Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2007 - 10:26

Brasil participa do Congresso Mundial de Hospitais em Seul

Missão brasileira no evento é composta por cerca de 30 pessoas, entre empresários e dirigentes do setor saúde.

O presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), José Carlos de Souza Abrahão, embarca no dia 1º de novembro (quinta-feira), para a Coréia do Sul, onde participa em Seul, de 6 a 8 desse mês, do 35º Congresso Mundial da International Hospital Federation (IHF). Os congressos da entidade acontecem a cada dois anos em diferentes partes do mundo. Os últimos foram realizados na França (Nice) em 2005 e nos Estados Unidos (São Francisco) em 2003. Em 2009 será a vez do Brasil, a primeira em que um evento do gênero terá como sede um país da América Latina.

Os eventos da IHF reúnem mais de dois mil congressistas de cerca de 100 países. Paralelamente à ampla programação científica, acontece uma feira de equipamentos, serviços e tecnologia com aproximadamente duzentas empresas expositoras.

A missão que representará o Brasil no Congresso de Seul é composta por cerca de 30 pessoas, entre dirigentes, empresários e diretores de entidades que congregam o setor saúde no país. Segundo o presidente da Korean Hospital Association (KHA), Chul Soo Kim - que esteve no Brasil em agosto para divulgar o congresso desse ano - a expectativa é receber na Coréia um público de três mil participantes, sendo dois mil coreanos e mil, vindos de outros países. Para tanto, foram investidos US$ 2,5 milhões.

O tema central do evento será ‘Informatização do Atendimento ao Paciente’. De acordo com Chul Kim, “a Coréia do Sul aparece em primeiro lugar no ranking mundial da área de Tecnologia da Informação e a idéia é associar, cada vez mais, todo esse conhecimento adquirido e reconhecido internacionalmente ao setor de saúde, seja nos equipamentos, produtos ou serviços oferecidos à população visando a uma assistência de excelência”. Na programação do evento, estão previstas visitas guiadas a alguns dos mais importantes centros de atendimento médico-hospitalar do país, entre públicos e privados.

Na Coréia do Sul, país com cerca de 50 milhões de habitantes, existem mais de 2.500 mil hospitais, sendo 85% deles privados. O país investe cifras vultosas em tecnologia e equipamentos de última geração, que, segundo Chul Kim, têm curta vida útil, tornando-se rapidamente obsoletos e sendo imediatamente substituídos por máquinas mais avançadas. “A KHA congrega as principais instituições e empresas que formam a cadeia produtiva da área de saúde na Coréia. Estamos apostando que o Congresso de 2007 será o maior e mais representativo da IHF até então realizado”, afirmou Kim.

José Carlos Abrahão concorre à presidência da IHF - Além de ser o anfitrião do 36º Congresso Mundial da IHF, a realizar-se no Rio de Janeiro de 10 a 12 de novembro de 2009, o presidente da CNS, José Carlos Abrahão, é um dos três candidatos ao cargo de presidente da International Hospital Federation (IHF) para o biênio 2009 / 2011. Além dele, estão na disputa um representante da Argentina e outro, do México. Os três integram hoje o Conselho de Diretores da entidade internacional e partiu do próprio Comitê Executivo da IHF - que conta com 21 membros de diversos países filiados - a decisão de eleger para o próximo mandato um representante da América Latina.

O resultado será conhecido semana que vem (dia 6/11) durante o 35º Congresso Mundial da IHF. O presidente eleito tomará posse no evento do Brasil em 2009. Para se tornar sede do próximo congresso da entidade, o Brasil venceu uma disputa acirrada com as cidades de Dubai (Emirados Árabes) e Lisboa (Portugal). Será, portanto, a primeira vez que um país latino-americano irá sediar um evento da IHF.

A campanha de divulgação do congresso de 2009 já começa agora na Coréia, onde o presidente da CNS apresentará um filme oficial sobre o Mundial de 2009 e também fará, a convite da International Hospital Federation, uma exposição de 20 minutos sobre o sistema de saúde brasileiro.

Além do Brasil, dirigentes do Japão e da França irão falar sobre as experiências de seus países na área de saúde.

Segundo José Carlos Abrahão, a sua apresentação irá mostrar os números da saúde no Brasil e focar os principais problemas e demandas do setor no país, os avanços obtidos nos últimos anos, aspectos financeiros e de gestão dos estabelecimentos de saúde brasileiros, programas de acreditação e certificação dos serviços nacionais, programas relacionados à segurança dos pacientes, relações de trabalho na área, políticas de saúde e investimentos. “Vencer a concorrência para sediar o Congresso de 2009 foi um importante passo para atrairmos mais atenções e investimentos para a área de saúde no Brasil. Estamos dispostos a trabalhar bastante para fazer um congresso à altura do público que iremos receber”, declarou Abrahão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira