Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2013 - 08:19

Teatro Niño de Artes abre programação gratuita de leituras cênicas

A atriz Ilva Niño é a coordenadora geral do projeto cênico que reunirá grandes obras brasileiras para leitura dramatizadas

A programação 2013 inicia no dia 13 de março (quarta-feira), no Teatro Niño de Artes Luiz Mendonça, de propriedade daatriz Ilva Niño, que trará semanalmente, com entrada franca, o Ciclo de Leituras da Dramaturgia Brasileira.

Com objetivo de fomentar a discussão em torno da dramaturgia brasileira e principalmente de dar espaço a autores pouco difundidos, o ciclo atuará como fonte de enriquecimento cultural, mesclando o frescor da dramaturgia contemporânea aos grandes autores já consolidados.

Neste caldeirão de palavras e ações, enriquece-se a plateia, os autores, e os que atuam nas leituras não só através do texto lido mas também pela discussão proposta, na qual todos podem participar. ”Há muitos autores de grande valor que não tem como ou onde apresentar seus trabalhos, uma vez que o mercado cultural tem apostado, na grande maioria das vezes, apenas no que dá retorno comercial garantido e o Niño de Leituras está de portas abertas para aqueles que quiserem criar, ouvir, opinar e claro, se emocionar” explica Ilva Niño.

O Niño de Artes possui um núcleo de atores e diretores para desenvolver a leitura da peça proposta, mas não é regra e outros grupos podem apresentar seus textos e seus grupos de atores/atrizes para realizarem a leitura caso desejem. Esses textos apenas terão que ter a autorização do autor para serem lidos.

Para o mês de março, as leituras serão dedicadas as mulheres, e tem em sua programação: .13 de março - Malassombro, de Ronaldo Correia de Brito - direção júlio Wenceslau |.20 de março - Mulheres de Peito, texto e direção de Beth Araújo |.27 de março - A Doce Lágrima do Sol do Meio dia, de Vital Santos - direção Ilva Niño.

“A ideia é levar autores conhecidos ou não a este projeto que está de portas abertas para receber textos para o seu ciclo de leitura intitulado “Niño de Leituras - Dramaturgia Brasileira”, informa Ilva.

O Niño de Artes possui um núcleo de atores e diretores para desenvolver a leitura da peça proposta, mas não é regra e outros grupos podem apresentar seus textos e seus grupos de atores/atrizes para realizarem a leitura caso desejem. Esses textos apenas terão que ter a autorização do autor para serem lidos.

Os textos não precisam ser inéditos, pois um dos objetivos é justamente mesclar textos de autores consagrados com autores menos conhecidos, que terão prioridade independente do ineditismo de sua peça.

As leituras funcionarão como uma permuta de saberes, onde os grupos disponibilizarão seu potencial artístico e como reteorno farão deste processo um caminho de exercício, crescimento e aprendizado.

Sem limite de leitores, uma vez que este número será dado pelo número de personagens da própria peça, as obras terão a opção de serem lidas com ou sem endumentárias. Será uma opção do diretor que terá a liberdade de priorizar o entendimento do texto, acrescentar marcações ou elementos cênicos como adereços, sonoplastia ou figurinos. O que há de certo é que o público participará de uma leitura seguida de um bate papo.

As leituras serão semanais, sempre as quartas-feiras, ás 19h30 no Teatro Niño de Artes Luiz Mendonça na Lapa, com entrada gratuita. Os interessados devem enviar os textos para [email protected]

Niño de Leituras - Dramaturgia Brasileira |Inscrição Aberta para recebimento de textos para leitura | Direção Geral do Projeto: Ilva Niño |Aberto para autores de todas as idades |Inscrição Gratuita.Envio dos textos apenas em *.doc por e-mail: [email protected] |Horario das leituras: as quartas-feiras, às 19h30.Aberto ao público.

Programação mês de março, no dia 13 de março (quarta-feira), o Teatro Niño de Artes Luiz Mendonça reinicia suas atividades para 2013 com o seu Projeto Niño de Leituras e traz este mês à reflexão, textos que abordam o universo feminino:13 de março - Malassombro, de Ronaldo Correia de Brito - direção júlio Wenceslau |20 de março - Mulheres de Peito, texto e direção de Beth Araújo |27 de março - A Doce Lágrima do Sol do Meio dia, de Vital Santos - direção Ilva Niño.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira