Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2013 - 07:38

Fenomenologia e existencialismo


Este livro é um guia completo sobre dois dos movimentos dominantes da filosofia do século XX. Reunindo uma série de ensaios originais escritos por acadêmicos de destaque, a obra destaca as abordagens, os estilos e os problemas comuns à ampla variedade de filósofos, incluídos sob as bandeiras da fenomenologia e do existencialismo.

De acordo com os organizadores da obra, Hubert L. Dreyfus e Mark A. Wrathall, o existencialismo e fenomenologia são coisas que aparecem juntas na história da filosofia, mas que podem muito bem ser separadas. Existencialismo é uma filosofia, digamos completa. Já a fenomenologia é mais uma postura metodológica em filosofia, e que até pode então ser estendida para fora da filosofia, mas é, sempre, um método.

Fenomenologia está relacionada à ideia de deixar os fenômenos – o que aparece – se desenvolverem, sem pressupostos para abordá-los. Existencialismo está relacionado à ideia, genérica, de tomar a existência como base para a análise do homem, escapando dos essencialismos da concepção humanista tradicional, seja esta religiosa ou laica.

Nesta obra são apresentados três tipos de material: ensaios mais longos, que discutem cada uma das principais escolas de pensamento; ensaios mais curtos, que apresentam temas e conceitos proeminentes, como temporalidade, morte e niilismo; e capítulos orientados para problemas, que discutem abordagens fenomenológicas e existencialistas importantes para as questões centrais que têm preocupado essas duas tradições. Os ensaios incluem tanto tópicos dominantes como outros menos usuais, como medicina, emoções, inteligência artificial e filosofia ambiental.

Os organizadores: Hubert L. Dreyfus É professor de Filosofia de Graduate School da University of California, em Berkeley. Entre suas publicações estão: On the Internet (2001); What Computers (Still) Can’t Do – A Critique of Artificial Reason (3ª ed., 1992); Being-in-the-World – A Commentary on Division I of Heidegger’s Being and Time (1991); e Mind over Machine – The Power of Human Intuition and Expertise in the Era of Computer (com Stuart Dreyfus, 1987).

Mark A. Wrathall é professor associado de Filosofia na Brigham Young University. É organizador de: Religion after Metaphysics (2003); Heidegger Re-examined (com Hubert L. Dreyfus, 2002); Heidegger, Authenticity and Modernity (com Jeff Malpas, vol. 1, 2000); Heidegger, Coping, and Cognitive Science (com Jeff Malpas, vol. 2, 2000); e Appropriating Heidegger (com James Falconer, 2000).

Título: Fenomenologia e existencialismo | Organizadores: Hubert L. Dreyfus / Mark A. Wrathall | Formato: 17 x 24 cm | 544 Páginas | Preço: R$ 140,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira