Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2007 - 10:34

FGV-EAESP promove a 43ª Feira Top de Marketing

Evento que propiciou o lançamento de produtos importantes no mercado como calça jeans M.Officer, bebidas Kooler, pipoca com sabores, chá em caixinha e maionese temperada, completa 30 anos .

A Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EASP) promove no dia 13 de novembro a 43ª Feira Top de Marketing, que apresentará e elegerá os melhores produtos desenvolvidos pelos alunos do 5º semestre do curso de graduação em Administração de Empresas. O evento, que em 2007 está completando 30 anos de existência, possibilita a interação entre os meios acadêmico e empresarial, por meio de parceria para a criação de novos produtos.

Durante o 5º semestre os alunos cursam a disciplina “Administração de Marketing”, que aborda todos os compostos do marketing mix (produto, preço, promoção e ponto de venda). Com a meta de reforçar o conhecimento adquirido em sala de aula, os estudantes são desafiados a criar e desenvolver um plano de marketing para um novo produto, voltado para um determinado segmento de mercado. O ápice dessa atividade é justamente a feira, oportunidade na qual os participantes expõem os produtos para o público visitante.

Para esta edição, foi escolhido o seguinte segmento: público feminino, classe social A/B, independente (trabalha fora), moradora de São Paulo (capital) e idade entre 25 e 35 anos. Diante deste tema, os alunos da FGV-EAESP desenvolveram planos de negócio para 22 novos produtos, como bolsa personalizada via site, sapato de salto removível, top de ginástica com bojo, loja e consultor de moda virtual, presilha para alça de sutiã, bolsa prática com diversos compartimentos, máquina para venda de produtos de necessaire, barra de cereais com dispositivos anti-tpm, entre outros.

Os trabalhos expostos na feira serão analisados por dez jurados que selecionarão no final do evento os cinco melhores projetos. Em seguida, os grupos finalistas apresentarão o plano de marketing de seus projetos para a comissão julgadora. Os participantes dos três melhores trabalhos receberão menção honrosa e troféus. O grupo que ficar com a primeira colocação irá representar a Escola na Feira Top de Marketing Mercosul, que acontecerá em Buenos Aires (Argentina), na Escuela de Negócios Universidad Torcuato Di Tella, dia 23 de novembro.

“A feira Top de Marketing estimula o espírito empreendedor e a criatividade dos alunos, colocando-os em situação de competitividade e preparando-os para a realidade do mundo dos negócios. Ao meio empresarial proporciona a oportunidade de vislumbrar novos negócios e identificar novos talentos”, explica o coordenador do Departamento de Mercadologia da FGV-EAESP e coordenador do Top de Marketing, professor Marcos Cobra.

Histórico - A feira Top de Marketing foi idealizada, em 1977, pelo professor Marcos Cobra, como uma matéria eletiva chamada Seminário de Projetos de Marketing para atender à necessidade dos alunos de colocar em prática os vários conceitos aprendidos durante o curso de Administração de Empresas. O objetivo da disciplina era desenvolver o espírito empreendedor dos alunos dentro do conceito Piaget, de aprender fazendo.

Na primeira turma, a FGV-EAESP teve lançamentos de projetos no mercado nacional como foi o caso da marca de calça jeans Ritchie (um dos alunos deste grupo fundou a M.Officer), das bebidas Kooler (leve e a base de vinho), pipoca com sabores, chá em caixinha, maionese temperada, ralo descartável (que posteriormente transformou-se na marca Quentinha).

Em 1980, como vários produtos apresentados na feira Top de Marketing foram lançados no mercado com sucesso, além do interesse e incentivo do meio empresarial, a disciplina Administração Mercadológica passou a ser obrigatória na grade curricular do curso de Administração da FGV-EAESP.

.43ª Feira Top de Marketing, dia 13 de novembro de 2007 (terça-feira),das 10 às 16 horas, na Quadra de Esportes da FGV-EAESP - Rua Itapeva, 432

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira