Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Estado conclui projeto de iluminação artística do patrimônio histórico-cultural de Angra dos Reis

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Angra dos Reis, será o quinto monumento a receber iluminação artística no município, concluindo o Projeto Estadual de Valorização dos Patrimônios Histórico e Culturais na região, que já teve iluminadas a Igreja e Capela de São Bernardino, a Igreja e Convento do Carmo, e as igrejas da Lapa e de Santa Luzia. A nova iluminação artística da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada. Segundo a governadora, a inauguração deste projeto será um presente de final de ano para a população angrense e de toda Costa Verde, pois marca o dia de Nossa Senhora da Conceição.

De acordo com o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, o início da construção da igreja, que é considerada a mais rica de Angra dos Reis devido a suas imagens, adereços do interior e indumentárias, foi em 1623 e sua inauguração em 1750. Já o tombamento do monumento pelo IPHAN aconteceu em 1954.

Quanto à nova iluminação, o secretário Wagner Victer explicou que a idéia é promover uma iluminação clássica, gerando uma iluminação equilibrada e elegante de todos os detalhes da arquitetura estilo Barroca da construção, que ficarão ainda mais valorizados através do jogo de luz e sombra. "Utilizaremos recursos de iluminação que destacarão alguns elementos da construção que não eram valorizados, como os pilares, que receberão uma luz de cor branca intensa direcionada para cima a partir de sua base, destacando assim sua verticalidade. Já a entrada da igreja receberá um tom branco morno e os espaços entre os vãos das janelas e a fachada principal terão um banho de luz branca. A iluminação das torres, interior e exterior, será em tonalidade de verde com o objetivo de combinar com a cor das portas", detalhou Victer.

O Programa Estadual de Iluminação Artística de Patrimônios Históricos e Culturais, que iniciamos em 2001, já beneficiou 44 patrimônios em 24 municípios fluminenses. O projeto já iluminou patrimônios como o Palácio de Cristal e a Catedral São Pedro D’Alcântara, ambos em Petrópolis, o Theatro Municipal, o Palácio Tiradentes, o Palácio Pedro Ernesto, o Forte São Matheus (Cabo Frio), a Casa França Brasil, e mais recentemente os conjuntos arquitetônicos históricos de Paraty, Angra dos Reis e Mangaratiba.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira