Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2013 - 07:09

Sociedade Portuguesa de Cardiologia decide adotar projeto brasileiro

O presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Carlos Magalhães Silva Cardoso, acertou um acordo com os coordenadores do projeto ‘TECA’, Manoel Canesin e Sergio Timerman. A Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – vai capacitar médicos e enfermeiros portugueses no Treinamento em Emergência Cardiovascular Avançado e Básico – ‘TECA A’ e ‘TECA B’. O documento será assinado e a capacitação começa no ano que vem.

O Ministério da Saúde do Brasil, por sua vez, firmou ‘Acordo de Cooperação com a SBC para o treinamento de 2.500 profissionais de Saúde utilizando os programas desenvolvidos pela equipe coordenada por Manoel Canesin e Sergio Timerman. Já está acertado que os primeiros grupos a serem treinados serão do Rio de Janeiro e São Paulo.

Manoel Canesin explica que com Sergio Timerman e Maria Margarida Gonçalves prepararam a primeira Diretriz Brasileira de Parada Cardiorespiratória (PCR), Urgência e Emergência Cardiovascular, cujo resumo já está disponível e cujo texto integral será divulgado no correr deste semestre, no portal da SBC, que é o www.cardiol.br.

“Foi com base na Diretriz e levando em conta as peculiaridades brasileiras que preparamos os TECA”, explica Canesin. Segundo o coordenador, como o Brasil tem pouquíssimas residências em emergência, que não é contemplada adequadamente no currículo das Faculdades de Medicina, os médicos brasileiros precisam um programa que ensine como atender a casos de Infarto, AVC, Insuficiência Cardíaca Descompensada, Arritmias, além da Parada Cardiorespiratória. “O profissional norte-americano, por exemplo, já tem o treinamento, de como conduzir os pacientes no período imediato pós-PCR, mais focado em sua formação acadêmica e residência com esse conhecimento e necessita somente de um programa que enfatize treinamento e reciclagem na PCR”, explica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira