Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2013 - 07:59

Estresse e exames preventivos em atraso são os principais vilões da saúde feminina, revela estudo da SulAmérica

Apesar de apontar atraso nos exames ginecológicos, o estudo mostra que 11,1% das mulheres pesquisadas deixaram de fumar recentemente.

São Paulo – Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher [8/03], a SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos divulga levantamento que revela dados preocupantes sobre a saúde e o estilo de vida das mulheres.

Os números foram registrados em 2012 pelo Saúde Ativa, conjunto de programas que a SulAmérica oferece a seus segurados com foco na promoção à saúde e prevenção de doenças e suas complicações. Foram pesquisados por meio de questionário 14.366 colaboradores de empresas atendidas pela companhia, sendo que 37,3% (5.362) eram mulheres.

A avaliação desses questionários apontou que o maior índice de estresse está concentrado na população feminina entre 20 e 39 anos. Consultadas, a maioria das mulheres dessa faixa etária (55,6%) declararam passar por níveis de estresse moderado ou alto. Para a SulAmérica, uma das justificativas para esse quadro é que nessa fase da vida, muitas mulheres têm de conciliar ascensão profissional e maternidade, em jornadas de trabalho dentro e fora de casa.

Outro dado alarmante é a displicência em relação aos exames preventivos para o câncer de colo de útero e de mama. Os números demonstram que, do total das entrevistadas em idade de risco (35 a 50 anos), 21,8% não realizaram a mamografia ou estão com o exame em atraso. O panorama é ainda pior em relação ao exame papanicolau, realizado para diagnosticar o câncer de colo de útero. Das mulheres entrevistadas, 25,7% declararam estar com o exame em atraso.

“Apesar de terem acesso ao plano de saúde, algumas mulheres ainda protelam os cuidados preventivos. Por isso, o mapeamento realizado pelo “Saúde Ativa” é uma importante ferramenta para a SulAmérica na gestão da saúde de seus segurados. Essa pesquisa é o ponto de partida para outras etapas do programa que vão efetivamente alertá-las em relação aos seus riscos de saúde e auxiliá-las na mudança de hábitos e comportamentos”, afirma diretor técnico e de Produtos da SulAmérica, Maurício Lopes.

Já em relação ao tabagismo, a SulAmérica apresenta dados mais animadores: 11,1% da população feminina avaliada respondeu que deixou de fumar. A maior concentração de ex-fumantes está entre as mulheres com mais de 50 anos (26,5%), seguidas pelas de 40 a 49 anos (15,1%). Para a seguradora, esses dados positivos demonstram o impacto das políticas antitabagismo sobre a população.

O Saúde Ativa é comporto por um conjunto de programas com foco na promoção da saúde e na prevenção e diminuição de diversas doenças: o Gerenciamento de Fatores de Risco à Saúde; o Idade Ativa, (foco no envelhecimento saudável para segurados à partir de 65 anos de idade); o Orientação à Saúde (destinado a pacientes portadores de doenças crônicas) e o Emagrecimento Saudável, programa que tem como parceiros a Home Doctor, Semenado Saúde, Instituto Sallet, Interne (localizada em Recife) e a Clínica Bem Star, coordenada pelo educador físico Marcio Atalla. De 2006 a 2012 já passaram pela primeira etapa do Saúde Ativa mais de 90.000 segurados e 300 empresas.

Perfil - A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos, com 117 anos de história, é a maior seguradora independente do País. Desde outubro de 2007, quando realizou a maior oferta pública inicial de ações feita por um grupo segurador na América Latina, integra o Nível 2 de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa da BM&FBovespa. Em 2012, registrou R$ 10,6 bilhões de receita em prêmios, o que representa crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior. Com mais de 6,7 milhões de clientes, a SulAmérica atua em quatro segmentos: Saúde e Odontológico; Automóveis e Ramos Elementares; Pessoas (Vida e Acidentes Pessoais) e Previdência Privada; e Gestão de Ativos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira