Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2013 - 07:43

Contato com água contaminada de enchentes pode provocar sérios problemas de saúde

Médica do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos esclarece sobre como evitar doenças como Hepatite A e Lepstopirose.

Os prejuízos financeiros provocados pelas enchentes são males menores frente aos sérios riscos que a população sofre quando tem contato direto com a água contaminada que invade ruas e casas. O alerta é da clínica geral, Lígia Brito, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

A água de inundações traz doenças como Hepatite A, Leptospirose, Febre Tifóide, doenças diarreicas agudas, entre outras doenças, que nem sempre apresentam sintomas, tornando-se ainda mais perigosas. Uma delas é a leptospirose, que em contato com gestantes, pode causar a morte do bebê.

As águas sujas dos alagamentos também podem transmitir micose, doença de pele causada por um fungo, muitas vezes de difícil tratamento. Atenção especial também deve ser dedicada à proliferação do mosquito da dengue e da malária, eliminando recipientes que possam acumular água, além do uso de repelente quando necessário.

É fundamental que as populações afetadas por enchentes evitem o contato com a água das enchentes. Se for necessário, a orientação é para o uso de luvas e botas plásticas. Todos os objetos e móveis atingidos devem lavados e desinfetados e os alimentos devem ser dispensados.

“Quando há contato com a água contaminada, é importante que o indivíduo seja observado por até 60 dias após o episódio. No caso do aparecimento de sintomas como febre, dor de cabeça, vômito, dor no corpo e diarreia, é preciso procurar uma unidade de saúde ou hospital o mais rápido possível”, explica a médica.

Dicas para consumir água segura: .A água de consumo deve ser filtrada com coador de papel, filtro doméstico ou pano limpo. Em seguida, ela dever ser fervida. A alta temperatura irá eliminar as bactérias, parasitas e vírus que causam doenças.

. Higienize os recipientes que irão armazenar a água, mantendo sempre fechado.

. Sempre filtrar e ferver a água antes do consumo ou filtre e misture com hipoclorito de sódio. Em ocasiões de crise, a Defesa Civil recebe doações de água mineral, que deve ser usada pela população para beber, lavar os alimentos e cozinhar.

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos -Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil 2011. [www.hpev.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira