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16/03/2013 - 07:09

Cuidados que os consumidores devem ter na hora da contratação de produtos financeiros e seguros

Rio de Janeiro – A seguradora Mongeral Aegon alerta, no Dia do Consumidor, para os direitos do segurado na hora da contratação de produtos financeiros e seguros. Confira 10 dicas da advogada Liliana Caldeira, superintendente jurídica da companhia, mestra em Direito Econômico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ):

.1-Propaganda enganosa – Desconfie de uma oferta desproporcional, aquela que oferece ganho não proporcional ao investimento inicial.

2-Oferta vincula – Segundo o código do consumidor, o texto dos encartes, folhetos e propaganda faz parte do contrato. Por isso é importante guarda-los como prova favorável ao cliente.

3- Compare produtos e preços oferecidos – Nunca feche um negócio sem antes pesquisar.

4- Procure a ajuda de um profissional – Quando se trata de produtos técnicos como produtos financeiros e seguros, as cláusulas são muito específicas. Busque ajuda de profissionais: corretores de seguros ou advogados.

5-Não assine documentos em branco – Não assine documentos com partes em branco, sem data ou com data diferente daquela em que se está contratando o produto.

6-Exija sempre a sua cópia do contrato – O documento é de direito do cliente e deve ser entregue pela empresa que está sendo contratada.

7-Entenda o produto que está contratando – Busque sempre conhecer aquele produto e só feche negócio quando compreender aquilo que se está adquirindo.

8-Não assine contratos sob pressão ou com pressa – Evite adquirir um produto que você não esteja precisando.

9-Verifique a reputação da seguradora – É importante sempre ter uma referência da empresa contratada e pesquisar a respeito.

10-Confira a acessibilidade oferecida aos clientes – Confira a transparência da empresa que será contratada, os canais que ela possui de atendimento ao cliente.

Perfil - A Mongeral Aegon está entre as dez maiores seguradoras independentes do Brasil e é líder no mercado de fundos de pensão instituídos. Foi a primeira a estruturar o seu portfólio em coberturas individuais que permitem montar planos de acordo com o perfil do cliente, em vez de fazê-lo se adequar a um pacote pronto de benefícios que não necessariamente cobre da melhor maneira os riscos sociais a que está exposto. Atualmente, possui 55 sucursais em todo o território brasileiro, que servem de base para o trabalho de 4 mil consultores de benefícios parceiros. A empresa tem em seu DNA a ética, a inovação e o pioneirismo, e atende hoje a mais de 600 mil clientes de todas as classes sociais, espalhados por todo o Brasil. Desde 2009, a empresa faz parte do Grupo AEGON, um dos dez maiores grupos seguradores do mundo, presente em mais de 20 países, com mais de 40 milhões de clientes, 25 mil funcionários e ativos de mais de € 420 bilhões.

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