportunidades de desenvolvimento econômico e de acesso a políticas públicas de qualidade. “O Território da Cidadania ajudará a enfrentar o que considero um grande desafio, que é reduzir as enormes desigualdades com as quais convivemos”, disse.

Com a medida, o Governo almeja melhorar a qualidade de vida dessas comunidades brasileiras, contribuir para o combate à informalidade e ao desemprego, além de minimizar o êxodo rural e a agregação das famílias na busca da consolidação de suas atividades agropecuárias.

As ações serão executadas em parceria com instituições públicas e privadas dos respectivos municípios e do estado, sindicatos, instituições de ensino, além dos técnicos do ministério nos territórios. Até o final do mês de março, o Mapa deverá instituir um Comitê Gestor em cada uma das duas localidades que terá a tarefa de articular as ações. A escolha das regiões foi baseada na desigualdade social existente e na necessidade de inserir a população na atividade econômica e social.

Os Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia. | Mapa

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira