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15/03/2013 - 07:34

Positivo Informática comemora 8 anos à frente do mercado brasileiro de PCs

E aumento de 5,8 p.p. de participação no varejo no quarto trimestre.

Os principais destaques do quarto trimestre de 2012 e de 2012 foram: vendas de desktops, notebooks e tablets, sob as marcas Positivo e Positivo BGH, registraram 673,8 mil unidades no quarto trimestre de 2012. O volume consolidado em 2012 foi de 2,409 milhões de equipamentos. Ampliação da participação no 4T12 consolida o oitavo ano consecutivo de liderança em PCs no Brasil:. 14,6% no mercado total, crescimento de 0,9 ponto percentual (p.p.) em relação ao terceiro trimestre de 2012 |.23,7% no mercado de varejo, aumento de 5,8 p.p. na comparação com o terceiro trimestre de 12 |.31,3% no mercado de governo e educação, completando o 25º trimestre consecutivo à frente do segmento |. 4,5% no mercado corporativo, crescimento de 2,0 p.p. na comparação com o terceiro trimestre de 2012 | Na Argentina, os notebooks Positivo BGH atingem a liderança de mercado no 4quarto trimestre de 2012 |.16,0% no mercado total de notebooks, crescimento de 1,1 p.p. em relação ao terceiro trimestre de 2012 |25,3% no mercado de governo e educação, aumento de 7,3 p.p. em relação ao terceiro trimestre de 2012. Receita líquida¹ de R$ 685,6 milhões no quarto trimestre de 2012, aumento de 11,0% em relação ao quarto trimestre de 2011, e de R$ 2.195,1 milhões em 2012, aumento de 5,6% em relação ao ano anterior;

No ano, registrou lucro líquido¹ de R$ 29,8 milhões, crescimento de 20,7% em relação a 2011, e Ebitda¹ de R$ 98,4 milhões, aumento de 39,8% na mesma comparação.

Curitiba – A Positivo Informática, maior fabricante de computadores do país e líder no segmento de tecnologia educacional, anunciou no dia 14 de março (quinta-feira),seus resultados do quarto trimestre de 2012 e de 2012. As informações financeiras e operacionais são apresentadas em IFRS e em reais (R$), e os dados de market share são da IDC.

No fim de 2012, a Positivo Informática completou o oitavo ano consecutivo de liderança no mercado brasileiro de computadores, com participação de 13,5%, que correspondeu a um avanço de 0,6 p.p. em relação a 2011. Durante o quarto trimestre de 2012, a companhia registrou market share de 14,6% no mercado total brasileiro, com vendas 34% e 79% superiores a segunda e terceira colocadas, respectivamente.

No varejo brasileiro, a Positivo Informática acumulou seu oitavo ano consecutivo de liderança, registrando 20,6% de market share em 2012, ganho de 1,0 p.p. em relação a 2011. A companhia obteve maiores ganhos de participação no 4T12, quando registrou market share de 23,7%, crescimento de 5,8 p.p. em relação ao 3T12. Desta forma, aumentou a distância em relação às principais concorrentes, com vendas 57,3% e 156,0% superiores a segunda e terceira colocadas, respectivamente. O aumento de participação no 4T12 foi verificado em desktops e em notebooks, com liderança da companhia em ambas as categorias, com fatias de 28,7% e de 22,4%, respectivamente, tendo apresentado ganhos de 5,6 p.p. e de 5,8 p.p. em relação ao 3T12, na mesma ordem.

No mercado de governo e educação, a companhia foi líder no Brasil com market share de 36,1% em 2012, superior à soma das participações da segunda e terceira colocadas. O 4T12 representou o 25º trimestre consecutivo de liderança da companhia no segmento, com participação de 31,3%. Já no corporativo, registrou market share de 3,0% em 2012. No 4T12, a companhia aumentou em 2,0 p.p. sua participação no segmento em relação ao 3T12, atingindo 4,5%. O resultado decorreu do bom desempenho das vendas para o segmento de pequenas e médias empresas, em que a companhia tem investido.

Na Argentina, os notebooks Positivo BGH encerraram 2012 na vice-liderança, com participação de 15,4%. No entanto, no 4T12, a marca alcançou a liderança do mercado total de notebooks, com participação de 16,0%, crescimento de 1,1 p.p. em relação ao 3T12. Os equipamentos Positivo BGH também lideraram o varejo de notebooks em 2012, com market share de 19,6%, crescimento de 10,2 p.p. em relação a 2011. Considerando o 4T12, a participação dos notebooks Positivo BGH foi de 11,8% no canal, figurando na segunda colocação do ranking. Os notebooks Positivo BGH também ocuparam a primeira posição no mercado de governo e educação na Argentina no ano passado, com participação de 21,2%. No 4T12, esta liderança foi ampliada para uma fatia de 25,3% do segmento, crescimento de 7,3 p.p. em relação ao 3T12.

Volume, receitas, lucro e Ebitda-As vendas de desktops, notebooks e tablets das marcas Positivo e Positivo BGH registraram 673,8 mil unidades no 4T12, sendo 605,6 mil PCs e 68,2 mil tablets. Em 2012, o volume consolidado de hardware registrou 2,409 milhões de equipamentos, entre eles 2,306 milhões de PCs e 103 mil tablets. Foram entregues 2,194 milhões de unidades no Brasil e outras 214 mil na Argentina. No varejo, as vendas totalizaram 521,1 mil equipamentos no 4T12, sendo 489,0 mil PCs e 32,2 mil tablets. Em 2012, as vendas ao varejo cresceram 9,0%, alcançando 1,810 milhão de equipamentos.

A receita bruta totalizou R$ 757,4 milhões no 4T12, crescimento de 11,2% em relação ao 4T11, impulsionado pela maior receita com tablets e com novas frentes de negócio, como jogos, celulares e publicidade on-line. Em 2012, a receita bruta registrou R$ 2.428,2 milhões, crescimento de 4,1% em relação a 2011. Já a receita líquida registrada no 4T12 foi de R$ 685,6 milhões, crescimento de 11,0% em relação ao 4T11, em linha com a variação da receita bruta. Em 2012, a receita líquida registrou R$ 2.195,1 milhões, crescimento de 5,6% na comparação com o ano anterior.

O lucro bruto totalizou R$ 171,1 milhões no 4T12, crescimentos de 5,1% e de 44,9% em relação ao 4T11 e ao 3T12, respectivamente. A margem bruta registrou 25,0%, aumento de 2,6 p.p. em relação ao 3T12. No ano, o lucro bruto foi de R$ 539,4 milhões, aumento de 7,3% na comparação com 2011, acompanhado de margem bruta de 24,6%. Já o lucro líquido foi de R$ 12,3 milhões no 4T12, crescimento de 123,9% na comparação com o 3T12. O resultado contábil de 2012 foi positivo em R$ 30,2 milhões.

O Ebitda registrou R$ 36,2 milhões no 4T12, acompanhado de margem Ebitda de 5,3%. No ano, o Ebitda totalizou R$ 98,4 milhões, com margem Ebitda de 4,5%.

Estimativas para o mercado brasileiro-Recentemente, a IDC realizou uma ampla revisão de suas projeções de crescimento do mercado brasileiro, incorporando premissas macroeconômicas e setoriais mais conservadoras. Em suma, a consultoria antevê um mercado de computadores estabilizado, com crescimento liderado pelo canal varejista, acompanhado de uma forte expansão da venda de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Esta visão está em consonância com a estratégia recentemente adotada pela Positivo Informática de explorar sua exposição ao varejo e de ingressar nos mercados de tablets e de telefones celulares.

Computadores: Para o mercado total, a taxa de crescimento anual composta (“CAGR”) estimada de 2012 a 2017 é de 0,9%, que faria com que o mercado atingisse 16,2 milhões de PCs no último ano projetado. Especificamente para varejo, a consultoria prevê um desempenho superior à média do mercado, com um CAGR de 3,5% para o mesmo período, alcançando 57,0% do total das vendas de PCs no país em 2017.

Tablets: Esse mercado está em fase de maturação no Brasil, com volumes em crescimento exponencial. Em 2012, cresceu 171% em relação a 2011. A IDC espera um CAGR de 29,5% para os próximos cinco anos, alcançando 11,4 milhões de unidades em 2017.

Telefones celulares: Compõem um mercado em crescimento moderado, quando analisado de forma consolidada, ou seja, somando-se os aparelhos convencionais (“feature phones”) com os smartphones. A IDC espera um CAGR de 9,2% de 2012 a 2017, quando o volume total atingiria 92,4 milhões de unidades no país. A consultoria espera uma rápida migração para a categoria de smartphones, cujo CAGR projetado para o mesmo período é de 32,9%. Em 2017, os smartphones representariam 71,7% dos telefones celulares vendidos no Brasil, de acordo com a consultoria.

A seguir, estão destacadas as previsões da IDC para cada produto, em milhões de unidades: ¹O Ajuste pela Subvenção para Investimentos: Os números referentes às contas de receita líquida, lucro e EBITDA foram ajustados neste documento. A estas contas foi somada a parcela referente à subvenção para investimentos que foi contabilizada como passivo circulante e que será reconhecida no resultado à medida que os investimentos obrigatórios em P&D relativos a esse montante sejam amortizados. O intuito desse ajuste é comunicar ao investidor como seriam os resultados considerando a totalidade da subvenção para investimentos incorrida no período.

A Positivo Informática (BM&FBovespa: POSI3), maior fabricante brasileira de computadores, é líder de mercado há oito anos consecutivos e tem destacada presença na Argentina. Emprega mais de 4,8 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, na Terra do Fogo. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, ultrabooks, tablets, smartphones e celulares. Também investe em serviços e conteúdos – prioritariamente em língua portuguesa – para agregar valor aos equipamentos da marca. Presença em cerca de 9,4 mil pontos de venda no Brasil e mais 1,9 mil na Argentina. Líder também na área de tecnologia educacional, com soluções em cerca de 8,8 mil escolas públicas, 2,3 mil escolas particulares, mais de três mil pontos de venda no varejo em todo o Brasil e exportação para mais de 40 países. [www.positivoinformatica.com.br].

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