Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2007 - 10:44

Comunidade Marítima Portuária homenageia o novo presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro


O encontro foi marcado pela presença de inúmeros representantes de vários setores ligados a navegação, logística, comércio exterior, portos, turismo marítimo, entre outros.

Em discurso efusivo o presidente do Sindicato Nacional das Agências de Navegação do Estado do Rio de Janeiro (SindaRio), José Carlos Ribeiro Gomes disse que em nome da comunidade marítima portuária do Estado do Rio de Janeiro, o senhor Jorge Luiz de Mello é detentor de toda confiança e esperança, na sua eficaz administração.

“Prezado presidente, o setor de portos, tem que ser dirigido por profissionais que constituem uma equipe com liderança. É assim que vemos composição desta diretoria com nomes como Renato Araújo, Hélio Szmayrer e Adalmir José de Souza, além do superintendente do porto, Adácio Carvalho.

O seu comparecimento a reunião dos diversos CAP's, demonstra o desejo de não só prestigiar os conselhos de autoridade portuária, mas também estabelecendo desde logo a sinergia necessária à interação entre a administração portuária e os CAP's, sinergia tão necessária que certamente propiciará a ambicionada governância corporativa em nossos portos.

Sabemos bem das hérculeas tarefas que o senhor terá que empreender, seja em que cenário a queiramos analisá-las. Não são poucos nem pequenos, os óbices de caráter financeiro a gerenciar. Não são também menores os problemas, que classificaríamos em operações como por exemplo, os acessos aos diferentes portos, sejam eles hidroviários, rodoviários ou ferroviários. Na questão dos acessos aos portos do Rio de Janeiro, temos a certeza que o senhor terá um ferramental valioso através do chamado projeto Porto do Rio Século XXI, que não é apenas uma idéia, uma vontade, mais um projeto com início, meio e fim, respaldado em estudo técnico.

O setor empresarial, sente-se agora, mais confiante para investir e desenvolver os portos do Rio de Janeiro. Aliás, uma boa amostragem desta confiança são os investimentos privados que vem sendo feitos em dois novos portos: Açu e Barra do Riacho, sem falarmos no que classificamos, de mega investimentos em curso nas áreas vizinhas, ao Porto de Itaguaí.

Se forem realmente cumpridos as obras projetadas pelo anel rodoviário os acessos ferroviários e hidroviários do Porto de Itaguaí, a comunidade do Estado do Rio de Janeiro, verá consolidada o cenário de ser o Porto de Itaguaí um dos mais importantes hub-port da Costa Leste do Atlântico Sul, face sua posição geopolítica.

Não poderíamos nos omitir Dr. Jorge Mello, de ressaltar também, a excelente escolha do Dr. Sérgio Matos, como o braço de sua administração na área do meio-ambiente, mais uma razão para acreditarmos na eficiência de sua administração, pois o Dr. Sérgio é um nome respeitado na área ambiental. o meio ambiente, hoje é uma grande preocupação que ultrapassa os limites das nações sendo um objeto permanente de organismos internacionais como a organização marítima internacional, que com a chamada Convenção Marpol, estabelece uma série de pressupostos de controle à poluição no meio marítimo. O Sindario e o Sindoperj, através de seus Comitês de Meio Ambiente, sempre buscaram interagir com a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), neste segmento, é bem verdade até agora, sem muito resultado “ conclui o presidente do SindaRio.

Em seguida ao almoço regado a creme de aspargos e como prato principal trutas na manteiga de ervas, acompanhado de arroz de açafrão e espinafre salté, o presidente do Sindoperj – Dr. Rogério Cáffaro fez a entrega de uma lembrança do encontro.

Segundo o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jorge Luiz de Mello, que vem do setor privado,diz não ter nenhuma linha política, e também que não foi colocado para reinventar a roda. A ordem do dia é tocar os projetos importantes que estão sendo reivindicados há tempos, como por exemplo, a área de dragagem que já está em andamento para o atracamento de grandes navios, entre outras obras que terão cronogramas para início e conclusão. Hoje o setor se tornou tão importante que acaba de ser criada a Secretaria Especial de Portos, que com alinhamento político na esfera estadual e municipal poderemos concluir os projetos pendentes”, afirma o novo presidente.

A homenagem prestada ao presidente da Cia Docas do Rio de Janeiro, foi realizada pela Comunidade Marítima Portuária, composta pelas seguintes entidades: Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres - Abratec, Câmara Brasileira de Contêineres - CBC, Centro de Capitães da Marinha Mercante – CCMM, Centro Nacional de Navegação de Transatlântica - Centronave, Fundação de Estudos do Mar - FEMAR, Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima, Fluvial, Lacustre e de Tráfego Portuário - Fenavega, Sindicato das Empresas de Navegação de Trafego Portuário do Estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo - Sindiporto, Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro - Sindoperj, Sindicato Nacional das Indústrias da Construção Naval - Sinaval, Sindicato Nacional das Empresas de Construção Marítima – Syndarma e Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Atividades Afins do Estado do Rio de Janeiro – Sindario.

O SindaRio que trabalha para o desenvolvimento e sustentabilidade da empresa marítima e portuária tem o orgulho de apoiar através do diretor Institucional, Milton Ferreita Tito a Universidade Corporativa Mar & Portos que funciona na Unigranrio. Entre outros cursos de menor duração, mas de grande importância na qualificação de profissionais para setores como Logística, Comércio Exterior, Gestão Estratégica da Armazenagem, Contêineres, etc. Mais informações no site www.sindario.com.br | Telefone (21) 2233-5809.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira