Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2013 - 08:39

Brasil é exemplo em Milão

SESI apresenta, na Itália, programa de educação alimentar para tratamento e prevenção de hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade. A mostra começa no dai 15 de março (sexta-feira) e vai até 17 de março (domingo), na feira Fa' la Cosa Giusta, em Milão.

Italianos terão a oportunidade de aprender com os brasileiros sobre alimentação saudável, de baixo custo e com aproveitamento integral dos alimentos. Além disso, vão conhecer e experimentar receitas que auxiliam na prevenção e tratamento de doenças crônicas. A novidade faz parte do Cozinha Brasil, programa desenvolvido pelo SESI que promove a educação alimentar com impactos positivos para a saúde e para a renda familiar por meio do aproveitamento total dos alimentos.

Estão previstas, em média, cinco oficinas diárias durante a feira. O diferencial está na nova metodologia do Cozinha Brasil, que integra receitas e cursos de educação alimentar desenvolvidos para pessoas com hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade. Enfermidades conhecidas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT´s). As receitas serão adaptadas aos produtos, costumes e idioma local.

As oficinas do Cozinha Brasil incluirão orientações de nutricionistas, cartilhas com informações e receitas, além de certificado de participação e dicas como o sal de ervas, que tem menor teor de sódio e torna o alimento mais saboroso, e o gersal, uma mistura de sal com gergelim. "O gergelim absorve parte do sódio, tornando a mistura menos prejudicial à saúde", declara Ângela Peres, assessora técnica do programa. O objetivo do SESI é prevenir novos casos e ajudar no tratamento das DCNT´s. A nova metodologia será implementada em todo o Brasil, começando pelos trabalhadores da indústria.

A pedido da prefeitura de Milão, o SESI fará oficinas para o público infantil sobre os benefícios de uma alimentação saudável. Além disso, a criançada aprenderá receitas gostosas e fáceis de preparar. Os bambini das escolas públicas de Milão vão aprender, de forma lúdica, a fazer receitas divertidas e a adotar desde cedo hábitos mais saudáveis.

ViraVida: Jovens reintegrados-Além do Cozinha Brasil o SESI também estará presente na Feira com o ViraVida, programa de enfrentamento à violência sexual infantojuvenil. Uma exposição com depoimentos, imagens e sons apresentará histórias de superação de jovens que foram vítimas da rede de exploração sexual no Brasil, mas encontraram novo caminho, por meio da educação, da formação profissional e do ingresso no mercado de trabalho. As histórias fazem parte de um livro que deverá ser lançado no Brasil, ainda no primeiro semestre desse ano.

Esses jovens conseguiram mudar suas trajetórias por meio do ViraVida, projeto que atende meninas e meninos que passaram por experiências de abuso e exploração sexual. São donos de histórias vitoriosas, sobreviventes das periferias e que, em sua grande maioria, nasceram e cresceram em moradias precárias, em famílias que vivem na pobreza extrema e enfrentam os males causados pelas drogas e outras formas de violência.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira