Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2013 - 08:48

Receita líquida da IMC sobe 30,5% em 2012 e atinge R$ 1,17 bilhão

Indicador Vendas nas Mesmas Lojas cresce 12,2%; segmento de aeroportos é destaque, com aumento de 17,4%.

São Paulo – A International Meal Company Holdings S.A. (BM&FBovespa: IMCH3), uma das maiores companhias multimarcas no setor de varejo de alimentação do Brasil, registrou uma receita líquida total de R$ 1,17 bilhão em 2012, o que representa um aumento de 30,5% ante a obtida no ano anterior. Na comparação apenas entre o quarto trimestre de 2012 e o 4T11, a empresa apresentou um avanço de 29,7%, totalizando R$ 326,2 milhões.

O indicador Vendas nas Mesmas Lojas (SSS), que equivale às comercializações em unidades que mantiveram funcionamento em períodos comparáveis, apresentou variação positiva de 12,2% em 2012 frente ao ano anterior, com destaque para o segmento de aeroportos, que registrou um crescimento de 17,4%.

Mesmo com a inflação desfavorável no setor de alimentos e bebidas e com 14,1% de incremento no salário mínimo , a IMC conquistou um incremento na margem bruta de aproximadamente 0,1pp em 2012. Esse crescimento pode ser atribuído principalmente à melhora no custo de matéria-prima da companhia.

“Fomos capazes de negociar melhores condições junto aos nossos fornecedores e, com isso, conquistamos bons resultados em meio a um cenário tão adverso. Independente da situação macroeconômica do país, continuaremos focados na redução de custos e no aumento da produtividade para obtermos números ainda mais expressivos”, declara Neil Amereno, diretor de Relações com Investidores da IMC.

O Ebitda ajustado da empresa, antes das despesas com itens especiais, alcançou os R$ 154 milhões em 2012, um total 10% maior do que os R$ 140 milhões atingidos em 2011.

Expansão-A companhia encerrou 2012 com 350 lojas, 74 a mais do que no ano anterior. Esse aumento líquido diz respeito à abertura de 12 pontos comerciais em aeroportos, quatro em rodovias, 56 em shoppings centers e dois em outros segmentos. No conjunto, a área de lojas passou a 10,4 mil metros quadrados no ano, um incremento de 11%, se comparado aos dados do fim de 2011.

O ano também foi marcado pela aquisição das redes de restaurantes Batata Inglesa, Go Fresh, J&C Delicias e Wrap’s e pela inauguração da primeira loja Carl’s Jr., no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. “A inclusão dessas marcas no grupo é o primeiro passo para a consolidação da nossa estratégia de gerenciar diversas lojas nas mesmas praças de alimentação. Temos certeza de que esse é o caminho mais eficiente para desenvolvermos nossa atuação e resultados no setor de shoppings centers e, mais do que isso, com a ampliação de nosso portfólio, conseguimos também oferecer novas opções para os segmentos de aeroportos e rodovias”, explica Amereno.

Em linha com seu plano de crescimento, a empresa investiu R$ 127 milhões em CAPEX em 2012, destinados a adições de ativo imobilizado, vinculadas à abertura e ampliação de novas lojas e às adições das companhias recém-adquiridas.

Perfil - A IMC – International Meal Company é a maior empresa de alimentação fora de casa com origem e atuação na América Latina. Atualmente possui 350 lojas, contando com mais de onze mil colaboradores no Brasil, em Porto Rico, na República Dominicana, no Panamá, no México e na Colômbia. As operações da IMC foram iniciadas em 2006 com a ajuda do fundo de private equity Advent International, com o objetivo de desenvolver negócios no setor de varejo de alimentação. A IMC é detentora de um portfólio de marcas de amplo reconhecimento nos mercados onde opera, incluindo as marcas “Viena” e “Frango Assado”. A IMC opera em “mercados cativos”, notadamente Aeroportos, Rodovias e Shopping Centers. A primeira aquisição no Brasil aconteceu em abril de 2007, quando a IMC comprou a RA Catering, uma das líderes na área de concessão do setor de varejo de alimentação e de catering aéreo. Seis meses depois, em setembro de 2007, adquiriu o Viena, uma das maiores cadeias de restaurantes do Brasil. Em 2008, a IMC assumiu a rede de restaurantes Frango Assado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira