Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2013 - 08:01

Pequenas e médias investem em inovação para garantir competitividade e lucro

As que atendem o setor de serviços logísticos, em especial o transporte de cargas, são um ótimo exemplo de empresas que vêm colhendo os frutos do momento favorável à economia interna, ampliando faturamento e investindo em inovação.

Na contramão dos reflexos da crise econômica internacional, as pequenas e médias empresas mantiveram a lucratividade no país. O levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprova: enquanto a produção industrial brasileira caiu 2,71% de janeiro a novembro, as vendas de bens e serviços saltaram 8,07% no mesmo período. O resultado refletiu-se também nas empresas serviços logísticos, principalmente, no transporte de cargas.

Focadas em logística de distribuição, muitas empresas têm absorvido uma crescente demanda por soluções eficientes e a um custo mais interessante para atender à dinâmica do consumo, impulsionada também pelo aumento do e-commerce. Novos clientes trouxeram mais possibilidades de investimento, aplicado prioritariamente em inovação. A Embnews Global Logística é exemplo. A empresa, de médio porte, cresceu 15% no último ano. Com sede em Santos (SP), junto ao maior porto da América Latina, adquiriu um terminal para ampliar o escopo de serviços. ?A estrutura de um terminal com 20 mil m², equipado, consolidou nossos serviços de logística. Ainda este ano devemos ser homologados como terminal Redex, possibilitando as operações com cargas de exportação? destaca o diretor, Paulo Moreno.

A necessidade de integração dos modais também tem feito com que as empresas busquem novas alternativas de transporte e de logística para seus clientes. Por conta desta demanda, a Segura Logística, com sede em Barueri (SP), criou um novo serviço de transporte aéreo de cargas. As operações, que iniciaram em novembro de 2012, colaboraram para um aumento de 30% no faturamento se comparado a 2011. "A Segura investiu fortemente no atendimento do DTA (Declaração de Trânsito Aduaneiro) partindo de portos e aeroportos, com intuito de atender a demanda do mercado? explica o CEO, Luciano Helder Preis. Ele salienta que o momento interno do país tem propiciado novas oportunidades de negócio, principalmente junto à crescente demanda do setor de telecomunicações, matéria prima para indústria alimentícia e TI, principal know-how da empresa.

Diferencial competitivo. Inseridas no Estado mais rico do país, que sozinho representa a 5ª maior economia da América Latina, com PIB próximo a R$ 450 milhões, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP), as empresas concentram-se no diferencial competitivo. Foi o que fez a Jadlog. Especializada em transporte e logística de cargas expressas fracionadas, oferece na cidade de Leme (SP), um novo tipo de serviço batizado de ?Entrega Ecológica?, que utiliza um triciclo elétrico. ?O serviço está alinhado à proposta da JadLog de adequar seus serviços de forma sustentável, com melhor custo e agilidade para os clientes?, afirma Ronan Hudson, diretor da empresa.

JadLog, Segura e Embnews Global Logística participarão da segunda maior feira de logística, transportes de cargas e comércio exterior do mundo, a Intermodal South America, que acontece entre os dias 2 e 4 de abril, no Transamérica Expo Center. Com mais de 600 expositores, a feira é uma plataforma de negócios e networking única para estas médias empresas. ?O público visitante da Intermodal South America é composto principalmente por embarcadores de carga, que representaram 65% dos visitantes da Feira em 2012. No ano passado, 61% desse contingente foi ao evento em busca de novos fornecedores. Por isso, cada vez mais empresas de pequeno e médio porte com soluções diferenciadas aproveitam os três dias da feira para gerar novos negócios e ampliar seu networking?, lembra o gerente da Intermodal South America, Michael Fine. [www.intermodal.com.br].

A 19ª edição da Intermodal South America acontece entre os dias 02 e 04 de abril de 2013, no Transamerica Expo Center, em São Paulo-SP. Segundo maior evento do mundo para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior, a feira internacional registra em 2013 expansão de 23% e mais de 600 empresas expositoras, de 22 Países diferentes. A Intermodal deve receber cerca de 45 mil profissionais, público este formado em sua maioria (65% em 2012) por embarcadores de carga/indústria envolvidos no processo de compra de suas empresas. Paralelamente à feira serão realizadas a Conferência InfraPortos, Rail Cargo South America 2013, Air Cargo South America 2013, Innovative Supply Chain 2013 e a 4ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha.

UBM e UBM Brazil [www.ubmbrazil.com.br] No País desde 1994, a UBM Brazil foi a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras. É uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional e, atualmente, a maior organizadora de eventos da América Latina para os setores de transporte de cargas e infraestrutura, responsável pela realização da Intermodal South America, NavalshoreMarintec South America, NT Expo, InfraPortos South America e Concrete Show. A UBM Brazil promove, ainda, outras 11 feiras de outros segmentos da indústria, tais como, a construção civil, produção agrícola, design e fabricação de equipamentos médicos, sistemas embarcados, ingredientes farmacêuticos, ingredientes alimentícios, produtos e ingredientes nutracêuticos e responsabilidade social.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira